quarta-feira, 24 de março de 2010

Depressão

Depressão é um termo geral para um quadro de sintomas que pode ir desde um abatimento até a perda da vontade de viver, sendo também um dos transtornos mais freqüentes , sendo considerado um problema de saúde pública .
A palavra depressão vem do latim deprimo, e significa subjugar e reprimir.
A pessoa deprimida é atormentada pela sensação de culpa e por medos, tanto da vida quanto da morte.
Os sintomas são bastante variados , tornando assim difícil o diagnostico , pois as queixas são mais físicas que psicológicas.
A depressão endógena , causada por desequilíbrio nos neurotransmissores , pode acometer qualquer pessoa quer seja criança, adolescente, adulto ou idoso . A média de incidência é de uma para cada vinte pessoas , no entanto é mais comum em mulheres do que em homens . As depressões podem ser reativas ( assaltos, morte de ente querido, aposentadoria etc ) . Depressão somatizante ( causa enxaquecas, gastrites, taquicardias, dores no corpo ). Depressão bipolar ( manias com euforias e depressão intensa, podendo chegar ao suicídio )
Estar deprimido é mais do que se sentir triste ou em “baixo astral”, afeta os pensamentos, sentimentos e o comportamento em geral.
Segundo a psicologia analítica a depressão é um represamento de energia , que quando liberada pode tomar uma direção positiva, liberando a pessoa do sofrimento ; compreendendo os motivos e causas dos problemas às pessoas superam e assim podem viver melhor consigo mesma. Nada é totalmente negativo, o psiquismo tenda nos alertar , nos ajudando a esclarecer nossos conflitos de forma criativa , compreendendo o passado e não vivendo em função dele. Sabemos que não é fácil superar a depressão, mas pessoa deprimida precisa querer ser ajudada e ser ajudada corretamente com medicamentos e psicoterapia individual ou grupal. Procure ajuda profissional para se conhecer melhor.

Alguns dos fatores são:
Historia familiar, fator hereditário.
Algumas doenças podem causar depressão
Tomar alguns medicamentos sem orientação médica
Drogas (maconha, cocaína, alcoolismo etc) deprimem
Estresse em excesso.
Momentos de perda (morte, desemprego, separação , aposentadoria etc)

Os sintomas podem ser :
Lentidão em fazer as coisas, inquietação , cansaço , irritação , sentimentos de desvalorização, falta de reconhecimento , auto estima baixa, sentimentos de culpa , chorar facilmente sem motivo aparente , perda de interesse pela vida pessoal, familiar ou profissional , aumento ou redução do apetite, idéias de morte ou suicídio, dificuldades de se concentrar, memorizar ; distúrbios do sono, angustia, dores em geral no corpo; desesperança, dificuldades sexuais etc.

Orientações
Não se sinta inferior ou fraco, culpado por estar deprimido, existem tratamentos , procure os.
Peça ajuda e apoio a familiares, amigos, ou profissionais de saúde.
Respeite seus limites, e exija respeito dos outros
Pense positivamente, acredite em você.
Canalize sua agressividade , para atividades saudáveis.
Assuma responsabilidades .
Viva ativamente.
Evite tomar decisões importantes em depressão.
Recorrer a fugas como álcool, drogas não resolvem, só agravam os problemas
A depressão pode ter maior ou menor intensidade , dependendo da estação do ano, estações quentes (primavera e verão) deprimem menos que estações frias (outono e inverno).
Sinta-se útil, faça sempre alguma coisa que lhe agrade , sorria, sonhe, brinque
Tenha fé e saiba que felicidade começa com fé .

Segundo pesquisas recentes a tristeza tem gosto. Quem está deprimido perde o paladar , no caso da falta da serotonina a percepção afetada é são os sabores doces e amargos encontradas no língua e no caso do neurotransmissor noradrenalina os sabores são azedos e amargos .



Marco Antonio Garcia
Psicologo

Distimia

ARTIGO PARA O JORNAL “ O SEMANÁRIO DA ZONA NORTE ”

O que é a distimia ?

É um estado de depressão crônica, constante, por varias horas, dias e anos, onde o individuo é visto pelos outros como negativista, “ mal humorado ” e pessimista , com baixo astral; tem problemas com o apetite, sono, concentração, fadiga constante, dificuldade de tomar decisões. São pessoas exigentes, perfeccionistas, impacientes, com auto estima baixa, muito criticas consigo e com os outros, tem dificuldades de se relacionar, evitam ir a festas, podem ter dificuldades profissionais dependendo da profissão. Muitos a vêem como pessoas “ chatas ” , para se relacionar, ficando muitas vezes solitárias, e tidos como queixosos de tudo, como aquele personagem do desenho, a hiena Hard, que dizia, oh vida, oh dias , oh azar.
E quanto mais reclamamos, pior ficamos, não é verdade! .
Muitos fatores podem causar a distimia, como :
Problemas familiares entre pais e irmãos.
Fatores hereditários de depressão ou distimia.
Repressão, alcoolismo, doente incapacitante na família, estress extremo, podendo causar fobias ou pânico .
Pode acometer crianças, e adolescentes e é mais comum em mulheres do que em homens.Temos em media de 3 a 5% de distimicos na população.
Precisa ser diagnostica e tratada com psicoterapia e medicamentos antidepressivos no inicio, até que a pessoa possa ter o controle sobre a doença. Acupuntura ajuda bastante os distimicos. O importante e reconhecer a doença, aceitar e procurar ajuda para superar ou como saber lidar com o problema, ser mais forte , tendo energias para superar as dificuldades e não se entregar .
Muitas vezes não há cura, mas controle da doença. Sendo a busca para a individuação e o equilíbrio energético.
Busque ajuda, e ajude quem estiver com distimia, pois é sofredor este estado .


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta e acupunturista.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Paranóia

DEVIDO AOS ACONTECIMENTOS RECENTES NOS ESTADOS UNIDOS , AS PESSOAS FICARAM MAIS DESCONFIADAS E INSEGURAS DO QUE JÁ ERAM; A VIOLENCIA DE GRUPOS FANÁTICOS RELIGIOSOS E SOCIAS NOS TORNAM MAIS VULNERÁVEIS.
O TERRORISMO ESTÁ CADA VEZ MAIS SOFISTICADO E AS PESSOAS NO MUNDO TODO , ESTÃO PARANÓICAS. MAS O QUE É PARANÓIA?
PARA + NÓIA, PODE SIGNIFICAR PENSAMENTO PARALELO, DEFEITUOSO, DESLIGADO , ENFIM UM DESARRANJO MENTAL QUE PROVOCA DELÍRIOS NA INTERPRETAÇÃO QUE FAZEMOS DOS FATOS, BEM COMO PESSOAS QUE CONSTANTEMENTE VÊ, OUVE E PENSA ERRONEAMENTE, E QUE CLASSIFICA AS COISAS DE MANEIRA ERRADA E DIFERENTE DA MAIORIA DAS PESSOAS.
NO ENTANTO PRECISAMOS DIFERENCIAR ENTRE DESCONFIANÇAS DEVIDO AO MOMENTO EM QUE VIVEMOS, E A PARANÓIA ENQUANTO DOENÇA MENTAL.
OS ATOS ABOMINÁVEIS QUE ACONTECERAM E NOS ATINGIRAM INDIRETAMENTE, NOS FAZEM REFLETIR SOBRE AS CAUSAS. OS VALORES MORAIS E ETICOS DEVEM SER REVISTOS, A EXCLUSÃO SOCIAL REPENSADA, CASO CONTRARIO A TRIADE LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE JÁ TÃO ABALADA, PODERÁ DESMORONAR, MAS É JUSTAMENTE NESSES NOMENTOS QUE DEVEMOS NOS SUPERAR , NÃO SE ABATER E ENFRENTAR AS DIFICULDADES DESSE MUNDO DESIGUAL ONDE A LUTA ENTRE O BEM E O MAL, SEMPRE ESTEVE PRESENTE, MAS QUEM É O BEM E QUEM É O MAL, AS VEZES NOS CONFUNDIMOS QUANDO PENSAMOS E DEBATEMOS A RESPEITO, E A HISTÓRIA É PROVA DISSO . AQUI NO BRASIL, CORREMOS PERIGOS CONSTANTES; DE ASSALTADOS, TRAIÇÕES , ENGANOS , EXPLORAÇÕES POR PESSOAS DE VARIAS CLASSES SOCIAIS E MELIANTES QUE NADA MAIS TENDO A PERDER, E INVADEM NOSSAS VIDAS COMO FOSSEMOS RESPONSÁVEIS DIRETAMENTE PELA MISERIA E DESIGUALDADE SOCIAL, POIS HOJE SE MATA POR MOTIVOS FÚTEIS, INDEPENDENTE DE VOCE TER OU NÃO DINHEIRO. O USO DE DROGAS, A INVEJA, O RECALQUE, A INFERIORIDADE ,TORNAM OS MELIANTES MAIS FRIOS E DESPERTAM AS PSICOPATIAS. SE TUDO ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO SERVIR DE LIÇÃO PARA SERMOS MAIS SOLIDÁRIOS GLOBALMENTE E LUTARMOS POR MAIS JUSTICA SOCIAL , A MORTE DOS INOCENTES NÃO SERÁ ENVÃO , E SEREMOS MENOS PARANÓICOS SOCIAIS.
COM RELAÇÃO A PARANÓIA COMO DOENÇA MENTAL ONDE PESSOAS DESCONFIADAS PERMANENTEMENTE QUE VEEM O MUNDO EM QUALQUER MOMENTO COMO AMEAÇADOR E PERIGOSO, ESTÃO COM TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE PARANOIDE. SÃO PESSOAS SENSÍVEIS A CRITICAS, DEFENSIVAS, HOSTIS, INSEGURAS E DISTANTES.
OUTRO QUADRO É QUANDO OCORREM DELÍRIOS QUE PODEM SER DE PERSEGUIÇÃO( QUANDO SE ACREDITA QUE OS OUTROS ESTÃO ELABORANDO PLANOS PARA PERSEGUI-LA, QUERENDO DROGA-LA, ESPIONA-LA, ENVENENA-LA SEM CAUSA APARENTE, MOVEM AÇÕES CONTRA PESSOAS POR SE ACHAREM INJUSTIÇADAS ) , DELÍRIO DE CIUME ( QUANDO QUALQUER FATO, CONVERSA, MANCHA NA ROUPA, ATRASOS, SUSPEITA QUE ESTÁ SENDO TRAIDO E ENGANADO ), DELÍRIOS ERÓTICOS ( ENVOLVE FIXAÇÃO ROMANTICA POR OUTRA PESSOA, NORMALMENTE FAMOSA, ASSEDIANDO, ESCREVENDO CARTAS, TELEFONANDO, AMEAÇANDO, SEGUINDO, TENTANDO CONTATO ), DELÍRIO DE GRANDEZA ( ACREDITAM QUE SÃO DOTADAS DE PODERES ESPECIAIS, QUE VÃO SALVAR O MUNDO, E CONSEGUIR COISAS IMPOSSIVEIS ) DELÍRIOS HIPOCONDRÍACOS ( ACREDITAM QUE POSSUEM DOENÇAS E PRECISASM SE CUIDAR CONSTANTEMENTE, SE ISOLAM COM MEDO DE PEGAR DOENÇAS, TOMAM VÁRIOS REMÉDIOS , NÃO SAEM DOS CONSULTORIOS MEDICOS E DUVIDAM DO DIAGNOSTICO ) .
ESSES SINTOMAS TODOS FAZEM O INDIVIDUO SOFRER E SE IRRITAR CONSTANTEMENTE PODENDO CHEGAR A AGREDIR QUEM ESTÁ PROXIMO E NÃO O COMPREENDE.
TEMOS TAMBÉM A ESQUIZOFRENIA PARANOIDE QUE É MAIS SERIA E DE DIFICIL TRATAMENTO.
AS CAUSAS DA PARANOIA PODEM SER GENÉTICAS, BIOQUIMICAS, CAUSADAS PELO USO DE DROGAS, PELO AMBIENTE COMO O ESTRESSE , OU UM CONJUNTO DE FATORES .
O TRATAMENTO DEVE SER EM MUITOS CASOS MEDICAMENTOSO E PSICOTERÁPICO. SE O INDIVIDUO BUSCAR AJUDA ELE PODE CONVIVER BEM SOCIALMENTE DESDE QUE CONTROLANDO OS SINTOMAS E SE AUTO CONHECENDO .
DESCONFIAR , TOMANDO CUIDADOS , FAZ PARTE DO MOMENTO EM QUE VIVEMOS, MAS DEIXAR DE VIVER POR PARANÓIAS É SOFRER E FAZER SOFRER.
ENFRETE SEUS MEDOS COM CORAGEM MAS COM CAUTELA.

MARCO ANTONIO GARCIA
PSICOLOGO CLINICO PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, PEDAGOGO
2001

Traição

Traição pode sugerir vários temas, como: perfídia, falsidade, emboscada, deslealdade, infidelidade. No entanto o tema que quero abordar é a traição no sentido de fidelidade conjugal ( adultério ).
O que é traição ou infidelidade ou adultério, ou quando alguém pode se considerar traído (a) ?.
Para uns, pensar, olhar, desejar, sonhar com o outro, pode ser um ato infiel, para outros ter aventuras passageiras, ou uma única vez, não tendo envolvimento afetivo, ou sair com uma garota de programa, para se satisfazer sexualmente; pode não ser considerado traição, ou como dizem alguns o importante é ser a matriz e não a filial.
Troca de casais, ou sexo grupal, será que é traição?. Para alguns é perversão sexual, para outros, pode ser normal. Assim, depende da consciência de cada um. O homem talvez por motivos culturais, hormonais, biológicos e até sociais, trai mais que as mulheres, mas pesquisas recentes mostram que as mulheres também estão tendo relacionamentos extras, em grande quantidade.
Por que será que isso está acontecendo?
Acredito que tanto para homens ou mulheres, a traição acontece devido às oportunidades de aventuras, ou por não estarem contentes com suas parceiras (os), às vezes são estimulados pelos meios de comunicação de massa, despertando desejos recalcados, ou para ter prazeres diferentes, avidez sexual, ou até por vingança, para provar a virilidade masculina ou a sedução feminina.
O homem talvez para provar que é macho, garanhão, galo ; e a mulher para mostrar para as outras mulheres que pode ter quantos homens quiser.
A prostituição é uma das mais antigas profissões do mundo, e em algumas culturas a poligamia e a traição é aceita principalmente para os homens , em outras culturas, flagelam aqueles que cobiçam o alheio.
Num relacionamento conjugal, a figura do amante externo,é como um invasor ou vírus , se você não estiver fortalecido ele invade. O casal deve se considerar amantes , companheiros, confidentes e cúmplices, e quando surge a figura do terceiro elemento algumas coisas podem não estar andando bem, tanto para homens quanto para mulheres : como se sentirem ignorados , desprezados, se anulando na relação .
Busca-se na internet em sites pornôs ou de bate papo, novos relacionamentos ; no ambiente de trabalho com olhares sedutores e devoradores de ambos os lados , principalmente como a liberação sensual da mulher.
A mulher quando está traindo , disfarça muito mais que o homem, o homem mente mal, e a mulher percebe.
Ser “corno” é muito pior socialmente para o homem do que para a mulher .
Quanto às fantasias sexuais mentais ou reais , são saudáveis quando servem para aquecer a relação a dois, sem muitas repressões e pudores. As pesquisas revelam que mais de 90 % das pessoas tem fantasias sexuais , mesmo que não revelem , é isso é bom para o relacionamento estável. A traição pode trazer vários problemas emocionais, profissionais, financeiros e de saúde, sendo preciso se tomar muito cuidado .
O casal saudável pode ter fantasias sexuais reais , usando roupas mais sedutoras encontradas em sex shop , assistindo filmes eróticos , praticando Kama sutra ou tantrismo .
Ser amante no sentido de se amarem física e sentimentalmente, sendo eternos namorados, não deixando que o dia a dia vire uma rotina é saudável para o casal que se ama . Pode-se ter relacionamentos de muitos anos sem infidelidade, com qualidade sexual, e o amor gera fidelidade.
No entanto quem é infiel com o outro precisa encarar a realidade e descobrir o que está acontecendo, para melhorar ou encerrar a relação, pois ninguém merece ser enganado a menos que queira e aceite. Devemos manter relacionamentos com amor, senão viram ódio ou paixão que são extremos perigosos.
Para a mulher fazer sexo significa que ela é amada, desejada e atraente e respeitada pelo marido. Para o homem é diferente, o homem trai por sexo, uma necessidade de perpetuação da espécie . As prostitutas transam por dinheiro ou desvios de personalidade e para satisfazer a necessidade masculina .
O Sexo para o homem mostra que ele é viril, e perpetuador da espécie, gostando de fazer muito mais que a maioria das mulheres.
No relacionamento a mulher seduz o homem para ter segurança , proteção e amor, e muitas delas acreditando que estão seguras deixam de satisfazer o marido quando tem os filhos, muitas vezes achando que já conseguiram o que queriam e esquecem do parceiro , rejeitando-o e diminuindo o prazer orgástico, e daí o homem vai procurar quem lhe supra o que ele não tem em casa, muitas vezes por necessidade, ou sem vergonhice . O casal deve ter vida sexual saudável e prazerosa , e a mulher se souber saciar seu homem o terá por muito tempo e fiel , sobre controle e domínio.
Assim como o homem gosta de sexo , a mulher gosta de ser notada ter sua auto estima elevada, ser desejada, quer carinho, atenção, elogios, tudo isso é tão importante quanto o sexo, e um alô no dia seguinte é apreciado pelas mulheres . Se o casal buscar o equilíbrio, a relação a dois será muito mais gostosa. Cuidado com a ressaca moral, para que depois não tenhas culpa ou remorso, pense bem antes de cometer erros que podem não ter volta . Numa relação afetiva e sedutora tanto o antes como o durante e o depois são importantes.
Não podemos esquecer também que a mídia em geral, estimula o homem com fotos e filmes de mulheres nuas e sensuais, para vender seus produtos e o homem não tem sangue de barata , tem hormônios que estão à flor da pele.
Sexo é diferente de amor, no entanto fazer sexo com amor é muito melhor.



Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

segunda-feira, 8 de março de 2010

Diferenças entre homens e mulheres

Hoje dia 08 de março , dia internacional da mulher, escrevo sobre as diferenças entre os sexos, que em equilibrio se completam.
Que bom seria se todos os dias fossem dos homens e das mulheres...

Homens e mulheres são diferentes apesar de pertencerem a mesma espécie. Em todas as culturas existem conflitos de relacionamento entre os sexos , devido a valores, opiniões, comportamentos, atitudes crenças , hormônios que são diferentes e também a evolução e desenvolvimento do nosso encéfalo , o mais desenvolvido entre todos os outros animais.
O homem primitivo caçava e protegia sua família, e a mulher cuidava dos filhos e da caverna e redondezas, desenvolvendo características diferentes que até hoje influenciam os sexos. Temos que aceitar e compreender essas diferenças para podermos mudar e melhorar, pois se somos flexíveis e diferentes a cada dia devidos ao estímulos recebidos que dirá em relação ao outro.
A igualdade deve ser respeitada na essência com relação a direitos e deveres morais, políticos éticos e não biológicos ou psicológicos.
Quando o homem primitivo caçava e trazia sua presa, era valorizado elogiado pela tribo e família, e a mulher era prestigiada pelo trabalho que fazia na família e na tribo . Hoje as exigências são muito maiores não basta para ambos os sexos caçar e cuidar , a civilização o consumismo exige muito mais tornando o relacionamento humano muito mais difícil e complexo. As regras e normas de convivência mudaram muito, a partir do século XX, e mudarão cada vez mais.
O homem apesar da evolução continua tendo as mesmas características cerebrais desenvolvidas a milhares de anos como a percepção , atenção , senso de direção e habilidade espacial, pensamento, visão de longa distancia . As mulheres são mais intuitivas, sentimentais, ouvem melhor, tem uma visão mais periférica, e mais detalhada para cores e tonalidades. Todas essas características são na maioria dos casos predominantes não querendo dizem que homens e mulheres não possam desenvolver características do sexo oposto, pelo contrario estão desenvolvendo e devem fazer isso para evoluírem cada vez mais.
A mulher identifica melhor quando um homem mente frente a frente, na mulher é mais difícil essa identificação .
A mulher ouve melhor um barulho longe enquanto o homem identifica melhor de onde vem esse barulho.
A mulher consegue fazer varias coisas ao mesmo tempo com mais facilidade que o homem, tudo isso devido as diferenças hormonais e cerebrais , segundo pesquisas cientificas .
Os homens gostariam que as mulheres fossem , pensassem e agissem como eles, em determinados momentos , o mesmo acontecendo com as mulheres, mas se fosse assim não haveria individualidade , mas podemos melhorar isso desde que nos permitamos nos conhecer e aceitar nossas diferenças .
O encéfalo masculino e feminino tem diferentes prioridades segundo os autores do livro “Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor ” , livro que recomendo e que extrai muitos conhecimentos.
Homens e mulheres usam áreas diferentes dos dois hemisférios cerebrais , para executar a mesma tarefa, as mulheres tem mais conexões que os homens devido ao hormônio estrogênio, por isso elas tem mais facilidade na comunicação verbal e fazem varias coisas ao mesmo tempo . Enquanto que o cérebro masculino é mais especializado, fazendo melhor uma coisa de cada vez, o que não impede de muitos homens também desenvolverem essa habilidade.
A mulher tem mais necessidade de falar e se comunica melhor , ela fala para descansar a mente ( pensa alto )e o homem fica em silencio pensando consigo mesmo ( falando sozinho ), quando esta estressado.
Por isso discutir sobre a relação conjugal é mais difícil para a maioria dos homens.
Os homens buscam poder, status , objetos materiais e trabalho, enquanto que as mulheres buscam relacionamentos com pessoas interessantes, cooperação e compromisso.
Quanto a emoção geralmente os homens conseguem separar não se envolvendo diretamente com os problemas, eles bloqueiam, reprimem, escondem os sentimentos , argumentam com lógica ; as mulheres tem mais dificuldade em separar pois as emoções estão nos dois hemisférios cerebrais, quando ela fala de um problema ela se emociona não conseguindo separar racionalmente, por isso choram com mais facilidade.
O homem tem medo do fracasso, pois foi educado para vencer . Ele precisa de reconhecimento da mulher, ser valorizado , elevando sua auto estima, precisa ser cuidado, assim produzirá mais. Ela também precisa de carinho, atenção, romance, toque, dialogo, flores, chocolate, ambos tem interesses e necessidades diferentes que se completam para uma convivência melhor.
Quando o casal está sob pressão, o melhor é evitar conflitos, o homem se cala e a mulher fala muito, nesse momento um dos dois deve ter o bom senso para evitar choques até que o problema seja amenizado. O homem calado está em paz pensando, e quando a mulher está falando ela necessariamente não está pedindo opinião nem solução de problemas , está pedindo ajuda e compreensão. Ambos devem saber ouvir e calar no momento adequado. Mulher calada muito tempo é sinal de problema serio.
Segundo pesquisas cientificas os hormônios exercem grandes influencias sobre o comportamento humano. A testosterona no homem e o estrogênio e a progesterona na mulher ; alterando principalmente o relacionamento sexual , que vamos escrever a partir de agora.
Biologicamente o cérebro masculino foi preparado para assegurar a continuidade da espécie, daí a vontade de fazer sexo a toda hora e em qualquer lugar , só não faz devido as repressões sociais e morais.
O cérebro feminino foi programado para encontrar um bom homem que pudesse lhe dar segurança , sustento e filhos sadios .
No relacionamento sexual o homem funciona com um fogão a gás e a mulher com um forno elétrico , dizem Allan e Bárbara Pease.
Na relação sexual deve existir o antes o durante e o depois, para que ambos se satisfaçam bem, regulando seus fogões para que o calor não seja nem tão intenso e nem tão lento .
A mulher busca no relacionamento com seu parceiro, carinho, atenção sentimentos, reconhecimento, segurança, toque , cuidar da prole, pois biologicamente ela é mais monogâmica que o homem.
O homem busca sexo, nudez, variedade, fantasias sexuais, elogios, reconhecimento, valorização, procriação , proteção da prole, pois biologicamente o homem é mais poligâmico que a mulher.
Existe muito mais ficção, repressão e tabus sobre sexo, do que a realidade entre quatro paredes onde está o casal.
Para a maioria dos homens amor e sexo são coisas diferentes , para a mulher andam juntos se completam. Por isso eu acho que o amor é o equilíbrio entre paixão e ódio.
A atração entre os sexos ocorrem por semelhanças e diferenças . Semelhanças em desejos, atração sexual, interesses, atitudes, e diferenças de personalidade, comportamentos, opostos que devem se atrair para evoluir e semelhanças para se completarem como uma mola , quando esta perto quer afastar quando está afastado quer se aproximar.
Os relacionamentos são complexos porque um relacionamento a dois, psicologicamente é um relacionamento a seis, na relação consciente e inconsciente.
Homens e mulheres tem muito a mudar e aprender, sobre si e sobre os outros, um precisa do outro, ninguém é auto suficiente, mas não se deve viver em função do outro.
Goste de você e se cuide, assim encontrara alguém que também te goste, respeita e compreende.
Cuide do seu jardim que as abelhas e borboletas viram até você.



Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

quarta-feira, 3 de março de 2010

Amizade

ARTIGO PARA O JORNAL “ O SEMANÁRIO DA ZONA NORTE “

Olá amigos tudo bem com vocês ?

Que bom se todos fossemos amigos, mas o que é amizade ?
A verdadeira amizade é aquela que nunca acaba, e deve ser duradouro o relacionamento. O amigo é aquele que fala o que não gostamos ou queremos ouvir , apesar de precisarmos, pois mexe no fundo e chacoalha nossos sentimentos, e nos faz pensar melhor sobre a vida. Na verdadeira amizade o tempo não afasta apenas adia os contatos , ficando gravado na memória da saudade .
Química estranha essa, onde os interesses e as necessidades são mais puras. Um amor diferente estranho, talvez com repressões sexuais ou não.
A mor intelectual e não carnal, sintonias de compaixão sem ódios , onde as semelhanças e as diferenças se completam .
Amizade entre casais é possível após longos anos de relacionamento, com cumplicidade , compreensão, tolerâncias, preocupação com o outro, sabendo falar e sabendo calar, sem criticas inúteis e chatices pegajosas, respeitando a individualidade e o espaço de cada um , valorizando, elogiando , pois todos precisam de um colo, somos todos carentes em determinados momentos , tanto o homem como a mulher, e a meiguice e a feminidade da mulher com o seu parceiro pode leva-lo às nuvens, e a mulher tem esse dom é só saber usa-lo que conquistará “ tudo ” do seu parceiro, o mesmo pode acontecer com o homem que conhecendo sua parceira pode satisfaze-la fazendo-a mais feliz .
A amizade pode ser entre homens e mulheres , homens com homens e mulheres com mulheres , jovens com idosos ; sem tabus, sem interesses sexuais ou criticas sociais, apesar de existirem as malicias, invejas e as fofocas. Deixemos cada um viver sua vida da sua forma do seu jeito de ser feliz, desde que não interfira na vida alheia , com invejas ou ciúmes .
Na amizade madura se ouve, reflete , sem magoas, buscando o que nos falta , superando as dificuldades , pois precisamos do outro para nos conhecermos melhor , através de um amigo que ouvimos ou de um amigo profissional de psicologia .
Muitas vezes o silencio também nos diz muito, quando estamos na solidão solidária e não solitária, e podemos ser amigo de nos mesmo, ou inimigo!...
Na amizade temos respeito, carinho, lealdade , gratidão e as vezes só sentimos a falta quando a pessoa se foi , partindo para o oriente eterno .
A dor da perda é imensa , cria um vazio difícil de ser superado , deixando saudades , e precisamos superar esses momentos pois a vida contínua para quem fica. Muitas vezes queremos que o outro seja do jeito que agente quer, isso não é amizade , é dependência, servidão , desrespeito a individualidade.
As amizades são muito boas para a saúde física e mental , nos dão esperança e força para continuar nosso caminho. Nunca é tarde para ter amizades.
Napoleão dizia, “Deus que me livre dos amigos, pois dos inimigos cuido eu “, quem não tem amigos e não confia ou acredita neles é um solitário, que sofre .
Existem também os amigos da onça; livre-se deles , principalmente os folgados, sem palavra, desleal, falso , mentiroso, interesseiro, negativista ,chato, carente demais, irritador, controlador etc.
“O ministério da saúde adverte , amizade leal faz bem á saúde em geral ” .

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

segunda-feira, 1 de março de 2010

Fora da Educação não há salvação

Fora da Educação não há Salvação. Tema complexo e apaixonante, uma vez que o processo Educacional deve estar em constante desenvolvimento pessoal e coletivo. Somos mestres e aprendizes de nós mesmos. “Homem conhece-te a ti mesmo” , frase milenar e tão atual.
Os grandes Mestres da humanidade nos deixaram ensinamentos profundos, que devemos assimilados e internaliza-los.
Educação requer vários princípios, uma vez que educar-se significa “conduzir-se por si mesmo” “, em busca da individuação que é tornar-se si mesmo”.
Como diz Dr . Manuel Portásio em seu livro: Fora da Educação não há Salvação, que tive a satisfação de comentar . “ E se Jesus ensinou que ao conhecermos a verdade nos libertaríamos, somente quando o individuo conscientizar-se das suas responsabilidades, do seu potencial criador e da sua capacidade infinita de solucionar por si mesmo os problemas que lhe são pertinentes, estará em condições de projetar-se às altas esferas da vida cósmica e tornar-se definitivamente aquele co-criador em grau maior .”
Educar envolve arquétipos como a Anima ( Alma e Eros) e Animus (Espírito e Logos ). Educar é amar a si mesmo e ao próximo como diz o Mestre dos Mestres, é transformar para mudar de dentro para fora e de fora para dentro, lapidando a pedra bruta que somos , mas podemos esculpir belas obras, tendo os instrumentos apropriados e a Educação é o mais importante desses instrumentos, desde que respeitemos a natureza universal, uma vez que “a existência é a arte da impermanência “, e a morte simbolicamente são evolução e transformação.
Acredito que com boa educação , poderemos superar grande parte de nossas dificuldades sócio-política e econômica, diminuindo a miséria, a violência, e qualificando as pessoas para o trabalho que requer cada vez mais conhecimento e competência . Sabemos que não é fácil, mas o mérito das conquistas está nas dificuldades e infelizmente aprendemos sofrendo; a paz se conquista com guerras intimas, e assim a verdade os libertará. “Sê razoável e serás feliz “ .
Quantos ensinamentos adquirimos na escola da vida , pois sou educador em constante processo de aprendizagem, e me sinto um educando.
Quem quiser continuar na busca do auto conhecimento e auto realização deverá pesquisar cada vez mais, e aplicando os conhecimentos adquiridos ajudando no processo de Individuação educacional.
A todos que são ou serão educadores e educandos, acreditem na Educação e transmitam com Amor e responsabilidade aos seus educandos, educando para a vida, que é a maior escola.
Cada vez mais acredito que FORA DA EDUCAÇÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO , e a humanidade é testemunha disso; faça a sua parte ...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
Especialização em Psicologia Junguiana
Psicopedagogo

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...