sexta-feira, 7 de maio de 2010

Renovação

Sabemos que envelhecemos a cada dia e que nossas células se renovam constantemente, passando pelo processo da vida e da morte diariamente.
No entanto devemos recomeçar e renovar nossas atitudes, relacionamentos, sentimentos, vida profissional entre outros.
Nada está estático, tudo está em constante processo de mutação quer seja no reino animal, vegetal ou mineral, enfim no universo.
Vou ilustrar esse tema com o exemplo da águia.
Como nós que ansiamos pela longevidade, a águia passa por um processo de renovação doloroso. Por volta dos quarenta anos, mais ou menos a metade da vida, como nós, águia se recolhe em seu ninho e como primeiro passo para a renovação, começando pelo seu bico envelhecido já dificultando a caça, ela o bate numa pedra até arrancá-lo, esperando nascer um novo, no segundo passo com o bico novo, arranca suas unhas velhas, esperando nascerem as novas, como terceiro passo, usando as unhas e o novo bico arranca suas penas também gastas e envelhecidas, esse processo dura mais ou menos cento e sessenta dia, somente aí, como quarto passo, sai para o novo vôo em busca de alimento, porem renovada para viver pelo menos mais trinta anos, com mais maturidade e experiência.
Para renovarmos muitas vezes precisamos nos afastar dos velhos hábitos, na busca de renovarmos e nos prepararmos para a quarta etapa da vida, sendo a primeira a infância, segunda a adolescência, a terceira a fase adulta e a partir dos quarenta anos na maturidade a quarta fase para vivermos a velhice com qualidade.
Para continuar as batalhas, devemos superar e compreender as dificuldades e lembranças do passado, olhar para frente e para o alto, vivendo o presente, alicerçado nas boas estruturas do passado para continuar as construções do futuro, não esquecendo que o futuro muitas vezes é o passado reconstruído por nós de forma diferente, pois o nosso alicerce está na infância.
Valorizemos o passado bom, vivendo o presente sadio, pois o futuro para quem passou dos cinqüenta é o aqui e o agora.
Renove com ação a sua vida.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Respiração

Respiração é um ato involuntário e autônomo; não vivemos sem respirar, mesmo que um ar poluído, dependemos dele, e somos afetados , por isso abordarei o tema respiração psicossomaticamente para entendermos seus efeitos sobre nós .
A respiração é rítmica, composta por duas fases: a inspiração e a expiração, e uma depende da outra, não vivem isoladamente , se completam, e se não entenderem-se , o individuo morre.
Podemos comparar os pólos da respiração com os pólos tensão e relaxamento. Esse processo é de troca, entra oxigênio que é fundamental para a sobrevivência e eliminamos o dióxido de carbono que é ruim, para nós . Podemos entender também a respiração na polaridade recepção e entrega, dar e receber. Como diz Goethe :
“Há duas bênçãos na respiração, absorver o ar e soltá-lo outra vez; uma nos pressiona, a outra nos refresca, que mistura maravilhosa é a vida ! ”
Em várias línguas, respiração tem o mesmo significado, a mesma raiz, podendo significar alma , espírito, força vital. Na Bíblia aprendemos que Deus deu um sopro e deu vida a Adão. A respiração não está em nós , nós é que estamos na respiração . A respiração é o cordão umbilical , na qual a vida flui em nós . A respiração deveria nos tornar mais solidários, pois seu principio é dar e receber .
No mundo onde vivemos, a décadas priorizamos o individualismo, o egocentrismo o narcisismo , cada um por si, e a respiração nos ensina que não podemos nos isolar , devemos buscar sempre a Individuação , ( sermos parte de um todo integrado ) . A respiração nos liga a tudo o que existe, nos vincula a tudo e a todos, na respiração somos iguais, todos dependemos dela, e nos obriga a nos relacionarmos. O pulmão é o órgão de contato, apesar de indireto mas é compulsório. Diferente da pele que é um órgão de contato direto.
Problemas na área da respiração estão ligados a contato, toque, relacionamento, como exemplo temos os asmáticos, que tentam receber em demasia e retendo, não liberando com medo que lhe falte , não percebendo que é dando que se recebe . Quando sentimos falta de ar, podemos estar pedindo contato, afeto , atenção .
Ao nascermos damos a primeira respiração o primeiro suspiro, o choro e o contato com a vida fora do útero materno, e ao morrermos damos o ultimo suspiro, assim a respiração está presente em toda a nossa existência .
Ao nascermos nos livramos da nossa união simbólica com a mãe, em busca da independência e a liberdade .
Aqueles que tem dificuldades respiratórias, muitas vezes podem estar com medo de se tornar independente, livre , e o sentimento de liberdade que é utópica nos causa inseguranças com relação ao desconhecido.
Refletindo será capaz de superar os desafios e os conflitos internos e externos, e se esses medos não forem enfrentados poderão se transformar em fobias ou até em transtornos de pânico, desencadeando outros sintomas psicossomáticos.
Quando estamos em locais com muito verde , água , nos sentimos livres integrados, ao contrario quando estamos em lugares fechados ficamos apavorados, sem ar , sem oxigênio, sem liberdade, sufocados, sem saída.
Quando se sentir com falta de ar , tenso, faça aquele exercício tão conhecido: inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca, varias vezes, até relaxar . Quando você se sentir sem ar, sufocado, busque ar, e reflita sobre sua fome de liberdade e de conquista de espaços , e busque contatos saudáveis, bons relacionamentos, que possam trocar conhecimentos, colaborações, orientações, aceite e compreenda as dificuldades, para poder enfrenta-las , entre em contato com seus medos , pois somente o corajoso e o destemido tem medos e os enfrenta .
Doe, mas também se permita receber; receba, mas também doe, esse é o equilíbrio saudável para se viver melhor etc.



Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Saber envelhecer é uma arte

Quando somos crianças, queremos ser adultos, e quando somos adultos receamos envelhecer sem qualidade de vida. O ideal seria aliarmos a juventude física e a experiência dos idosos. Como não é possível, devemos viver da melhor forma a fase de desenvolvimento em que estamos.
A expectativa de vida em boas condições, tem aumentado, para aqueles com recursos financeiros principalmente, e isso devido a medicina preventiva principalmente para a população idosa, devido aos avanços da geriatria .
Ser idoso é diferente de ser velho.
Segundo Davis, a promoção da saúde no idoso, requer três condições fundamentais:
Em primeiro lugar o reconhecimento, pela sociedade, dos direitos dos idosos à equidade, e a disposição para que tenham condição ambiental, social, econômica e habitacional, essencial para o bem estar. Em segundo lugar, profissionais afim de adquirir conhecimentos na medicina geriátrica preventiva. Em terceiro lugar, uma organização administrativa que garanta a utilização de recursos, afim de conseguir melhor combinação de prevenção e de assistência à saúde.
O envelhecimento humano oferece vários desafios, e devemos enfrenta-los, pois todos nós estamos propensos a alcançar a terceira idade, isto é idade acima de sessenta e cinco anos e somente vale a pena se for com qualidade de vida e integrados à família e a sociedade.
Envelhecer é um processo tanto mental quanto físico, e a expectativa de uma vida longa é uma realidade do século vinte e um para a maioria das sociedades.
Assim como outros grupos etários, os idosos enfrentam mudanças que desafiam seu bem estar físico e mental e incluem várias mudanças que são:
Mudanças de papeis sociais: como a aposentadoria,tendo mais tempo para viajar, para se dedicar a trabalhos voluntários, se sentir útil, solidário e ativo.
Mudanças nos padrões familiares: de amizades e relações sociais, como o fato de ser avô ou avó, contar histórias aos netos, e percebendo as mudanças que ocorrem e cada vez mais rápido e é difícil se adaptar rapidamente, e é bom estar em contato com os jovens, para se reciclar . Utilizar os recursos que a tecnologia oferece e gosta, por exemplo usar mais o telefone, assistir a filmes, ir a cinemas, teatros, museus, ter mais contato social, evitando a depressão e a solidão . Sentindo-se importante para sua comunidade, e expondo suas experiências.
Mudanças na situação econômica: principalmente se o idoso teve a felicidade de se aposentar com uma renda razoável, o que a maioria dos idosos, não conseguem pois muitas vezes precisam continuar a trabalhar para sobreviver, o que é uma vergonha em nosso país. Mesmo com dificuldades aproveite o máximo sempre, ou enquanto tiver vigor e força, procurando locais que ofereçam desconto para idosos , formando um grupo da terceira idade para conversar, e se divertir, e etc .
Mudanças de comportamento no corpo e na mente: Deve-se cuidar mais da saúde, tomando somente os remédios necessários, fazendo exercícios, formando e participando de grupos na comunidade religiosa do seu bairro; caminhe, pratique esportes condizentes com a idade. Não se isole, valorize-se, aumente sua auto estima, não se entregue às carências, alimente-se bem. Quanto a questão sexual, o desejo pode diminuir mas não acaba, faça o que gosta; dance, brinque, transe , sempre faça coisas que se sinta bem, principalmente se você ainda tem seu parceiro ou parceira.
Saibam que as mulheres lidam melhor com a terceira idade do que os homens.
Mudanças de interesse e Oportunidades: Leia bastante, a mente deve estar sempre ativa. Uma das poucas coisas que quanto mais agente usa e mais tem é a inteligência, e a sabedoria; transforme em ações seus desejos dentro do possível. Se puder freqüente uma universidade da terceira idade.
Alguns acontecimentos na vida podem afetar o idoso como a morte do cônjuge, o próprio medo da morte, perda de amigos, redução da renda, isolamento, solidão, dependência, podem causar depressão. Os familiares precisam ficam atentos a esses sintomas para orientar a pessoa idosa ou procurar ajuda profissional.
Para aqueles que são ou serão idosos, façam um planejamento começando se preparam para as mudanças que ocorrerão , constantemente estamos passado por mudanças e muitas vezes não aceitamos, resistimos, mas devemos enfrentar esses desafios, e se preparar positivamente.

Viva intensamente cada minuto da sua vida,independentemente da idade pois será um minuto a mais vivido com saúde e paz e um minuto a menos para viver .

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Saúde e paz interior

Em 2008 desejo que todos tenham saúde mental, física e paz interior.
Se conseguirmos isso o restante conquistaremos com trabalho, vontade, atitude e alegria de viver.
Como psicólogo eu sei que uma das formas para se viver com saúde é falar dos sentimentos e das emoções que estão em nosso intimo. Quem reprime sentimentos tem grande possibilidade de somatizar os conflitos e transforma-los em doenças. Então compartilhe suas intimidades e angustias possíveis. Não guarde magoas e ressentimentos. Fale, dialogue, desabafe, não guarde ou fique ruminando situações.
Tome decisões. Quem fica indeciso está inseguro com duvida, gerando ansiedade e depressão. Para decidir é preciso ser flexível, concedendo.
Busque formas para resolver os problemas, assim como os medos precisam ser enfrentados, não fiquem projetando nos outros suas incompetências, seja ativo, positivo, afastem os maus pensamentos, atraia situações boas e de sucesso, identifique-se com pessoas batalhadoras que venceram mesmo nas maiores dificuldades, pois o campeão se mostra na derrota.
Somos o que queremos ser.
Seja você mesmo.
Não se auto engane, seja realista otimista, busque a verdade. Se aceite como é para poder mudar e melhorar sempre.
Confie em você, na sua capacidade, descubra seus potenciais independente da idade cronológica, nunca é tarde para recomeçar um trabalho ou um relacionamento.
Sorria de si mesmo e das burradas da vida, perdoando se; tenha bom humor sem ser ridículo. Se não conseguir sozinho busque ajuda de amigos e profissionais.
Cumpram em 2008 suas promessas de realização e não desista dos seus sonhos.
A felicidade está dentro de nós, ache-a e realize-se.
Acredite no seu Deus interior, ele é a sua justiça...
Saúde, sabedoria e segurança para todos.
Assim seja.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta.

Saúde mental

“Pau que nasce torto morre torto “

Será que é possível mudarmos apesar da idade?
Nossas qualidades devemos manter mas os chamados defeitos, dificuldades ou fragilidades podem ser melhoradas. As características e traços de personalidade são adquiridos e aprendidos, por isso podem ser melhorados conforme pesquisadores da área.
Alguns traços que podem ser mudados são : teimosia, dificuldades no relacionamento impaciência, pessimismo, dificuldade de concentração. O foco deve ser a saúde mental e não a doença
O que é ser saudável mentalmente , segundo o Dr . Valliant. .
1- Estar em paz consigo mesmo
2- Pensar no futuro e ser produtivo
3- Conviver bem com as ansiedades diárias .
4- Perceber a realidade com empatia.
5- Trabalhar, amar , ter lazer e resolver os problemas diários.

A personalidade é pessoal, com seus traços , temperamentos e caráter, sendo diferente entre homens e mulheres e dependendo da faixa etária. Ter auto controle é muito difícil, por requerer equilíbrio emocional e intelectual, pois o equilíbrio é dinâmico e flexível, enquanto que os extremos são mais estáticos e é mais cômodo estar nos extremos, apesar de ser menos saudável,devido a resistência humana a mudanças .
Aprendemos sempre e devemos estar abertos as mudanças e transformações com vontade, superando os desafios e obstáculos com tolerância , dando tempo ao tempo, como dizia os sábios mais antigos.
É sabido que quem é mais otimista e acredita em si mesmo é mais saudável mentalmente e fisicamente, mesmo sabendo que a situação política econômica e social do país é bastante instável, mesmo assim , devemos enfrentar os conflitos sem desânimos ou desesperanças , acreditando , senão estaremos fadados ao fracasso coletivo. .
Como diz o Ditado ; “Não há felicidade que dure para sempre e nem infelicidade que não nunca acaba ” .

Tomar atitudes diante de fatos, enfrentar a realidade com otimismo realista , se adaptando a situações novas enfrentando os medos ancestrais , é uma boa forma de se viver melhor.
A batalha pelas conquistas materiais e pela satisfação a qualquer preço, gera insatisfação , buscando a felicidade exterior mas ela está dentro de nós e nas coisas mais simples , e complexamos a simplicidade.
Devemos corrigir nosso traços de personalidade que nos prejudicam , através de fixação de metais possíveis, relaxamentos variados e auto aceitação.
“Quem não sabe o que procura , não entende o que encontra ” .
Como dizia Jung “As coisas simples tornam o homem simples, e é precioso ser simples.”



Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico.

Sequestro

A palavra seqüestro já é conhecida por todos devido as varias modalidades e objetivos. Temos o seqüestro do corpo material com objetivo financeiro, vingativo, que é cruel e perverso privando o ser de sua liberdade, que pode ser duradouro ou curto, causando traumas profundos na pessoa seqüestrada.
O que quero ressaltar aqui é outro tipo de seqüestro não tão conhecido, mas muito aplicado que é o seqüestro da alma alheia.
Toda relação que priva o sujeito e o obriga a pertencer ao outro, retirado do seu mundo mais intimo, sendo é um roubo não material, mas que causa até maior sofrimento, pois o sujeito perde a identidade, referenciais, podendo ser relações entre marido e mulher, namorados, pais e filhos, traficantes, amigos falsos, pedófilos, estupradores, empregadores e empregados etc.
Quando se sentir nessa condição, evite se transformar em vitima e com medo, pois dará maior controle ao seqüestrador de sentimentos.
Os cativeiros podem ser reais ou virtuais dependendo do tipo de seqüestro.
Quanto aos valores que podem ser financeiros ou morais, coloca em cheque mate o quanto a pessoa seqüestrada vale, afetando sua auto estima.
Saibam que não temos preço nem material nem emocional, portanto valorize-se e fortaleça-se ao extremo psicologicamente, tendo amor próprio. Podemos e devemos tirar lições e aprendizagens dessas situações. Sentir-se preso livre e livre preso, depende da capacidade de autoconhecimento, segurança e confiança de cada um.
Cuidado com os traficantes que são seqüestradores não só físicos, mas mentais, viciando as pessoas frágeis para dominá-las.
Temos assistido muitos casos de seqüestradores de alma, que dominam o outro por anos, muitas vezes nas relações entre pais e filhos, maridos e mulheres, ou namorados.
Quanto aos seqüestros do corpo, o que temos a fazer e se sentir forte, não reagir descontroladamente, comunicar as autoridades.
Quanto ao seqüestro da alma, esses são mais difíceis de libertar, mas deve-se ser forte, reagir não se deixar dominar, procurar ajuda profissional se necessário. Apesar de a liberdade ser utópica e estar ligada à responsabilidade, lute por ela...
O campeão se conhece na derrota, na força para lutar quando já cansou como diz Fabio Jr.
Nunca é tarde para conquistar a liberdade, mesmo que tenhamos que morrer por ela. A liberdade é como um talento, uma habilidade que se conquista ao longo da nossa existência. Não se prenda a ninguém emocionalmente por motivo algum, nem por paixão nem por ódio, somente por amor, pois somente o amor liberta...
Marco A Garcia
Psicoterapeuta

Servilismo

Ser servil é uma virtude, o que é diferente de ser subserviente; quem serve ao outro estando bem consigo mesmo, é independente equilibrado emocionalmente, sabendo dizer “NÃO ” na hora certa; colaborando e ajudando os outros a superarem suas dificuldades.
Nos extremos temos os que gostam de ser mandados e humilhados e no outro extremo temos os que gostam de mandar e humilhar.
Quem se aceita como é desde que equilibrado, não precisa ser autoritário, pois é o verdadeiro líder,e é respeitado pelos comandados, pois sabe fazer e delegar e estar a disposição para ajudar quando necessário e na situação adequada .
A pessoa que só quer agradar o outro, com dificuldades de dizer NÃO, dando mais do que pode e se prejudicando às vezes, não respeitando sua própria vontade de ação e pensamento, vive em conflito e subserviência ao outro; talvez carente de atenção por fragilidade emocional e educacional desde a infância, precisando de aprovação e reconhecimento constante, isso não é ser servil e sim capacho dos outros devido a sua escravidão interior.

Assim como aqueles que exigem obediência, controle excessivo a suas vontades e idéias, são infelizes e às vezes doentes querendo que os outros façam aquilo que eles não conseguem.
Devemos respeitar a individualidade de cada um no caminho da individuação que é estar feliz e fazendo o outro feliz.
Voar juntos, mas com liberdade individual.
O equilíbrio é ser servil sabendo dizer NÃO quando preciso, ouvindo sua voz interior , obedecendo suas vontades se ajudando e ajudando o outro. Ser voluntário naquilo que sabe e gosta, pois o poder de escolha é nosso.
Somos obrigados a votar nas eleições, mas o direito de escolha é nosso e esse ninguém tira, pois não somos marionetes nem devemos ser persuadidos, sugestionados ou enganados, chega!!!.
A vontade de servir vem da nossa escolha, da livre consciência .
Que o poder seja para servir e não se servir dele, basta!!!

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano

Sexo no casamento

O sexo em geral continua sendo um tabu.
No casamento como será que está a vida sexual dos parceiros?
Será que quanto mais intimidade, segurança e cumplicidade, melhor será a vida sexual do casal ?
Pesquisas recentes mostram que não é bem assim . A psicóloga Esther Perel, está provocando uma virada sobre o tema, com o qual eu concordo. Casais a algum tempo juntos se queixam da vida sexual, da rotina, com dificuldades de conciliar intimidade com desejo. Portanto orientamos no sentido dos casais não ficar muito tempo próximo, principalmente se trabalham no mesmo ambiente. Devem provocar mais desejo, erotismo, algumas “briguinhas”, pois independência e individualidade entre os parceiros dão mais tempero ao relacionamento.
O casamento deve manter a constante reconquista, de ambos os parceiros, como se fossem amantes e não apenas marido e mulher, ou pai e mãe, caso contrario a relação se esfria , causando acomodações ou infidelidades . É preciso manter o desejo, ter fantasiais sexuais normais, variar os locais das relações. È claro que o romantismo deve ser mantido , respeitando as diferenças e a fantasia do fruto proibido, com prazer , se cuidando fisicamente ficando atraente e desejado um para o outro.
Saber diferenciar qualidade e quantidade sexual também é importante. Alterações hormonais ocorrem ao passar dos anos tanto no homem como na mulher, e precisam ser compreendidas . Como diz o ditado, o homem é um forno de microondas e a mulher é um fogão a gás, é preciso encontrar um meio terno.
O sexo no casamento é um dos pilares da manutenção e durabilidade da relação , devendo ser bom para ambos. A mídia nos bombardeia com imagens idealizadas sobre sexo, às vezes frustrando as pessoas, mas não se compare a mingúem, procure seu potencial com prazer , ninguém igual ao outro , não acredite em tudo o que vê ou ouve, pois as pessoas mentem para se valorizar. Em geral é a mulher que começa a deixar o sexo de lado ao longo do casamento, pois o desejo da mulher é bem mais complexo do que do homem, por isso não deixe virar rotina, reconquiste, recomece constantemente . Acredita-se que a paixão dura mais ou menos três anos, depois disso vira amor ou indiferença aflorando as diferenças e individualidades.
Com a chegada dos filhos a mulher passa a dividir seu prazer sensual com eles, deixando às vezes o homem com ciúme, mas ele deve recuperá-lo, criando ambiente mais prazeroso para a mulher, a conquista deve ser diária, seja criativo, não faça sexo apenas na cama com posições tradicionais, o sexo prazeroso requer fantasias para manter o erotismo.
Os tempos estão mudando devido à revolução sexual e a emancipação feminina e os homens devem acompanhar, para não perder seu espaço. O amor romântico e a atração sexual ocorrem em lados diferentes do cérebro. O que mais causa atração entre os casais é o desejo pelo parceiro como homem ou mulher , fazendo coisas que o outro não vê no dia a dia, com independência e não visto com esposo, esposa, pai e mãe . Às vezes a distancia entre o casal, ter vida própria, sentir falta do outro, sentir saudade aquece a relação ; de um tempo se necessário .
Os casais que estão juntos a algum tempo precisam saber que é possível uma vida a dois, com romantismo, erotismo, tesão , fidelidade, desde que exista amor , dialogo, respeito que é diferente de paixão e ódio.
Enquanto o homem manter a conquista e a mulher a sedução , os casamentos poderão ser duradouros e felizes, sem individualismos e egoísmos que destroem as relações imaturas.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo e Psicoterapeuta

Silêncio

Silêncio ou barulho.

Uns preferem o silêncio sempre ou às vezes, outros o barulho sempre ou às vezes ou nunca. No entanto os ruídos são fontes de poluição.O silencio pode ser interno ou externo. No silencio interno você ouve seus pensamentos e sentimentos e escuta os barulhos externos sem se incomodar tanto. No ocidente não fomos educados para sermos calmos, contemplativos; somos mais agitados, temos necessidade e excesso de informações e consumismo, e voltados para o exterior de si mesmo. Os orientais estão mais voltados à tranqüilidade, a simplicidade e a meditação mais para o interior de si mesmo.

Quem fala muito pode estar evitando falar consigo mesmo, tendo medo de se ouvir. Os silenciosos podem também estar sufocando sua voz
Interior com medo de se expor.

Muito barulho tira a concentração, estressa, e aí precisamos encontrar meios para não nos envolvermos, senão piramos. . Nossa sociedade valoriza a palavra, essa qualidade que somente os humanos tem e nos diferencia tanto de outros animais, pena que a usamos muitas vezes para destruir e não construir.

A palavra é de prata e o silencio é de ouro, já ouviram esse provérbio.

A pessoa que está silenciosa muitas vezes está alem das palavras. As palavras são navalhas, pois dão margem a muitas interpretações, e o silencio trás sabedoria, conhecimento, tolerância, paciência.

Nos sonhos falamos em silencio e nos pesadelos temos o sonilóquio, pois as emoções extravasam o pensamento e falamos dormindo, felizmente com poucos entendimentos.

Como dizia Confúcio “o silencio é um amigo que nunca traí”.

A meditação é uma das formas mais comuns de encontrar o silencio, e existem varias formas de meditação ,o importante é você encontre aquela que mais te agrade. Meditar quer dizer , “ouvir a voz interior ” , me - ditar, dizer para si mesmo , pode ser ouvindo uma musica, no silencio do quarto, relaxando , cantando , orando , concentrando-se , repetindo mantras, descansando em locais que te agradam, enfim faça o que gosta e o que faz você se sentir bem consigo mesmo. Assim estarás em paz.

Ouça sua voz interior e encontre o seu melhor caminho.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo clinico

Sindrome de burnout

" queimar até o fim "

Se você se sente sem motivação e insensível aos outros e com fadiga crônica, sem energia como um botijão de gás vazio com muita coisa para cozinhar e sem gás , você está com a síndrome de burnout, acontecendo mais com relação ao trabalho, devido às exigências e o excesso de atividades.
Quando você doa mais de si do que recebe, fica esgotado, como um celular ligado vinte e quatro horas por dia, uma hora a bateria não carregará mais e daí você a troca, mas com o ser humano não pode ser assim, pois a troca é a morte e o ser humano não é um celular descartável. Essa sensação já aconteceu com varias pessoas que se dedicam demais ao trabalho.
Nosso mundo moderno, cada vez mais informatizado nos deixa ligado direto, principalmente os jovens idealistas que se dedicam de corpo e alma a profissão com muitas expectativas, eles podem sofrer mais que os mais velhos que tem experiência e auto controle das situações.
As conseqüências geralmente são exaustão física e mental, essas são pessoas perfeccionistas e ambiciosas, com alto grau de expectativas ficando frustradas com maus resultados gerando um vazio que não consegue ser preenchido com nada , chegando ao estresse máximo, se avaliando negativamente, com dificuldades de relacionamento e comportamento irritadiço e agressivo.
É uma doença do mundo moderno, atingindo qualquer profissional que se dedica além do razoável e possível, ligado aqueles que ficam dependentes do trabalho e suas tecnologias, ou os obcecados por sucesso, muitas vezes fugindo de outros problemas de fundo emocional.
Não adianta trabalhar vinte horas por dia, você não é uma maquina, se respeite, pois nem sempre quantidade é qualidade.
Imagine um carro ligado o dia todo, quando você chega em casa e o desliga, ele ainda fica quente por algumas horas, assim também acontece conosco, quando chegamos em casa demoramos algum tempo para esfriar e se adaptar ao ambiente familiar, mas tem pessoas que continuam ligadas queimando até o fim.
Assim, saiba que o trabalho é importante, mas também são importantes o lazer, a família e o descanso.
Faça viagens para lugares agradáveis sempre que possível. Aprenda a se desligar da tomada, do dia a dia profissional.
Muitas empresas estão preocupadas e fazendo programas de férias para que os funcionários tenham mais lazer e ociosidade, gerando assim mais criatividade e produtividade.
Á vida é curta , por isso curta a vida enquanto você a tiver, plante e colha em vida senão outros colherão por você.
Aquilo que você tiver dificuldade em resolver e estiver resistente , enfrente, persista pois é ai que você tem barreiras e quando superar estará mais forte .

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

Sociopata

Um dos piores distúrbios do ser humano é o que denominamos de sociopatia ou psicopatia como é mais conhecido, ou DPA ( Distúrbio da personalidade anti- social ) ou de acordo com o CID-10 TPA ( Transtorno de personalidade anti-social ) .
Os sociopatas se caracterizam pela indiferença e insensibilidade aos sentimentos alheios, muita irresponsabilidade, não respeitando valores, normas ou regras.
Estabelecem relacionamentos, mas não os mantém.
Possui baixa tolerância a frustração , agredindo com facilidade, e sem sentimentos de culpa , nem aprende com punições , apresentando desprezo pelas obrigações sociais, e sem consideração pelos outros.
Podem apresentar transtornos de conduta na infância ou adolescência, com alta e persistente irritabilidade, impulsividade, com egocentrismo patológico, sem remorsos ou ansiedade .
Falta de empatia com os outros, sendo cínico, manipulador, sem sentimento de amor ao próximo.
Ausência do sentimento de vergonha, podem roubar , abusar, trapacear, negligenciar, até matar, esquartejar, estuprar, tudo em série.
São falsos, hipócritas, muitas vezes muito inteligentes, escondem seus verdadeiros sentimentos, na sombra da personalidade oculta . Um sociopata famoso foi o Marques de Sade, daí a palavra sadismo.
Muitas vezes são charmosos , com poder de persuasão , porém mentirosos, sendo conquistadores num primeiro momento para conquistar suas vitimas e leva -las a fazer aquilo o que querem, portanto afaste se dessas pessoas, pois podem ser perigosas .
Podem ser lideres políticos , ou profissionais importantes, com grande fluência verbal e presença social. São predadores e perniciosos, muitas vezes suas vitimas só descobrem essas características pouco antes de serem mortas violentamente.
Felizmente ou infelizmente , 4% da população tem essas características descritas, segundo pesquisas dos estudiosos no assunto .
Muitas vezes conhecemos pessoas que se encaixam nessas descrições . Políticos corruptos e cínicos, ou outros que sobem rapidamente na carreia através da desgraça dos outros podem se enquadrar nessa categoria, e muitas vezes não são violentos fisicamente, mas violentam moral e eticamente a sociedade e a família, sem escrúpulos e arrogância, muitas vezes argumentadores habilidosos e intimidadores.
Existem varias causas entre elas a hipóteses do cérebro frontal e outras formas de se identificar um socipata . Precocemente começa na infância , quando apresentam imunidade a punição dos pais , sem sentimento de dor, sem limites, fazendo muitas vezes os pais desistirem , o que não devem fazer, pois estarão formando um individuo que poderá se transformar em um marginal . Desde pequenas torturam animais ou colegas, praticam vandalismo, mentem muito , roubam, agridem os outros ou foram muito agredidos em vários sentidos , desafiam autoridades de pais e professores , mais tarde desafiarão autoridades constituídas.
Casos mais graves podem se transformar em assassinos violentos e seriais , chegando ao canibalismo com rituais sádicos , como no caso do filme “O Silencio dos Inocentes ” . São insensíveis , frios, calculistas , predadores humanos, sem empatia para com os outros.
A sociopatia pode também estar associada ao uso de drogas e alcoolismo, piorando seus aspectos . Pode atacar ambos os sexos, e em casos graves não existem cura ou tratamento, devendo ser afastados da sociedade e presos em selas individuais perpetuamente, pois são indivíduos doentes e atormentados, que também precisam e pedem ajuda , só que de uma forma inadequada devido ao seu distúrbio .
Ficam famosos muitas vezes e são pegos pela policia , pois deixam muitas pistas apesar de difíceis , como no filme “Os sete pecados capitais ” .
Podemos citar entre os famosos : Hitler, Saddam Hussein, terroristas, tiranos etc. Entre outros no mundo temos os esquartejadores, seqüestradores , torturadores profissionais , estupradores, traficantes, criminosos em geral , e aqueles que começam com pequenos furtos a mão armada, ou sobre o efeito de drogas.
Se as autoridades não agirem com maior rigor e menos impunidade, teremos a curva da violência ascendente entre os jovens principalmente.
Somente a sociedade unidade e solidária poderá enfraquecer o mal que apesar de menor é forte e unido .


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Do sofrimento á felicidade

O ser humano convive com a neurose da insatisfação e em constante conflito entre o SER e o TER. Vivemos numa sociedade ocidental capitalista materialista que valoriza o ter, e por mais que tentemos buscar a felicidade que é efêmera , voltamos à insatisfação que gera um sofrimento, uma angústia , porque nos apegamos , desejamos e necessitamos de coisas materiais , de forma possessiva, obsessiva, compulsiva, e nos martirizamos com nossos pensamentos, sentimentos , intuições e percepções , numa realidade ora pessimista ora otimista.
O imediatismo, a impaciência, a intolerância, a insegurança, a dependência , faz com que não estejamos satisfeitos com o que temos e somos, e cada vez mais cobrados por nós mesmos, pela família, e pela sociedade , não respeitamos nossas vontades e limites. Tudo faz parte de um processo de desenvolvimento e transformações e mudanças interiores e exteriores .
A vida é como uma estrada que liga uma cidade a outra , e nós estamos nessa estrada que simboliza o presente, assim sabemos pouco de onde viemos , só sabemos do passado recente, e não sabemos para onde estamos indo, no entanto nos preocupamos muito de onde viemos que é o passado bem como para onde vamos que é o futuro, e deixamos de nos preocupar com o presente, que é o que temos e somos, por isso sofremos, e é difícil caminhar nessa estrada com muitos pedágios, perigos , retas longas , subidas e descidas, curvas fechadas as vezes escorregadias, as vezes com sol, as vezes com chuva, alguns trechos muito bonitos com muitas árvores e natureza , todos esses percalços, já seriam suficientes para nos preocuparmos com a vida presente. Gosto da filosofia budista e segundo o Buda Sidarta, temos que viver da melhor forma o presente , sem se apegar ao passado ou ansiar o futuro, se vivermos bem o presente, no futuro independente de existir outra vida ou não , pelo menos vivemos intensamente e eternamente o presente mas de forma responsável e com mais momentos de felicidade , no caminho da individuação .
Quanto ao sofrimento , devemos aprender a lidar com ele, e extrair o que tem de bom, tirando lições e aspectos positivos mesmo nas piores situações , buscando as causas com calma e sabedoria , não tendo reações impulsivas, pensando para agir corretamente, pois cada um tem o problema e o sofrimento que merece , por ser o seu próprio criador. Devemos aprender com as situações para conhece-las e se conhecer e aceitar-se para viver bem e melhor. Se você estiver bem consigo , estará bem com o universo.
Ansiamos para ter respostas sobre a vida e a morte , devemos dar um passo de cada vez e assim continuaremos a caminhada existencial . Devemos nos libertar da flecha do sofrimento e cuidar do ferimento e tirar lições e aprender sempre , somos eternos aprendizes e muitas vezes nos achamos mestres, mas o verdadeiro mestre é aquele que aprende enquanto ensina. Os grandes avatares, filósofos e pregadores sérios, nos deixaram e deixam mensagens que se conseguirmos seguir superaremos nossas maiores dificuldades na busca de menos sofrimentos e mais felicidade.
Deixo algumas sugestões, para se alcançar a paz, a realização e a sabedoria cósmica.
Seja compreensivo consigo e com os outros
Pense criativamente, falando bem, a agindo de forma coerente.
Viva com vontade, não fazendo aos outros o que não gostaria que fizessem consigo, pois a lei de causa e efeito é cruel e o pior juiz é nossa própria consciência .
Busque a sabedoria com amor e sem mentiras , para não trair e não ser traído por si mesmo, e se auto enganar; não dá para enganar a todos nem a si mesmo durante o tempo todo.
Use o seu tempo da melhor forma; quem faz o seu tempo é você mesmo, encare suas fragilidades e transforme-as em virtudes e qualidades, só os corajosos conseguem isso .
Com a solidariedade e humildade, conseguiremos despertar as capacidades latentes em nós, cultivando as sementes que estão adormecidas e assim surgirá a arvore da sabedoria que crescera espontaneamente de dentro para fora, e como flores e frutos teremos a ética, o amor, a verdade , a paz, a esperança, o respeito, o dialogo, a humildade, o equilíbrio, a compaixão , a fé , a tolerância, a serenidade .
Quantas palavras e idéias escrevi, que bom se conseguíssemos seguir a maioria delas, também estou tentando como vocês melhorar cada vez mais, fazendo auto criticas construtivas. Sei que não vou conseguir aplicar na prática tudo isso que escrevi , não é fácil nem rápido , mas estou dando os meus passos firmes e constantes , a caminhada é longa e eterna, prefiram essa estrada, não sei se chegaremos à próxima cidade , mas se não tomarmos a atitude de começar e continuar nunca saberemos se vamos chegar , se ficarmos parados, com certeza nunca chegaremos, nem superaremos o sofrimento e não seremos mais felizes ...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico.

Solidariedade

Falarmos sobre solidariedade é fácil, o difícil é pratica-la. Sei que muitos a praticam sem alarde, não só por ser bom a quem a recebe mas porque é melhor ainda para quem a pratica, pois assim nos fortalecemos intimamente.
Vivemos momentos difíceis em nosso país e no mundo, por isso mesmo não devemos perder a fé a esperança e a caridade, obviamente que dentro das possibilidades de cada um e de preferência no anonimato, e também saber a quem a que instituição colaborar, para não sermos enganados.
O animal humano, é um ser biopsicossocial, e precisa viver em grupo, apesar de sabermos o quanto é difícil nas sociedades modernas, devido à individualidade e desconfiança reinante.
O que é solidariedade? . É o sentido moral que vincula o individuo a vida, aos interesses e as responsabilidades de um grupo social , de uma nação ou da própria humanidade.
O que é solidão ? É o estado em que se encontra ou vive só, em isolamento.
Depois dessas definições, vamos refletir sobre ser solidário e ser solitário.
O ser solidário é aquele, que está se relacionando com o outro ou consigo mesmo, ajudando e se ajudando mutuamente.
O ser solitário,ë aquele que não está se relacionando com o outro , está só, carente.
Assim acredito que quem não é solidário é solitário, e que a solidão solidária é diferente da solidão solitária.
Como ser solidário?
Se auto-ajudando gostando de si mesmo, de seus familiares, amigos , vizinhos,e da sua comunidade. Ajudando a quem realmente precisa com dinheiro se necessário, com roupas, alimentos, uma palavra amiga, bons pensamentos, um olhar sincero, um carinho, um abraço, um beijo, um aperto de mão, uma advertência, apoio etc. Ajudar aos mais necessitados, não por dó nem por vaidade.
Seja generoso pois o maior beneficiário será você mesmo. Assim concluímos que a “generosidade traz prosperidade“.
Para que ser Generoso ?
Para nos compreendermos e nos aceitamos, só muda quem se aceita como é.
Para não procurarmos culpados , pois todos temos responsabilidade social.
Para não sentirmos dó de nós mesmos e dos outros.
Para não sermos individualistas e sim individuados.
Ofereçamos para que possamos receber, pois é doando que se recebe, é se relacionando que se aperfeiçoa, é ensinando que se aprende e é tendo deveres que teremos direitos.
Agradecendo sempre a Deus, por tudo o que temos e oferecendo parte do que temos à aqueles que pouco ou nada tem, não apenas dando o peixe as vezes , mas ensinando a pescar.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Tensão

Até quando e quanto agüentar , e o que fazer !!!


Achávamos que com o progresso científico o ser humano iria trabalhar menos e ter mais lazer, mas não é isso que está acontecendo, muito o contrario, tudo está mais rápido apesar do tempo cronológico ser o mesmo .
As transformações estão ocorrendo com muita rapidez , o consumismo, a insegurança o medo de perder o emprego, ou não conseguir sobreviver, tendo que trabalhar mais e ganhar menos , principalmente a classe média que sustenta o país e dá emprego, é sufocada pela política econômica a vários anos . A tensão e o stress negativo aumentam no mundo todo com o medo do terrorismo , e nos sentimos impotentes perante acontecimentos que não dependem somente de nós, mas de toda a sociedade mundial , causando angustias e depressão .
O que fazer: lagar tudo , mudar de vida , fugir dos problemas , não é fácil nos adaptarmos a uma mudança radical, no fundo temos um lado animal em desenvolvimento pela sobrevivência , e como temos consciência disso , e o pior ou melhor juiz é a nossa própria consciência , sofremos mais que os animais porque raciocinamos e a nossa tensão não é só física é também psiquica. Nos irritamos com facilidade pois as coisas não saem do jeito que gostaríamos e não sabemos lidar com as frustrações e daí podemos ficar agressivos, uns mais do que outros, ocorrendo as barbaridades que vemos diariamente quando alguém morre , por um real, por uma discussão qualquer ou porque levou um susto ao ser assaltado.
É bom produzir os hormônios adequadamente , mas adrenalina ou cortisol demais prejudicam . As tensões devem ser vistas como desafios e não como obstáculos intransponíveis , conviver bem com o stress positivo é saudável . Respeite-se , descanse, relaxe , tire férias agradáveis , faça o que gosta , gostando do que faz . A tensão sem controle, prejudica todo o organismo, causando doenças psicossomáticas e auto imunes . A mudança é uma porta que se abre pelo lado de dentro, seja menos resistente a mudanças , seja como um rio que nasce na montanha vai aumentando superando obstáculos e desaguando no oceano se misturando ao todo coletivo. Conheça os seus limites , dispare o alarme antes que sucumba , pratique exercícios físicos de acordo com sua condição física, se alimente corretamente, se permita ao lazer, tome atitudes , seja menos radical, diga não quando for preciso, compartilhe suas dificuldades ,conflitos e problemas com amigos ou profissionais da área, se relacione mais. Curta a vida ,pois o que se leva dessa vida é a vida que agente leva . Pense antes de agir , reflita, não haja por impulso , seja preventivo, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje . Não adianta fugir dos problemas , pois eles estão dentro de nós , enfrente-os, não adianta ir a marte, eles iram juntos. Não seja arrogante , tenha compaixão .
A tensão deve ser sua aliada e não inimiga , conviva bem com ela e assim será mais feliz e terá mais paz e serenidade .
Tenha esperança , acredite , sempre existe uma saída ...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Timidez

Existem dois grandes grupos de pessoas, os extrovertidos e os introvertidos, todos nós temos esses dois traços de personalidade , uns mais do que outros .Quando ocorre um desequilíbrio para o lado da introversão, que são pessoas mais voltadas para o seu interior , se orienta mais para o subjetivo , tem mais dificuldade de se adaptar a situações novas, são mais quietas, reservadas às vezes inseguras ou medrosas , assim podemos ter o tímido, que também pode ser tímido em algumas situações e não ser tanto em outras, dependendo de como se sente no local ou companhia .
Claro que quando a pessoa tem sintomas de taquicardia, sudorese, muito rubor facial, muita inibição, não gostando de estar em publico gostando mais de ficar sozinha, tendo como companhia o computador, atrapalhando seus relacionamentos tanto profissionais quanto pessoais, podemos ter o tímido, ou o fóbico social, que não realiza suas potencialidades por medo de ser expor, não sentindo afeto por outras pessoas, ou não conseguindo se aproximar para se relacionar, ficando muito isolado, com muito medo de aparecer em publico ou muito preocupado com a opinião alheia, aí temos um quadro de timidez intensa ou fobia social.
O tímido pode chamar mais atenção que uma pessoa sociável, pois pode cometer mais gafes que outros.
Segundo Luiz F. Veríssimo, a timidez pode ser uma forma extrema de vaidade, pois onde ele estiver, será o centro das atenções. Como é um traço de personalidade, a timidez na maioria das vezes está ligada à educação infantil, por ter sido muito critica, rígida, ou sofreu humilhação, podendo desenvolver a timidez.
Dependendo da cultura pode-se ter mais timidez como no Japão ou China, por exemplo. Na adolescência pode surgir com mais força devido às cobranças e mudanças hormonais, com medo de ser criticado, não gostando de se expor em publico, pois a sociedade valoriza as pessoas que se comunicam melhor.
Desenvolvendo a autoconfiança, auto estima, pode-se superar a timidez a ponto de se equilibrar.
Primeiramente se aceite como é para poder fazer pequenas e constantes mudanças, respeitando o seu ritmo. Muitos tímidos se saem bem em determinadas profissões, por isso se encontre e seja feliz.
Cecília Meireles tem um poema que se chama timidez e diz assim.
“Basta-me um pequeno gesto”,
Feito de longe e de leve,
Para que venhas comigo
E eu para sempre te leve...
Mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída
Das montanhas dos instantes
Desmancha todos os mares
E une as terras mais distantes...
Palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,
Entre os ventos taciturnos,
Apago meus pensamentos,
Ponho vestidos noturnos,
Que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres, os mundos vão navegando,
Nos ares certos do tempo,
Até que não se sabe quando...
E um dia me acabarei.

O mundo está cheio de tímidos , supere essa dificuldade e serás mais feliz...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta
escrito em 2005

T.P.M. ou S.T.M.

Todas as mulheres passam pelo período mensal que denominamos de Tensão pré-menstrual, no entanto para algumas os sintomas são menores, enquanto que para outras é intenso e até infernal. O mais correto seria denominá-la de Síndrome pré-menstrual, pois é uma associação de manifestações decorrentes de oscilações hormonais intensas.
È conhecida desde mais ou menos 400 anos antes de Cristo quando foi descrita, mas somente começou a ser estudada há uns cinqüenta anos, e a partir daí muitos estudos foram realizados tanto na área medica quanto na psicológica.
Existem mais de 140 sintomas associados a SPM, sendo os principais as dores de cabeça( enxaquecas ) as alterações de humor, irritabilidade emocional, inchaços, depressão, cólicas intensas, ansiedade, alteração do apetite, insônia e agressividade, principalmente com quem está próximo. Pode oscilar de mês para mês e pode ser por fatores psicológicos, ambientais e genéticos, devido à oscilação dos hormônios femininos; o estrógeno e a progesterona.
Quanto mais ativa e estressada for à vida da mulher mais intensa tende a ser as crises. Passada a crise e o sofrimento, elas ficam muitas vezes com a consciência pesada pelas atitudes tomadas com o companheiro, a família e os colegas de trabalho; não agüentando a si própria, é o que relatam.
O ideal é tentar ter autocontrole com tolerância e muito amor próprio e pelas partes envolvidas. No entanto existem formas para se controlar a SPM, como : contraceptivos modernos, dieta rica em fibras , exercícios físicos que evitam a retenção de líquidos, alguns suplementos nutricionais, os diuréticos, manutenção do peso dentro do IMC, antidepressivos para casos mais graves podem ajudar no período mais critico, alguns fitoterápicos, acupuntura e psicoterapia conscientizando sobre o simbolismo da SPM, ajudam muito.
Enfim, faz parte da sexualidade feminina que se bem aceita e em equilíbrio, será muito minimizada, caso contrario todo mês será um sofrimento constante que enquanto não for compreendida e se reconciliar com a própria feminilidade e suas “ regras ” mensais e se entregar a sua natureza, que é belíssima, continuará sofrendo .
Como diz o I Ching “ O principio da receptividade é o principio que melhor representa o auto-sacrifício no mundo”.
Mulher você é geradora de amor, não sofra em vão, procure ajuda, você merece ser cada vez mais feliz...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

Vida afetiva

Um dos aspectos mais importantes da nossa vida são os afetos, composto pelas emoções e sentimentos, que nos fazem viver, sonhar, realizar coisas.Como diz o ditado, “o coração tem razões que a própria razão desconhece “.
Por mais inteligentes racionalmente somos, a inteligência emocional, pode bloquear, ou desenvolver nossas potencialidades, podendo ajudar ou atrapalhar nosso cotidiano no trabalho, estudo, amizades, família etc .
Ninguém melhor que os poetas para descrever os afetos como na letra de Djavan que diz: Quanto mais desejo um beijo seu, muito mais eu vejo gosto em viver.
A psicologia e os psicólogos investigam a vida afetiva pois sabem que ela interfere muito no dia a dia dos indivíduos. Pense quantas vezes você planejou agir de um jeito e no momento de agir age de forma diferente, ou esquece o que ia dizer e diz outras coisas de forma ou mais serena ou mais agressiva, isso acontece porque suas emoções o traíram, ou melhor foram verdadeiras e sinceras , e você não conseguiu controla-las.
Nós animais humanos não somos somente pensamentos, mas também sentimentos , e mesmo sendo extremos a razão e a emoção devem estar em equilíbrio em nosso ser, nosso ego ( nosso eu interior ).
Os afetos básicos do ser humano são : o amor e o ódio . Acredito que todos entendam bem e sentem ou já sentiram esses afetos tão opostos e tão semelhantes .
Muitas vezes projetamos nos outros o que não temos ou o que temos e gostamos em nós, ou que temos e não gostamos em nós e projetamos nos outros , daí surgem as simpatias, antipatias, apatias , empatias .
De acordo com o principio psicoterápico, a cura se dá pelo choque dos semelhantes, e assim lapidando nossa pedra bruta interior evoluímos .
Na letra : “ As aparências enganam “ tem um trecho que diz: “ As aparências enganam , aos que odeiam e aos que amam, porque o amor e o ódio se irmanam na fogueira das paixões. “
As expressões afetivas podem se manifestar através de emoções ou sentimentos. As emoções são reações intensas e breves do nosso organismo, em resposta a um acontecimento que não estamos esperando, podendo causar alterações orgânicas como aumento dos batimentos cardíacos, estresse, ansiedade etc. Normalmente não conseguimos conter nossas emoções, que podem se expressar através de choros, risos , tremores . Por isso não devemos reprimir nossas emoções e sim extravasa-las, chorando , falando dos conflitos para profissionais da área ou amigos que possam nos compreender nos aliviando como pequenas válvulas de escape, caso contrario poderemos estourar em crises descontroladas e angustiantes . Num trecho da letra: “Não tenho lagrimas “, podemos compreender esse sentimento e diz assim: Se eu chorasse, talvez desabafasse o que sinto no peito , e não posso dizer, só porque não sei chorar , eu vivo triste a sofrer ‘’.
Os sentimentos são afetos mas diferem das emoções por serem mais duradouros, menos impulsivos , mais controlados, e não serem acompanhados de reações orgânicas intensas . Para compreendemos melhor a diferença poderíamos dizer que a paixão que é uma entrega cega ao outro, que muitas vezes nos prejudica , é uma emoção, enquanto que amizade, a ternura, o carinho são sentimentos, pois emanam do amor o mais nobre dos sentimentos .
Ambos , os sentimentos e as emoções , são os temperos da nossa vida , uns gostam mais temperados outros , menos , mas sempre ao gosto de cada um e respeitando a individualidade e a intimidade pessoal.
A vida a dois é maravilhosa , mas também muito difícil, pois o outro deve nos completar e não nos anular ou sermos anulados. O desenvolvimento humano ocorre no convívio dos casais, respeitando-se mutuamente ajudando um ao outro como cúmplices de um amor em constante processo de amadurecimento .
Portanto sinta o amor que está dentro de você, ame a vida, sonhe e realize, sorria para o mundo e para você, expresse seus afetos para aqueles que você quer bem, e te querem bem , assim será mais feliz, e suportará mais facilmente as dificuldades para poder superar-las. Seja sincero e fiel a você mesmo, não se auto engane.
Para finalizar deixo um poema de Vinicius de Morais . “ Soneto de fidelidade “: Esse soneto é para todos os eternos namorados, de todos os dias e não apenas no dia 12 de junho.

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angustia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor ( que tive ):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure .“

PENSE COM O CORAÇÃO, ASSIM AGIRÁS COM MAIS SABEDORIA.
Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano
escrito em 2001

Vida de gado

“Vida de gado, povo marcado, povo feliz”.
Será que é assim que gostamos de nos sentir, perante tantas mazelas que vemos no dia a dia.
Somos um povo hospitaleiro, alegre, tropical, ou alienado, acomodado, conivente.
Enquanto nos conformamos com a nossa ilha da fantasia (Brasília), onde poucos se divertem com altos ganhos, honestos ou não, a maioria se digladia, nas periferias ou até nos bairros chiques.
A impunidade e o deixa para lá, reina em nosso reino, mas não somos mais um reino, e sim uma democracia apesar de relativa e com castas camufladas, onde poucos têm proteção e bons advogados, onde o crime não pode compensar. Devemos tornar nosso ambiente de convivência melhor, onde todos tenham diretos e deveres, respeitando e sendo respeitado trabalhando com competência e não por obrigação tanto nas empresas privadas quanto nos serviços publico, onde muitos são tratados como gado, sendo mal atendido e erradamente, com pedidos indeferidos por erros de servidores incompetentes ou sistemas desatualizados, com promessas de serem atendidos em 30 minutos.
Enquanto poucos mamam nas tetas do governo que representam vacas leiterias sagradas intocáveis, outros são como gado capado aguardando para ser marcado e enviado para os matadouros (cemitérios).
Será necessário derramamento de sangue como ocorreu em outros paises para que o povo seja reconhecido e valorizado, espero que não. Melhor seria uma revolução educativa mais saudável e não sangrenta.
Devemos nos comportar como touros, ou toureiros e não como gado marcado e feliz com migalhas, com pão e circo; tenhamos consciência de que os tempos são outros.
Chega de exploração e humilhação.
Do pó viemos ao pó retornaremos, e espero todos acertem suas contas no oriente eterno.
Somos caçadores e temos que matar mais que um leão por dia.
Não podemos nos conformar com a vida de gado que muitos levam, pois independente da raça do gado tomos teremos o mesmo destino, não nos esqueçamos disso.
Devemos exigir respeito e respeitarmos, somente assim não seremos mais gado e poderemos ser um pouco mais felizes apesar de tudo e de todos aqueles que ainda acham que o povo brasileiro é gado marcado e feliz se contentando com pão e circo...




Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Viver bem...

Como viver bem hoje em dia ? .
Será que dinheiro compra felicidade ?
As mais diversas correntes filosóficas nos dão orientações de como viver bem, apesar de terem sido criadas a mais e de dois milênios, acredito que ainda hoje podemos aplicar muitos ensinamentos das correntes filosóficas greco-romanas principalmente . Através dos tempos o ser humano sempre passou por altos e baixos, o que muda é o progresso, as invenções, o consumismo , mas a essência continua muito parecida.
Estamos constantemente buscando a felicidade, mas onde está a felicidade ? A filosofia nos diz que devemos serenar as turbulências da nossa alma. Dizendo também que devemos ter pouco para sermos felizes, não tendo muitas tarefas ao mesmo tempo, buscando a euthymia, que é a tranqüilidade da alma.
Segundo Demócrito não devemos sobrecarregar nossa agenda diária pois sobrecarregaremos nosso espírito e nos angustiaremos. Devemos eleger as prioridades sem sofrimento, descartando o que não for útil e necessário, não sobrecarregando nossa mente com supérfluos, eliminando o que não for premente, controlando e não sendo controlado pelos problemas, pensando em coisas boas que tragam paz e serenidade.
Seja estóico , aceitando os tombos, para poder se levantar e continuar a caminhada , sendo persistente justamente nas adversidades, assim poderá mudar e melhorar sempre.
Ser estóico é ser sereno e equilibrado nas vitórias e nas derrotas, o vencedor se conhece nas derrotas .
O equilíbrio é o constante movimento não ficando nos extremos.
Devemos viver com sabedoria , vivendo de acordo com a natureza, com simplicidade, tanto no vestuário, na alimentação, nas palavras e no estilo de vida, sem possessões, obsessões e compulsões.
Devemos aceitar as situações como são para poder enfrentá-las e muda-las , não adianta darmos murro em ponta de faca.
Perante uma situação não se desespere, sempre haverá uma solução.
Devemos mais ouvir do que falar, por isso temos dois ouvidos e uma boca.
Muitas vezes nos preocupamos mais com os problemas dos outros do que com os nossos, não adianta fugir pois os problemas estão dentro de nós e somente nós poderemos resolvê-los , cada um tem o problema que precisa para evoluir ,e deverão estar sob nosso controle.
Você não pode controlar o pensamento e o humor do outro, não se sinta atingido pelo que não te pertence, não seja uma esponja numa enchente e não seja controlador . O dinheiro pode comprar conforto e mordomias mas não comprará felicidade, e caixão não tem cofre , lembre-se disso. Mais do que viver muito é viver bem cada dia.
Não reaja contra a ira alheia , ignore, senão você será o saco de pancada que o outro está procurando. Não seja dependente dos outros, tenha a sua própria independência ou no máximo uma interdependência.
Acredite em você e tenha esperança, a sua felicidade depende de você e não dos outros . Se você estiver bem consigo mesmo, estará bem com o outro .
Quanto ao tempo, esquecemos que o único que existe é o presente, viva o dia de hoje com responsabilidade, pois a vida é curta , não fique preso ao passado, pois ele já passou e não vai mudar ,relembre apenas os bons momentos e não sofra pelo futuro, pois ele não chegou e será construído através do seu presente.
Portanto viva o presente , por isso se chama presente.
Temos medo da vida pela certeza da morte, domine seus medos e viva seu presente.
Atraímos o que pensamos. Pense positivo.
Valorizamos muito mais o ter do que ser , quanto mais temos mais queremos, e cada vez mais preenchemos o vazio sem fundo.
O homem sábio cuida do dia de hoje. Basta viver com simplicidade, dizia Epicuro, essa é a verdadeira felicidade.
A felicidade está dentro de nós e não externamente, o dinheiro pode acrescentar comprar conforto e decorar o que já temos, mas nunca comprar a felicidade.
A palavra é de prata, mas o silencio é de ouro, não se esqueça dessa ditado antigo, quanto mais se fala mais se entrega, carroça vazia faz mais barulho.
Sorria sempre que possível, até nas adversidades , o sorriso traz a juventude interior. O bom humor torna a vida mais fácil.
Desenvolva suas virtudes através de treinamentos e hábitos .
Seja o que você quer ser e será.
A única certeza que temos da vida é a morte, por isso não morra em vida antes do tempo. O filosofo Sêneca, dizia que por mais que te espantes, aprender a viver não é mais que aprender a morrer, ele desprezava a morte, e assim vivia melhor. Muita gente morre de medo de morrer, por que será ?
Os romanos diziam : lembre-se de que vai morrer, e nos torturamos pela única certeza da vida, e esquecemos de viver o dia a dia.
Aceite a idéia da morte enfrentando a vida e agradecendo a cada manhã por mais um dia. Assim chegaras ao envelhecimento de uma forma sadia e feliz e em paz consigo mesmo , se precisar voltar um passo volte para dar mais dois ou três, seja mais flexível .
Enquanto estiver vivo independente da idade , mantenha-se ativo , nunca desista dos seus sonhos, nunca é tarde para começar ou recomeçar algo.
Continue sua busca pela felicidade com simplicidade, serenidade, sabedoria, vivendo o presente, deixando sementes férteis para as gerações futuras...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...