sexta-feira, 4 de junho de 2010

Orientação Profissional

Estamos novamente próximos dos vestibulares, e todos aqueles que estão em busca de um futuro profissional, entram em processo de ansiedade .
Com o advento do capitalismo, as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, ter , consumir , e trabalhar é necessário.
O ser humano precisa se sentir útil, fazendo o que gosta e gostando do que faz, e assim será bem remunerado por isso.
A escolha profissional independe da idade, podemos e devemos mudar quando não estamos bem, buscando a satisfação pessoal e material, que exige qualificação , atualização, reciclagem constante, especialização , competência e principalmente hoje em dia, com a evolução e exigências do mercado, e quem não se preparar, será devorado por esse mercado, causando sérios problemas pessoais e até psicológicos, mexendo com sentimentos, complexos, auto-estima e etc.
A construção do futuro é resultante de uma série de fatores que influem na escolha profissional. Nada acontece por acaso .
Começando pelas características da profissão levando em conta o mercado de trabalho, e sabendo que sempre haverá uma vaga para um bom profissional, assim estaremos entre os melhores. Toda profissão tem pré-requisitos, que requer aptidões, habilidades , para que possamos desenvolver nosso potencial, a partir dos nossos interesses e gostos . Estudar sempre também é um pré-requisito .
Sofremos também influências, do grupo familiar e de amigos, devemos filtrar essas influencias e aproveitar as boas opiniões. Se perguntando “o que eu quero para mim , quais as minhas expectativas profissionais ” . Leve em conta sua historia pessoal, suas experiências, vivencias, o que gosta de fazer nas horas vagas, suas habilidades, isso ajuda na escolha. Não se pressione demais, e nem se deixe pressionar, se precisar se de um tempo, melhor esperar seis meses pesquisando, tirando dúvidas , que cinco anos de frustração e arrependimento.
Se tiver dificuldades, procure ajuda profissional, para se conhecer melhor , assim você unirá o unir o útil ao agradável .
Converse com profissionais da área que você tem interesses, visite locais de trabalho, leia manuais sobre as profissões, se informe sobre o mercado de trabalho, o maior interessado é você , não espere, faça acontecer.
O ser humano é um ser em busca e muitas vezes se questiona sobre o seu ganho, podendo até ganhar mais do que precisa, mas sempre achará que ganha menos do que merece.
Com relação á vocação Bock diz que “a vocação do ser humano é não ter vocação nenhuma ” , pois quem tem vocação são as formigas, as abelhas e as aranhas.
O ser humano é um ser biopsicossocial , não devendo se acomodar, rompendo as resistências ás mudanças, e somente assim evoluiremos para sermos mais úteis e felizes. E para refletir fica uma questão.
“Nós escolhemos ou somos escolhidos ”

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

O tempo...

Somos como uma maquina do tempo, vivemos querendo mudar o passado ou o futuro, e esquecemos do presente , o aqui e o agora .É no presente que podemos compreender o passado e tornar o futuro como queremos, dentro do possível. O tempo é relativo, pois o passado pode ser a um segundo atrás ou a 10 anos assim também acontece com o futuro. Estamos constantemente buscando respostas, explicações, justificativas e questionamentos, para o que já passou.
O passado já passou e o futuro não chegou.
No passado estão nossas recordações, memórias e lembranças que podem ter sido boas ou não, como diz os provérbios: “ não adianta reclamar pelo leite derramado, pois águas passadas não movem moinhos “, o passado as vezes nos trazem magoas, angustias, apegos, perdas e ou alegrias e saudades , devendo nos servir como experiências , bagagens, aprendizagens, assim devemos compreender e aceitar o passado tirando lições para o presente e para o futuro.
No futuro estão nossas realizações e sonhos. E as vezes não controlamos nossa ansiedade e sofremos querendo que o futuro ou os problemas se resolvam da nossa forma e o mais rápido possível, e como diz o provérbio “não apresse o rio, pois ele corre sozinho ” superando todos os obstáculos para chegar ao seu destino .
Sofremos e nos julgamos e as vezes nos condenamos ,pois o maior juiz é a nossa própria consciência . Se não enfrentarmos nossas problemas eles continuarão conosco , não adiantando fugir pois eles estão dentro de nós, assim devermos enfrentar nossos problemas mesmo não querendo, mesmo com medos, transformando e mudando as atitudes no presente compreenderemos o passado e teremos um futuro melhor.
Acredite sempre em você, enfrentando seus medos, seus fantasmas simbólicos . A grande questão perturbadora é quando nos perguntamos : E SE... Essa questão nos perturba e neurotiza, quando não aceitamos ou não diluímos nossos conflitos. Tentamos controlar o tempo o tempo todo , as vezes reclamando que o tempo não passa e as vezes reclamando porque passa tão rápido. O tempo é o mesmo nós que devido as nossas ansiedades queremos controla-lo , controlando tudo até nossos medos e emoções, e quando não conseguimos desabamos transbordando em lamentações, reclamações, insatisfações .
A imaginação humana viaja como uma maquina do tempo, querendo alterar narcisamente o processo evolutivo que pertence a toda a humanidade . Assim se vivermos mais o presente, compreendendo o passado, o futuro poderá ser melhor naquilo que planejamos, pois cada um colhe o que planta...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

O coração

O coração é o primeiro órgão que nasce e o ultimo que morre.Entretanto , pouca importância lhe tem sido dada na estruturação da consciência.
A batida cardíaca é um acontecimento autônomo, com um ritmo harmônico e controlado, e se esse ritmo se alterar para mais ou menos é porque está acontecendo um distúrbio da ordem cardíaca . Quando falamos do coração, sempre associamos a situações emocionais. Emoção é algo que o ser extravasa. ( do latim emovere – mover para forma de si mesmo ). O sentimento e em especial o amor, estão intimamente associados ao coração. Utilizamos algumas expressões que caracterizam bem o simbolismo do coração :
“ coração de criança “, “ter bom coração “ . “ guardar alguém no coração ”ouvir a voz do coração “. Dar de coração “. “coração mole”. O coração é o símbolo do amor e da união . Podemos dizer que o ser humano tem dois centros. A cabeça ou a razão e o coração ou a emoção . Quando essas duas funções se completam temos um ser inteiro.
As perturbações cardíacas costumam atacar aquelas pessoas que não estão preparadas para serem sufocadas por uma emoção do passado que as arranca da rotina . Esses sentimentos precisam vir a tona para serem elaborados e compreendidos. Devemos ouvir nosso coração , seus batimentos , sem nos tornarmos cardiofóbicos, não devemos ter medo do nosso coração, A pressão alta é perigosa para o coração . o hipertônico é uma pessoa agressiva que reprime a própria agressividade através do autocontrole . E essa energia pode descarregar-se através de um enfarto . O colapso cardíaco é a soma de todos os socos que não foram dados . Jung diz que “a razão torna-se não-razão quando separada do coração. Uma vida psíquica vazia de idéias universais adoece por desnutrição “ .
O coração é um símbolo integrado na nossa psique, e é sentido e imaginado com tanta Constancia que por vezes nem mesmo percebemos o seu significado.
O coração simbólico é em nossa cultura, órgão de ligação, sede da emoção amorosa e expressão da totalidade . Quando é esquecido se manifesta sintomaticamente através das doenças. Quando lembrado mostra nosso destino.

Gostaria de terminar essas reflexões com trechos de uma letra muito conhecida que diz :

Meu coração,
Não sei por que
Bate feliz
Quando te vê...

Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então,
Serei feliz, bem feliz.
( carinhoso, de Pixinguinha e João de barros )

ouça a voz do seu coração racionalmente, pois ele te ama ...


marco Antonio Garcia.
Psicoterapeuta junguiano

O Cancêr

Para entendermos o câncer devemos raciocinar em termos analógicos .
Cada um de nós é parte da raça humana, e dentro de nós temos Sistemas , aparelhos, órgãos, células. Todos eles devem estar integrados no todo que somos , cada um cumprindo com o seu dever , caso contrario surgem as doenças , causadas pelo desequilíbrio interno.
Podemos enfrentar desequilíbrios e fracassos, mas existe um limite, caso contrario nossa existência correrá perigo.
O mesmo acontece com um Estado, um governo, Alguns cidadãos podem causar transtornos anti sociais, criando , rebeliões, revoluções e protestos. O estado deverá enfrentar essas situações o mais rápido possível caso contrario poderá chegar a um colapso governamental, e da forma mais conciliável , buscando cooperação, compreensão , sem tentar eliminar o conflito de forma radical, pois poderá causar o caos.Do ponto de vista do estado as forças de oposição são inimigos perigosos que tentam desestabilizar a frágil organização afim de enfraquecer as autoridades, para tomarem seu lugar, e assim se tornar um conflito globalizado e constante, gerando uma sociedade doente e frágil, suscetível a crises, não gerando progresso e desenvolvimento, pois todos querem o seu espaço, independente de saber se é bom ou ruim para a maioria. se o estado reagir de forma coerente e consciente, controlara as crises, caso contrario estará em constante conflito e será substituído e a guerra continuara até a morte .
Relatei essas situações políticas globais, para poder explicar como se instala o câncer no organismo humano.
Dependendo da doença, o organismo reage, podendo curar-se, caso contrario, morre.
No caso do câncer, ocorre um crescimento no numero de células que se não for contido no inicio, o individuo morre. A célula cancerosa, não é como as bactérias ou vírus, algo que vem de fora ou estão adormecidas em nós. Elas estavam a serviço do órgão, formando-os num período primitivo da nossa existência, eram nossas aliadas, mas por vários motivos rompem essa união com a comunidade celular, e se espalham rapidamente, desrespeitando limites, infiltrando-se e multiplicando-se ( metástases ) deixando o processo da respiração partindo para a fermentação , que é um processo independente, se alimentando do próprio corpo que ela ajudou a desenvolver. Buscando de forma desesperada sua liberdade utópica,e sua imortalidade , sem saber que a morte da pessoa doente também significa o fim do desenvolvimento canceroso.
Porque será que esse processo auto destrutivo acontece ?
Tanto a célula cancerosa quanto o individuo querem viver , para tanto estão dispostos a sacrificar um ao outro .
Tanto o Estado como seus opositores, querem concretizar seus ideais, O estado tenta sacrificar os anarquistas, mas se perder, estes sacrificam o estado.
Vencer ou ser vencido, esse é o lema.
O câncer é como a globalização, crescimento e progresso sempre, um tentando comer o outro vivo, e sobreviverá quem for mais forte.
Não precisamos vencer o câncer, ele tem que ser compreendido, para que possamos compreender a nós mesmos.
Devemos aprender com o câncer, para descobrir nossos próprios erros de pensamentos e enganos. Enquanto nosso EU, se esforçar para alcançar a vida eterna, ele fracassará tal como a célula cancerosa .
Todas as escolas iniciáticas simbolicamente , ensinam que devemos morrer para que possamos nascer outra vez no Si mesmo,
Os estudos psicossomáticos mostram que somente solucionaremos os problemas do mundo globalizado, quando aprendermos a questionar com paciência e Constancia a rigidez e a resistência a mudanças do nosso eu e os nossos limites, e quando deixarmos o individualismo e nos sentimos e agirmos como parte de um todo, assumindo a responsabilidade desse todo de uma forma individuada.
Se estivermos bem conosco estaremos bem como o todo do começo ao fim .Devendo manter vínculos com o mundo interior e exterior e de forma equilibrada.
O antídoto para essa totalidade chama-se AMOR, Não o amor egoísta mas o amor autruista, como um estado de consciência.
O câncer é um amor pervertido.
O amor verdadeiro vence as barreiras e limitações, une a todos. O amor não teme a morte , pois amar é viver.
O câncer é um amor num nível equivocado.
O câncer somente sente respeito pelo amor verdadeiro, e o símbolo do amor perfeito é o coração, por isso o coração é o único órgão que não é atacado pelo câncer .
Reflitam...

Saúde, trabalho e paz para todos

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Morte

A única certeza que temos ao nascer é que vamos morrer, e mesmo assim é um dos maiores temores da maioria das pessoas.
Porque será ?.
Será devido as questões existenciais que indagamos como:
De onde viemos?
O que fazemos aqui ?
Para onde iremos?
As Religiões, a Mitologia, as Filosofias de vida, as Seitas as Ordens, procuram dar explicações para esse questão mortal, talvez para aliviar e controlar o sofrimento humano. O animal humano provavelmente é o único que tem consciência da sua existência e a necessidade da divindade, devido a grande insegurança pessoal.
Jung escreveu o seguinte sobre a morte. “ É no misterioso momento do meio dia da vida que acontece o nascimento da morte”. Por volta dos 35 aos 45 anos , quando a curva da vida alcança o auge dá-se a transição, mesmo assim muitos estão entre o desejo de viver e o desejo de morrer, no entanto só permanecerá vivo quem estiver disposto a morrer com a vida.
O sentimento de perda das pessoas próximas , envolve solidão, insegurança, culpas, angustias, abandono . O processo de Individuação bem compreendido nos ajuda a aceitar e nos preparar para a morte. Verificamos em consultório que crianças , adolescentes, adultos e idosos tem medo da morte, cada um do seu modo de ver .
Para alguns a morte pode ser o fim de um período de sofrimento através da auto destruição devido a tensão excessiva ( Romeu e Julieta ), para outros pode ser a transformação, a passagem a continuidade para a vida eterna. Outros morrem para viver na memória daqueles que o admiravam e idolatravam, outros morrem anonimamente e indigentemente.
A Morte, décimo terceiro arcano do Tarô, é um símbolo ambivalente onde vida e morte se completam. A morte pode ser a suprema libertação e transformação das coisas .
Na mitologia grega a morte ( Tânato ) , fazia-se filha da noite e irmã do Sonho, e relaciona-se com o elemento terra ,e o esterco está associado ao seu simbolismo.
Na mitologia Romana (Mors )e no Islã, a morte do herói assimila-se ao iniciado sublimado.
Jung acreditava que a psique inconsciente ignora a morte como sendo um fim, e que os sonhos continuam a ocorrer como se nada estivesse por acontecer e o processo de individuação fosse o sentido da vida independente da morte estar ou não a caminho. No entanto existem situações prospectivas onde o inconsciente não ignora a aproximação da morte, é quando o sonhador tenta forjar ilusões para si mesmo a respeito do fim eminente, diz M.L .von Franz.
Sonhos com morte são comuns, podem ser assustadores, mas raramente seu significado é a morte, podem anunciar mudanças e transformação em nossas vidas, preste atenção nos sonhos e em suas mensagens.
Quando me perguntam se tenho medo da morte, respondo que tinha medo quando era vivo , agora não tenho mais .
Não tenho respostas sobre a morte e sim reflexões, como :
Será que a vida é eterna ?
Será que somente nós existimos neste Universo ?
Será que somos parte de um todo existencial infinito no tempo e no espaço ?
Será que a existência terrena material é finita sem influencia de energias cósmicas ?
Também não sei responder a essas questões, tenho apenas opiniões e idéias a respeito, e que cada um tenha a sua, e respeito a opinião alheia democraticamente. Só sei que devemos ser e fazer o melhor aqui e agora, sem se angustiar pelo passado e nem sofrer ansiosamente pelo futuro. Se existir algo além vai depender do que fizemos aqui, se não existir pelo menos fizemos o melhor que pudemos.
Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, reflita ...
Muita paz e amor a todos na vida e na Morte.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
Psicoterapeuta Junguiano

Medo da Violência

“Nós pedimos com insistência:
Não digam nunca: isso é natural !
Diante dos acontecimentos de cada dia.
Numa época em que reina a confusão.
Em que corre o sangue,
Em que se ordena a desordem ,
Em que o arbitrário tem força de lei,
Em que a humanidade se desumaniza,
Não digam nunca: isso é natural ! ”

Bertold Brecht

Sabemos que o ser humano é agressivo, e esse impulso agressivo e destrutivo pode ser hetero ou auto – agressão , uns controlando ou reprimindo mais que outros , dependendo da cultura, das leis , podendo canalizar para o bem ou para o mal.
Será que a nossa sociedade está conseguindo criar condições adequadas para a não emergência desses impulsos destrutivos?
O que vocês acham leitores?
O que fazer para vencer o medo da violência, ou diminuir a própria violência . Como diz Bertold Brecht , só não podemos achar que tudo isso é natural ! , senão será o fim !!!
O mundo está com medo de tudo e de todos , isso afeta a nós, nossa família, escola, nosso bairro , cidade , estado, país e mundo .
O que é violência ? Podemos dizer que é uma situação de reação ou coerção em que a pessoa foi submetida a um desprazer desnecessário ao seu crescimento e seu desenvolvimento e ao seu bem estar enquanto ser sadio psiquicamente levando a comportamentos inadequados .
Quem agride violentamente não tem medos, ou tem problemas mentais ( psicopatias ) ou a certeza da impunidade das leis, e querendo tirar do outro de uma forma invejosa negativa, aquilo que ele não consegue ter por seus próprios méritos, e acredita que não tem nada a perder, e por se achar vitima do processo social desigual, o que é bastante relativo .
Nossa civilização parece não estar dando conta de canalizar a violência, e os motivos são muitos, como a desestruturação da família, escola impotente e sem autoridade para exigir valores éticos e morais, desemprego, leis frágeis e com brechas, autoridades políticas e policiais receosas de cumprir suas obrigações, excesso de direitos e pouco cumprimento dos deveres, corrupção , falta de limites , responsabilidades e respeito, onde quem manda é o dinheiro e a sede de poder e domínio, em todas as classes sociais e econômicas, devido ao individualismo e o cada um por si .
Assim o medo da violência se alastra nas ruas, com as drogas e a criminalidade . No entanto não podemos ser omissos e passivos perante esse estado que não é de hoje ,mas se agrava a cada dia .
Devemos estabelecer uma nova ética com valores pela vida sobre a morte . Um projeto constante que todos devemos estar engajados , para que nós , nossos filhos e amigos e todos aqueles que amam a vida e a si mesmo enfrentem com coragem os desafios .
Devemos ter medo para proteção das nossas vidas mas esses medos não podem nos impedir de viver , caso contrario o medo evoluirá para a ansiedade patológica, fobias e pânico geral, e não podemos deixar que isso aconteça.
Se cada um fizer o seu papel, a maioria boa vencerá a minoria má . Não vamos esperar que caia do céu as soluções .
Tenhamos ESPERANÇA, que nos próximos anos melhore, esperança é o que nos resta.



Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Manias

Todos nós temos algumas manias, e elas sob controle foram e são importantes para a preservação da espécie, pois os mais precavidos e prudentes sobreviviam mais.
Quando são em excesso se transformam em doenças ou TOC (Transtorno obsessivo compulsivo), a pessoa tem pensamentos constantes e para aliviar esses pensamentos que preocupam demais tornando os obsessivos, elas desenvolvem comportamentos repetitivos ou compulsivos, levando o individuo a angustia e ao sofrimento, sendo escravo de si mesmo; com pensamentos que geram medos e para se livrar deles adotam comportamentos compulsivos.
O portador de TOC tem consciência de que seus comportamentos são irreais, mas não conseguem se libertar desse sofrimento mental. Ele tem sérios problemas sociais e profissionais, e sofrem de auto estima rebaixada, o que piora o quadro, causando outros distúrbios como depressão, alcoolismo e fobias, e a angustia de não conseguir se controlar, atormentado a cada minuto, criando um circulo vicioso.
As causas ainda não estão desvendadas, porem tem componentes genéticos e ambientais. As áreas do córtex frontal e gânglios da base são os responsáveis pelo controle do medo, assim como a serotonina (responsável pelo prazer e bem estar) também ajudam no controle. Ainda não tem cura , mas pode ser controlado , com ajuda de medicamentos e psicoterapia .
Pessoas saudáveis podem apresentar traços de TOC , em casos de muito stress. As paixões também são terrenos férteis para obsessões e compulsões, as manias da adolescência, no mundo infantil, nas mulheres grávidas e pós-parto também surgem os sintomas devido aos hormônios.
Um bom livro sobre o assunto é “ Mentes e manias ” .
Alguns pensamentos torturantes e repetitivos são :
Preocupação de não confiar em si mesmo.
Acreditar que possa machucar ou agredir alguém, sem motivos.
Pensamentos obscenos, incestuosos com medo de provocar violência sexual .
Fanatismo religioso, medo de pecar e blasfemar.
Colecionador compulsivo, sem se desfazer das coleções.
Hipocondria, medo de se contaminar com vírus ou bactérias , repetindo atos como lavar as mãos a todo instante.
Pensamentos ruins , meticulosidades .
Procure ajuda o quanto antes, não seja prisioneiro de si mesmo, pode não ser curado, mas terá o controle necessário para viver melhor, você merece .


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Liberdade

O que é liberdade?
Podemos nos sentir livres?
Filosoficamente, liberdade pode indicar ausência de submissão, independência do ser humano com autonomia e espontaneidade, fazer o gosta , gostando do que faz e com prazer.
Também é diferente a liberdade de pensamento e de ação, pois nem sempre o que pensamos e gostaríamos de fazer, podemos fazer na realidade.
Temos a liberdade de pensamente, de sonhar, mas não de expressar nossas idéias, e quem tentou expressa-los dependendo da cultura em que vive, pagou caro, até com a própria morte, que não deixa de ser o cume da liberdade concreta.
A liberdade também pressupõe responsabilidade, e respeito ao próximo. Segundo Sartre, a liberdade é a condição ontológica do ser humano. A liberdade angustia o ser humano, tornando-nos prisioneiros de nós mesmos, dos nossos medos e livres para escolher sem perceber que somos escolhidos pela natureza, pelo consumismo e compulsões.
Somos tão livres quanto felizes, pois ambas são efêmeras, mas intensas.
“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” (Cecília Meireles).
Temos o livre arbítrio e a vontade de realizar, quando podemos e queremos desde que o outro permita , assim nossa liberdade termina onde começa a do outro.
Podemos nos sentir livres presos e presos mesmo livres.
A liberdade plena é utópica, no entanto tentemos ter pelo menos liberdade de pensamento e ações compatíveis com esses pensamentos.
A liberdade tem um auto-custo que às vezes vale a pena pagar para se sentir um pouco livre de situações que nos angustiam, quer seja num relacionamento, numa atividade profissional.
Conquiste suas liberdades mesmo que tenha que provocar guerras, muitas vezes só se consegue a paz com guerras, ou com atitudes e comportamentos sábios como fez Gandhi na Índia.
Seja livre, sabendo que a liberdade se conquista passo a passo, num caminho longo e eterno...

Marco Antonio Garcia
Psiocoterapeuta

Depressão pós Parto

A chegada de um filho esperado é motivo de alegria para a maioria dos casais, mas algumas mães sofrem de depressão pós-parto, devido às mudanças hormonais, novas responsabilidades e preocupações com o mundo, podendo deixar mães distantes dos bebês, ficando tristes e apáticas, chegando ao abandono e até com tendências suicidas.
Esses casos são conhecidos estudados e cuidados por médicos e psicólogos. Pesquisas recentes têm mostrado que o pai também pode sofrer de depressão pós-parto, apresentando sintomas como: ansiedade, irritabilidade , insegurança, desesperança e medo do futuro, mostrando que não estava preparado para a chegada do filho, muitas vezes fica enciumado pois acredita que perdera a atenção da mulher que estará voltada para o filho, podendo até buscar relacionamentos extra conjugais para compensar essa carência. As mulheres precisam estar atentas a isso.
Para ambos os pais é normal uma certa mistura de alegria e insegurança após o nascimento dos filhos, devido as cobranças e exigências sociais principalmente atualmente, pois querem dar o melhor para os filhos, mais do que receberam e está cada vez mais caro ter e educar filhos, sem se falar nas mudanças que ocorrem, com noites mal dormidas, preocupações, alterações hormonais nas mulheres diminuindo o interesse sexual pelo parceiro. Tudo isso pode acontecer e durar por volta de um ou dois meses, mas se perdurar muito procure ajuda, tanto o homem quanto a mulher, superando os preconceitos.
O problema pode existir, não adianta fugir dele, encare-o e supere-o com ajuda profissional , muito dialogo com compreensão.
A depressão pós-parto apresenta vários sintomas diferentes entre o homem e a mulher. A mulher mãe apresenta apatia, tristeza, com conflitos sobre a importância da maternidade e duvidas quanto a capacidade de cuidar da criança. No homem pai , ocorre a fuga do problema, trabalhando mais se afastando da mulher e do bebê. O casal precisa enfrentar esse problema, para não causar problemas comportamentais na criança durante o seu desenvolvimento.
Existem tratamentos preventivos para a depressão pós-parto do casal , com medicamentos e psicoterapias especificas. O importante é se conscientizar do problema e enfrentá-lo, pois a vida continua e continuará e pense nos aspectos positivos de se ter um filho, uma parte sua com quem você crescerá e se realizará com mais alegria do que tristezas , fazendo parte da evolução humana, dando continuidade a sua existência.
Curta esse momento a dois que será a três ou mais, é muito gostoso .




Marco Antonio Garcia
Psicólogo e Psicoterapeuta

Como educar os filhos !!!!

Há muito tempo perguntam –se os pais, educadores e psicólogos, qual a melhor forma de se educar os filhos. Sabemos que está cada vez mais difícil, devido aos tempos modernos e excesso de estímulos e influencias, mas existem regras gerais que podem ajudar na educação dos filhos , com equilíbrio , simplicidade e bom senso.
Pesquisas são feitas sobre o comportamento humano no mundo todo , e alguns princípios para tentar educar ou auto educar-se , segundo o psicólogo Laurence Steinberg, as quais concordo, são :

1- O velho ditado que diz “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, não serve para a educação dos filhos, pois eles aprendem mais através da observação, atitudes e exemplos do que através de ordens ou conselhos.
2- Carinho, afeto, abraço, beijo, elogios, diga que o ama, são muito importantes para a auto estima para o auto conceito dos filhos, ao invés de agressões verbais ou físicas, proteger sem mimar demais, mas minando o suficiente é saudável.
3- Envolver-se, participando da vida do filho, o fará se sentir seguro e querido, sem vigiar ou proibir demais, mais saber do seu dia a dia, através do dialogo, o que ele faz, aonde e com quem. Ë melhor aprender pelo amor do que pela dor.
4- Trate seu filho, de acordo com a idade, conheça as fases de desenvolvimento da infância e da adolescência, não adianta acharmos que eles já são grandes para fazer algumas coisas e crianças para fazer outras, todos nós mudamos e muito principalmente até os vinte anos de idade. Trate o de acordo com o seu desenvolvimento biopsicossocial.
5- Todos precisamos de limites, disciplina e regras, se vocês pais não derem, a vida vai cobrar caro, no entanto só se da o que se tem, vide regra 01.
6- Devemos educar com autonomia e independência, e não criamos os filhos para nós, e sim para a vida, não seja um co-dependente. Liberdade com responsabilidade pessoal.
7- Coerência nos atos; o filho imita muito os pais, quando queremos melhorar as crianças na maioria das vezes, devemos orientar os pais para que mudem suas atitudes com coerência.
8- Castigos físicos ou verbais, não dão respeito e sim medo ou geram mais agressividade, devemos punir com conscientização do ato, caso contrario estaremos educando para a psicopatia.
9- Dialogo constante com convencimento e argumentos, é muito sadio, pois tanto os pais quanto os filhos crescem, e aprendem sempre. Não adianta impor a sua vontade, respeite o próximo como gostaria de ser respeitado. Tenha tempo para conversar com seus filhos.
10- Respeito mutuo, gera admiração, caso contrario se tornará em vingança um dia, o que é perigoso. Quem bate esquece, quem apanha não esquece com facilidade. Lembre-se disso.
Enfim, como diz o psicólogo Steve Biddulph, é cuidando e “curando” os pais (avós, tios) que se educa melhor os filhos. Se os pais têm problemas e complexos do passado devem procurar ajuda, fazendo terapia familiar, de casal ou individual, os filhos não pediram para nascer, e não adianta das apenas casa, comida e roupa, é preciso dar atenção, carinho, amor, respeito e muito dialogo, e compreensão; a educação é cíclica é ensinando que se aprende dizem os grandes mestres.
Seja você também um mestre. Continue essa caminhada, ela é eterna e constante como as mudanças. Muitas vezes só se da o devido valor aos pais quando ser torna um, e que não seja tarde demais ....
Se não conseguir seguir alguns desses princípios e regras, não tenha filhos.

Marco Antonio Garcia
Psicologo Clinico

Andropausa

No artigo anterior escrevi sobre o Climatério feminino, e agora para mostrar o outro lado e para atender pedidos de vários leitores, escreverei sobre o Climatério masculino. Talvez não seja um termo adequado, como também não seja o termo Andropausa ( versão masculina da menopausa na mulher ) , mas o mais importante é falarmos sobre esse período critico que os homens passam, onde ocorre o declínio da testosterona ( hormônio sexual masculino ) por volta dos 50 anos, onde ocorrem mudanças fisiológicas e psicológicas.
A Andropausa não ocorre de forma igual para todos os homens, aqueles mais emotivos, menos autoconfiantes e mais inseguros estão mais predispostos aos seus efeitos.
Os principais sintomas da Andropausa são:
Diminuição do desejo sexual, insônia constante, irritabilidade, aumento do peso corporal, dificuldade de ereção, dificuldade de concentração e memorização, auto estima rebaixada, apatias e depressão, queda de pêlos, diminuição da massa muscular, tendências a anemia e osteoporose , cansaço, mal humor, estresse profisional e familiar, aumento da próstata, que requer cuidados e visita ao médico, para exames , evitando o surgimento de câncer na próstata., a partir dos 45 anos.
Os homens que possuem disfunções sexuais como impotência e ejaculação precoce, por exemplo, antes desta idade devem procurar ajuda médica e psicológica, afim de terem uma vida mais saudável para si e para a parceira .
Com relação ao desempenho sexual, que muito preocupa os homens na Andropausa, os sintomas são variados e vagos, e não traz o fim da fertilidade para o homem e sim a diminuição da produção de espermatozóides . Existem vários tratamentos como a reposição hormonal masculina e outros. Procure um médico e ou um psicólogo de sua confiança para saber se a causa é orgânica ou psicossomática e se ajude.
Nossa vida é um conjunto de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais e até econômico , e o sexual é uma parte disso tudo e não o mais importante , variando de pessoa para pessoa.
Confie em você, você não precisa provar nada para mingúem.
Saibam os casais que o ou a amante sexual, não invade a intimidade dos casais seguros, confiantes e compreensivos, esse personagem somente entra na vida intima dos casais se a porta da infidelidade, machismo ou feminismo, falta de respeito , a não realização de fantasias normais, cumplicidade e amor diminuírem muito. Assim o ou a amante é convidado a invadir a intimidade por conflitos conjugais, tudo isso em condições normais e não patológicas obviamente.
A vida é um ciclo : nascemos, vivemos e morremos, o que devemos fazer é viver a vida da melhor forma possível, e aceitando que o envelhecimento traz amadurecimento, experiências e bagagens , ganhamos algumas coisas e perdemos outras e devemos aceitar e compreender essas perdas , substituindo e compensado com outras atividade adequadas a idade. Ter a vitalidade dos vinte anos com a experiência dos cinqüenta não é possível.
Dialogue com a parceira, respeitando-se mutuamente com cumplicidade e amor , dialogue com os filhos e amigos, vivendo cada momento energeticamente e feliz.
Seja você e não o que querem que você seja, nem queira ser quem você não é, se aceite como é, mas melhorando sempre.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Competência

Quem é competente ou talentoso é procurado pelas empresas e instituições.
Procuram-se pessoas que possam desempenhar bem suas funções e com criatividade. Todos nos temos competências e talentos, é preciso que se descubra qual é, e desenvolver essa habilidade que pode ser genética ou adquirida e desenvolvida, dependendo bastante do meio ambiente, que pode facilitar ou retardar o surgimento do talento, bem como as oportunidades, e o que chamamos de sorte seria o conjunto de competência com a oportunidade e o momento.
Existem vários tipos de competências, e podemos ter varias como; criatividade, sociabilidade, competitividade, liderança, curiosidade, boa imaginação, equilíbrio emocional, responsabilidade, ser pratico na solução dos problemas, tolerância, ambição, organização, capacidade de tomar decisões, etc. Fazer o que gosta gostando do que se faz e fazendo bem feito. Se conseguirmos pensar com o coração e sentir com a mente, seriamos muito mais produtivos, sabendo dividir o tempo em trabalho, lazer e descanso.
As pessoas mais competentes são aquelas que vem nos dificuldades as melhores oportunidades; grandes problemas grandes soluções, olhar para frente e para o alto, expandir o raciocínio, amplificar a visão, ver longe e bem.
As barreiras e os obstáculos devem ser desafios e não motivos para desistirmos perdendo a motivação. Por mais experiências que tenhamos, ela esta no passado é como um túnel com a luz de saída para traz, mas o competente não se abala com as dificuldades que vai enfrentar, ele encara com otimismo e capacidade de realização, quanto mais conhecimentos mais sabedoria para resolver e enfrentar os problemas.
Como diz o ditado “não me inveje, trabalhe”.
O mercado de trabalho e os pesquisadores buscam Indivíduos com características como: pessoas assertivas, empreendedoras, analíticas, sociáveis e disciplinadas.
O psicólogo Carl Gustavo Jung, desenvolveu uma tipologia classificando as pessoas em introvertidas ou extrovertidas com características de ego podendo ser: pensamento, sentimento, intuição e sensação, o bom é termos um pouco de cada, mas normalmente somos mais desenvolvidos em duas ou três, e é isso que determina nossas competências e qualificações pessoais e profissionais, fazendo com que nos conheçamos melhor, desenvolvendo o auto conhecimento, pois se estivermos bem com consigo mesmo estaremos bem com os outros, e somos seres interdependentes, é assim que evoluímos.
Muitas pessoas que perdem seus empregos descobrem seus talentos e se dão bem. Faça uma reflexão e busque no seu interior o que gosta de fazer, seja diferente quem sai da mesmice se da bem na vida.
Ficar reclamando, resmungando e chorando pelos cantos, sem sair do lugar não vai a lugar nenhum, atola em seus prantos. Olhe para frente e acredite em você, o futuro depende do presente, plante hoje e cuide de sua roça e assim colherá bons frutos amanhã.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...