quarta-feira, 11 de agosto de 2010

50 anos do GD

Hoje 05/08 estive no Colégio Estadual Gonçalves Dias, onde estudei o antigo colegial de 1973 a 1975. Como professor, lecionei varias matérias, como Psicologia, Psicologia da educação, no Colegial e no Magistério, de 1982 a 1996, quando por motivos de excessos de trabalho, pois tinha três atividades, pedi exoneração.
Recebi um telefonema de um professor amigo, o Francisco, o Chicão de Química, me convidando para as festividades desses 50 anos, cuja data de fundação foi em 1960.
As festividades serão de 23 a 29/08/10. Vou participar do jantar comemorativo em 27/08/2010, dia do psicólogo. Durante esse período, tive ótimos momentos, tanto como aluno quanto como professor, varias pessoas de minha família estudaram no GD, lecionei para irmãs, sobrinhos e sobrinhas e primos, meus filhos também estudaram lá.
Não vou citar nomes de diretores, professores, funcionários e ex-alunos amigos, pois são tantos e para não se esquecer de nenhum, agradeço a todos pela amizade e companheirismo.
Como passa o tempo. Mas a saudade, o idealismo, fica marcado em nós.
As feiras de ciências, semanas culturais, as festas juninas, as formaturas, a horta e o laboratório do Professor Reginaldo, o laboratório do Professor Nilton, essas atividades ajudei a organizar com a Diretora Mercia. Fui também presidente da APM, onde conseguimos fazer algumas reformas na escola.
A educação deveria ser a prioridade de qualquer governante consciente e serio. Sabemos da dificuldade em passar ensinamentos a crianças e adolescentes, mas este é o desafio que devemos enfrentar. Meio século, parabéns a diretoria Suzel, pela iniciativa em reunir aqueles que passaram e estão em atividade, que isso possa se repetir outras vezes, pois o que deve ficar são os bons momentos do passado, são eles que alimentam nossa alma aumentando nossa auto-estima e nos energizando com fluidos de amor, tão escassos atualmente.
Gonçalves Dias, nosso poeta e patrono, dizia:

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

È assim de devemos nos sentir , quando nos lembramos do Gonça, que foi e é a casa de muitos que por lá passaram e guardaram ensinamentos, que devemos levar para a toda a vida .
Os bons momentos não se devem esquecer, e se houveram alguns ruins, que sejam jogados no lixo para serem reciclados devidamente.
A todos que conheço e me conhecem, vamos valorizar esse momento, esses 50 anos, com alegria, servindo como estimulo para continuarmos nosso caminho e levando esperança a todos que estão vindo, valorizando a escola publica tão criticada.
Parabéns para todos nós que passamos, aos que estão e aos que virão colher ensinamentos no Gonça...

Marco Antonio Garcia
Ex aluno
Ex professor
Sempre defensor da boa educação.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Terceiro milênio

Texto escrito em dezembro de 2000.

2001 - TERCEIRO MILENIO ! ... Depende de nós

Estamos em dezembro de 2000, faltam poucos dias para rompermos a barreira do terceiro milênio. Essas passagens normalmente geram muitos mistérios, premonições, esperanças e medos. Na passagem do primeiro para o segundo milênio, também ocorreram situações que levaram a população ao desespero em alguns casos.
Alguns acreditam que o terceiro milênio será o da conscientização da humanidade , outros acreditam que será um milênio de muito desgraça , do apocalipse.
No entanto acredito que tudo pode acontecer, depende de nós, maravilhosos seres humanos, inteligentes, sábios, dominadores, e ao mesmo tempo destruidores, devastadores.Depende de nós, mantemos a nossa existência, pois o planeta sobrevirá como sobrevive a mais de quatro bilhões de anos; com suas pangéias, mostrando que o planeta se recicla e tem vida própria , e nós humanos somos visitantes, e poderemos ser convidados a nos retirarmos ou sermos exterminados se não nos comportamos bem. Devemos nos conscientizar de que não somos donos do planeta, dependemos do planeta , uma vez que somos formados pelos três reinos; somos formados por minerais, nos alimentamos com vegetais e somos animais racionais, apenar de nos comportamos muitas vezes como animais bestiais. Somos os dominadores por termos inteligência racional, a consciência da existência e é isso que nos torna evoluídos e inferiores, vivendo em conflito existencial, se perguntado de onde vimos, o que fazemos aqui e para onde vamos. Somos os mais recentes animais que evoluíram no planeta, e existimos a apenas dois milhões de anos e estamos em evolução , e continuamos aqui por que nos adaptamos, por enquanto até passamos por um cataclisma ou nos auto destruirmos.
A maioria das espécies do planeta existem a milhões de anos, convivem , se adaptam e conservam o ecossistema, e não destroem a natureza pois fazem parte dela, e se seguirmos seus exemplos , poderemos sobreviver por muito tempo.
Talvez conseguiremos viver por mais alguns milênios, se conservarmos o planeta e sua natureza sem depreda-la cada vez mais, e aí poderemos comemorar o quarto, o quinto e etc, milênios.
Espero que possamos refletir e aplicar nossos conhecimentos para o bem da humanidade . O planeta está vivo e atento à aqueles que querem destruí-lo, e com certeza poderão machuca-lo mas destruí-lo jamais, e se seguirmos o seu exemplo, poderemos renascer das cinzas como a fênix renasce.
Vamos nos unir para nos salvarmos, protegendo e não poluindo as águas, as florestas, o ar que respiramos,e a terra da onde retiramos nosso sustento, bem como a camada de ozônio que nos protege.
Vivamos em paz, harmonia, sem violência física, financeira ou religiosa e em busca da felicidade tão efêmera .
Dois mil e um, entrada do terceiro milênio, depende de nós, usemos nossos bilhões de neurônios para o bem,caso contrario causaremos e desencadearemos o processo enantiodromico.
Desejo a todos um terceiro milênio com muito AMOR, SAÚDE ,PAZ, PROSPERIDADE, TOLERÂNCIA, e muita CONSCIÊNCIA de tudo o que fazemos, pois tudo DEPENDE DE NÓS, temos o livre arbítrio e por isso somos responsáveis por nós e o planeta que nos acolhe.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Medo de fracassar

Um dos principais obstáculos à realização pessoal do ser humano é o medo de fracassar.
Este medo, geralmente tem origem na infância devido à cobrança, exigência e pouco incentivo à criança, com uma educação rígida, gerando muito sentimento de frustração.
Todos nós desejamos obter sucesso e realização profissional e pessoal. Mas se não tivermos a confiança necessária e a certeza de que possuímos as condições para realizar seja o que for que desejemos nada poderá ser obtido.
Enquanto persistir o medo do erro e do fracasso, permanecerá paralisado e deixara escapar qualquer chance de felicidade que a vida nos proporcione.
O fracasso é um elemento natural da vida. O problema é que, pessoas que não tiveram sua autoconfiança, amor próprio e auto estima desenvolvida desde muito cedo, passam a exigir de si mesmas uma perfeição impossível de ser alcançada.
De modo geral, para essas pessoas um fracasso se torna uma marca na mente, que apaga qualquer memória de êxito que elas possam ter alcançado, não valorizando seus progressos.
A aventura de viver inclui, tanto realizar nossos projetos, como falhar em algumas tentativas. Pessoas que se gabam de jamais ter conhecido um fracasso ou cometido um erro na vida, são inconscientes ou necessitam de auto-afirmação, e muito provavelmente, escondem por trás dessa atitude um sentimento de insegurança que tentam disfarçar através do auto-engrandecimento, com ego inflado, sendo mais do que realmente são, como um ovo cru com a casca frágil.
Decepções amorosas e relações que terminaram mal, costumam deixar marcas profundas na maioria das pessoas, que passam a “temer” um novo relacionamento por acreditar que não conseguirão suportar um novo fracasso, muitas vezes jogando a culpa no outro.
Para quebrar este ciclo de medo e paralisia, devemos alimentar nossa autoconfiança e auto-estima, refletindo seriamente acerca de nossas qualidades e trazendo à memória as experiências bem-sucedidas, mesmo que elas tenham terminado. Sempre é possível obter os sucessos em novas tentativas. O medo de fracassar torna as pessoas mais frias sem muito sentimento e carentes de afeto, não conseguindo receber e dar amor para si e para o outro.
Pense com o coração.
Enfrente as dificuldades, os medos somente são superados quando enfrentados conscientemente, não desista no primeiro obstáculo ou dificuldade, continue o seu caminho.
Seja você mesmo, incorpore os bons exemplos observados. Se aceite como é para poder mudar e evoluir, a mudança é uma porta que se abre pelo lado de dentro apenas, permita que seja ajudado ou procure ajuda, somente os mais inteligentes se permitem serem ajudados.
Errar faz parte da vida, mas aprenda com os erros, como diz a musica , “levanta sacode a poeira e de a volta por cima”, você pode , acredite , supere e compreenda seu passado ele já passou o que existe é o presente, e assim construirá seu futuro com medos, mas com coragem, todos nós temos medo, a diferença entre o covarde e o corajoso é que o corajoso enfrenta os medos, respeitando os limites.
De um passo de cada vez...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Amor proprio

Você gosta de você?
Está feliz com sua vida?
Faz as coisas que lhe fazem bem?
Procura tomar decisões em favor do seu bem estar?

Acredito que você respondeu "não", a alguma delas, não é?
Se uma pessoa não se ama, não procura fazer sua própria felicidade, não conseguirá amar verdadeiramente outra pessoa.
Só pode amar quem se ama, o que é diferente de paixão, onde a pessoa se entrega a outra se anulando e sofrendo.

Amar é se respeitar, se aceitar como é para poder mudar, respeitando a individualidade do outro, sem ciúme ou inveja doentia, com confiança e cumplicidade e até amizade, mas com química física, tendo excitação pelo outro.
Aproximamo-nos pelas características positivas que mais chamam a atenção, enquanto que as características negativas nos afastam, pois não gostamos no outro aquilo que não gostamos em nós.
Quem ama de verdade, vive o presente, e não preso no passado ou o futuro. Quem se ama não guarda rancores, ressentimentos, magoas, pois compreende e tem compaixão, de si e do outro, se perdoando pelas falhas.
Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,
aquela dos nossos sonhos, nós também não somos perfeitos, devemos aprender sempre.
Não existem príncipes nem princesas no mundo real, somente nos contos de fadas.
Encare a outra pessoa e a si mesmo de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é verdadeiro, quando encontramos alguém que nos ajuda a ser melhor do que somos, assim junto voaremos como a águia e o falcão, próximos, mas livres um do outro, sem possessão. Ter amor próprio é não depender de pai, mãe, parceiro (a), é ser interdependente e autônomo, é não ser nem egoísta nem altruísta.
Prefira jogar frescobol ao tênis. No frescobol, colaboramos, jogamos para que o outro pegue a bola e devolva em parceria sem lutas pelo poder, enquanto que no tênis, jogamos para competir, ganhar do outro o tirando da jogada para vencê-lo.
Quem se ama ou ama o próximo, não pode sentir paixão ou ódio, que são opostos.
Quem ama passionalmente, apresenta dificuldades, como insegurança, fragilidade emocional, possessão, querendo controlar a vida do outro como se fosse uma mãe ou pai super protetor, e ai sofre por não ser correspondido.
Estamos vivenciando constantemente pela mídia, noticias de relacionamentos passionais, com vinganças que chegam à morte com instinto de crueldade, que somente o animal humano é capaz de realizar quando desperta seu lado maléfico.
Provavelmente quem não tem amor próprio, teve dificuldades na educação infantil com conflitos maternos e paternos, com sentimentos de abandono, rejeição ou super proteção, todo extremo é negativo, juntamente com sua personalidade egocêntrica não desenvolvida, sem limites e disciplina não conseguindo se libertar da prisão interior do controle das situações querendo que o mundo gire em sua volta, ao invés de girar em torno do mundo; não seja um sol prefira ser um planeta.
O universo é muito grande seja um planeta em equilíbrio dentro de uma galáxia em desenvolvimento, seja parte desse todo e o não queira ser o todo.
Amor é respeito, cumplicidade, saúde mental, equilíbrio, sinceridade, auto-estima em equilíbrio, e paz interior consigo e com o outro.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

Ambição

Todo ser humano tem algum grau de ambição. No entanto alguns não tem limites e quando querem conseguir algo, fazem sem olhar quem está a sua frente. Esse é o ambicioso, que pode ter seu auge, mas também terá sua queda, a historia nos mostra isso.
Profissionalmente é positivo termos ambições, vontade de conquistas e sucesso, sendo determinado e ousado naquilo que faz, levando a vitória profissional, sem necessariamente “pisar nos outros”.
O ambicioso tem muitas características que podem ser boas ou más, ele é um protagonista do sonho real. Atrai ou afasta as pessoas dependendo do seu interesse para atingir suas metas. Pessoas que passaram por dificuldades na infância, podem se tornar mais ambiciosas ou motivadas, para chamar a atenção e superarem suas dificuldades, para provar que são capazes e para serem reconhecidas pela sociedade .
Segundo estudos, a ambição tem um forte componente genético. Como também as pessoas mais motivadas tem maior ativação no sistema límbico do cérebro, responsável pelas emoções. As pessoas com bastante auto estima e persistentes tendem a ter mais sucesso em seus empreendimentos. Até os animais tem ambição e liderança, mas sem a consciência que temos, dependendo das necessidades e interesses, de conquistar os objetivos.
Para conquistar nossos espaços temos que matar um leão por dia, para sobreviver razoavelmente, enquanto que a maioria não consegue nem chegar perto desse leão, enquanto outros tem um zoológico de leões domados, entenderam!.
A religião também influencia no grau de ambição, algumas religiões estimulam mais os indivíduos a terem bens do que outras, sem considerar pecado.
Os mais ambiciosos aproximam pessoas, grupos de fãs e fanáticos, podendo se tornar perigoso se fugir ao controle, devido a uma identificação projetiva. Muitos se acham semideuses arrogantes e vaidosos, se sentindo acima de todos com poder e distante da realidade, com ganância, megalomanias e tiranias, despertando a sombra que há em cada um de nós no seu lado mais negativo e destrutivo, como dizia Josh Billings: “A ambição é como a fome, sua única lei é seu apetite”.
Ter ambição não é ruim, desde que se saiba o que fazer com ela, com satisfação e realização pessoal, com motivação e vontade para crescer na vida com ética, integridade e competência.
Seja ambicioso sem se auto destruir ou destruir o seu próximo.

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano.

Educação para o desenvolvimento

Tanto se fala sobre educação, mas que educação precisamos e queremos.Educar é uma das tarefas mais difíceis, devido a personalidade peculiar de cada individuo, e não existem receitas prontas, o que temos são princípios básicos para se educar .
Ao meu ver por ser professor e psicólogo, acredito que alguns dos princípios básicos são : disciplina, limites, autoridade , respeito, diálogo, atenção , carinho, compreensão, ordem, progresso, preservação de valores morais e éticos, liberdade com responsabilidade e etc . Se conseguirmos aplicar todos esses componentes teremos um individuo cidadão com educação escolar, social e política . Pode parecer muito difícil, mas não é impossível uma vez que muitos paises, e conheço alguns que conseguiram isso, e continuam melhorando porser um processo constante , e paises mais novos que o nosso conseguem grandes progressos e cada vez mais , pois investem na educação do seu povo, conscientizando. Precisamos de vontade política, coragem ,investimentos sem corrupção , estar no poder par servir e não se servir .
Se cada um de nós fizermos a nossa parte , conseguiremos superar esses constantes momentos de CRISE , e nos momentos de CRISE, CRIE , e nós somos bom nisso. Devemos denunciar mazelas, exigir cumprimento das leis. Com tanta impunidade nada se constrói.
Vivemos num país maravilhoso, talvez por isso não damos tanto valor , devemos ter mais distribuição de renda, e lutarmos por ideais como “Igualdade, Liberdade e Fraternidade “ .
Foi ouvindo um discurso emocionado do Prof. Leonardo Placucci , no dia 24 de junho , dia de São João Batista, me motivei a escrever sobre esse assunto. Disse o Prof . : Que se o mundo acabasse em pedaços mesmo assim ele continuaria teimosamente a gritar de pé e a ordem para servir e acordar a sociedade que está em grande parte adormecida .
Devemos seguir os bons exemplos e temos muitos deles, e com inteligência, vontade e sabedoria , conseguiremos ser um país mais sério aos olhos dos outros e aos nossos .
Transformar as idéias em ações, fazer ,construir, acreditar , em nós mesmo elevando nossa auto estima, valorizando-nos , enfrentando as dificuldades .
Educação é transformação interior e exterior. Começando pela família, depois a escola, o trabalho e a sociedade como um todo.
Participação voluntariosa em instituições fortes e valentes é muito importante , e se uma andorinha não faz verão , pelo menos essa andorinha guiará as outras para que juntas possam transformar esse lindo país, num país mais justo e perfeito, onde tenhamos orgulho de criar nossos filhos para que eles também possam dar sua cota de sacrifício pelo bem da humanidade. João Batista e Jesus, revolucionários transformadores de uma sociedade , morreram lutando por um ideal e até hoje são lembrados pelo sangue derramado pelo enfrentamento aos poderosos que teimavam em se perpetuar num poder que não serve, pois eram vaidosos , invejosos, ciumentos, vingativos, se achavam psicoticamente deuses .
Deixemos boas lembranças e exemplos de luta; abaixo a impunidade , a educação alienada que não conscientiza e não educa para a vida e para o desenvolvimento nacional.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Junguiano

Climatério feminino

Fatores psicológicos no Climatério

O climatério é o período da vida da mulher situado entre os 35 e 65 anos em média segundo as pesquisas. O climatério é uma transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva.
Ocorrem varias mudanças nesse período como alteração hormonal , a menopausa, estética física, mudanças psicológicas, culturais e sociais, influenciando a sexualidade feminina.
Disfunções sexuais normalmente surgem nesse período, como perda do desejo sexual, sensibilidade ao toque e secura vaginal, perda do orgasmo, depressão, insônia, irritabilidade e vaginismo, entre outros.
As principais causas biológicas estão na deficiência e alterações hormonais . Para tanto recomenda-se regularidade nas relações sexuais, diminuindo os sintomas do climatério, estimulando a libido.
Entre os fatores psicológicos , sociais e culturais, destacam-se o relacionamento da mulher com o seu parceiro, sua experiência sexual, e demais fatores como por exemplo: culpas, pecados e castigos, medos, aversões , maternidade exagerada , desconfiança, insegurança. Nessa fase da sexualidade deve prevalecer a quantidade com qualidade melhorando a relação afetivo sexual com o parceiro, com a liberação de fantasias e maior liberdade e confiança . No entanto se a mulher associar o fim da fase reprodutiva com velhice e desinteresse sexual, sem qualidade de vida e sem apoio e compreensão do parceiro, terá sérios problemas emocionais como auto estima afetada e conflitos conjugais.
Outro fator que ocorre nessa fase é a depressão que compromete a sexualidade devido a oscilação hormonal principalmente na menopausa. A depressão tem causado perda da libido ( desejo e prazer sexual ), bem como ansiedade, diminuindo a frequencia das relações sexuais, podendo aumentar os conflitos conjugais. A mulher deve procurar um medico ginecologista de sua confiança , que deverá fazer uma anamnese, de preferência com a presença do parceiro, , e este medico orientará e encaminhará sua paciente e o parceiro para a psicoterapia que completará o tratamento, caso necessário .
O psicólogo (a) , orientará na melhor forma o tratamento podendo ser em grupo , de casal ou individual .
O tratamento será de apoio a mulher e ao parceiro, na identificação e compreensão das perdas, lutos, culpas, vazios interiores, pecados e castigos ,ansiedades hipocondríacas , depressões.
A titulo de orientação é importante que a mulher tenha uma vida sexual satisfatória , com maior liberdade sem tantas repressões e medos, seduzindo seu parceiro, pois um homem seduzido é mais romântico, assim os dois poderão ter um relacionamento de casal, companheiros, amantes , e não apenas pai e mãe , liberando as fantasias e praticando dentro do possível , respeitando as individualidades.
A sexualidade não deve servir apenas para a capacidade procriativa, ela deve ser fonte de prazer e felicidade. A maternidade da mulher deve ser encarada como um aspecto da sua vida sexual e não a única; além de ser mãe , é importante ela continuar a ser mulher com toda a feminilidade poderosa que ela possui.
A menopausa pode significar perda , mas poderá trazer ganhos se bem entendida e a crise do climatério deve ser usada como um processo de transformação , evolução e criatividade pessoal e social , caso contrario surgirão neuroses que prejudicarão a mulher no lar e no profissional. A mulher deverá procurar ajuda se envolvendo em atividades sociais e profissionais, praticando terapia corporal, acupuntura, Yoga, pompoarismo, e fisioterapia. A mulher precisa encontrar seu espaço podendo ser uma mãe ativa, uma esposa sedutora, e uma profissional competente e realizada na sua feminilidade com equilíbrio, sem competições ou comparações , pois cada caso é um caso, e a mulher tem talento para isso; integrando seu lado masculino psicológico .
Problemas, conflitos e frustrações todos temos, mas devemos encara-los e dilui-los, plantando sementes de amor e assim a realização pessoal se dará ao longo da vida , com mais afetos, pois o que se leva dessa vida é a vida que a gente leva .


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Amanhã

Amanhã serei mais feliz...
Amanhã será um lindo dia...
Amanhã, vou pensar mais na minha vida.
Amanhã não terei mais medo de morrer e sim de deixar de viver.
Amanhã não vou mais olhar para o ontem.
Amanhã não errarei mais, aprenderei com o passado.
Amanhã amarei mais as pessoas que me são queridas e não tentarei mudá-las, vou aceita-las como são e me aceitarei como sou assim poderei mudar.
Amanhã não vou mais desistir dos meus sonhos, vou torná-los realidade.
Amanhã não mais responsabilizarei ninguem pelas minhas dificuldades.
Amanhã começarei um regime alimentar.
Amanhã não darei mais tanta importância aos meus problemas, irei enfrentá-los e resolve-los.
Amanhã vou agradecer por tudo que tenho e sou.
Amanhã não sofrerei mais pelos meus fracassos, pela falta de tempo, pelas preocupações e negativismos.
Amanhã somente chorarei de alegria ou por um bom motivo.
Amanhã serei eu mesmo e me encontrarei no meu processo de individuação, sabendo que essa busca é infinita, mas não desistirei.
Amanhã vou dar mais valor à vida, enfrentando meus medos.
Amanhã vou respeitar mais para ser mais respeitado.
Amanhã me amarei mais.
Como demora esse amanhã, assim vou começar por em pratica hoje, agora.
Arrumarei tempo, vontade, raça, e tomarei as atitudes necessárias, pois esse amanhã poderá não chegar, amanhã poderei estar morto, não quero que em meu epitáfio esteja escrito “O amanhã chegou”
Hoje é o único tempo real.
Comecemos agora...

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...