segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Somos Camaleões

Mais um ano se vai outro vem e assim caminha a humanidade.
E nós o que queremos para os próximos anos? Mais saúde, paz, dinheiro, liberdade, felicidade ou o que?
Queremos ser o que realmente somos, mas será que podemos ser o que realmente somos?
Acredito que pela necessidade de sobrevivência e pelos interesses sociais e políticos somos como os camaleões que se adaptam ao ambiente mudando de cor para se parecer semelhante a aqueles com quem convivemos, ou poderemos ser devorados se não nos protegermos. Somos seres políticos quer queiramos ou não, e ser político é se interessar e preocupando se com a coletividade, quem não se preocupa com o outro ou não consegue conviver com o outro democraticamente é um idiota na essência etimológica da palavra, que em grego significa aquele que só vive a vida privada, não quer saber de política, como diz o filosofo Cortella, em seu livro: Política, para não se idiota. Por isso quando chamamos alguém de idiota, estamos dizendo que ele não pensa, não participa, sem inteligência para perceber o mundo.
Temos que ser flexíveis nessa sociedade globalizada, se adaptando aos ambientes e grupos sociais; precisamos participar reivindicar, deixarmos de sermos como gado, prontos para o abate, é melhor morrer por uma boa causa do que viver alienado e com cabresto, sem liberdade pessoal de expressar seus pensamentos e idéias de forma equilibrada é claro.
Participemos de reuniões políticas, reuniões de condomínios, caso contrario não poderemos reclamar depois, pois não demos a opinião, e daí não adiante reclamar, lutemos pelos nossos ideais, devemos ser seres livres e de bons costumes, caso contrário a minoria que gosta de política vai continuar a governar a maioria que diz que não gosta e terá que engolir o que não quer por não ter participado e lutado pelos seus ideais.
Devemos ser camaleões sim, para nos protegermos dos maus e aproveitadores que querem explorar os bons e leais.
Sabemos o que somos e queremos em nosso intimo, pois não mudamos a nossa essência quer seja ela boa ou má, mas podemos melhorar ou piorar o que somos só depende de nós, temos o livre arbítrio e isso ninguém nos tira por mais alienados que possamos ser.
Sejamos camaleões, mas não idiotas.
Feliz 2011...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo.

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...