quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quimica sexual

Como se explica aquele amor a primeira vista, ou aquela atração magnética pelo sexo oposto.
Sabemos que para um relacionamento duradouro é preciso ter atração química, desejo inicialmente; passado o período de paixão amorosa que pode durar até três anos, segundo pesquisas, mas cada caso é um caso, em alguns casos muito menos, daí passamos para o amor propriamente dito, com mais respeito, cumplicidade, confiança, dialogo, filhos, netos, bisnetos e por aí vai. Não deixe a paixão virar ódio. O amor é o equilíbrio entre os dois sentimentos extremos.
Para que se mantenha uma boa relação a dois, é necessário a meu ver: amor como sentimento que é diferente da paixão, condição financeira razoável e desejo sexual, química, cheiro bom.
Todo relacionamento quer seja amoroso ou de negócios tem necessidades e interesses, no sentido mais amplo destes termos.
Com relação a escolha do parceiro, sabemos que desde os tempos primitivos, é a mulher que escolhe o homem, essa escolha está ligada a figura paterna e materna, bem como com relação a personalidade, aparência física, semelhanças com agente mesmo, os feromônios, e os hormônios sexuais. Muitas vezes se confundem amor e sexo, ambos são diferentes, mas podem ser complementares. Nosso subconsciente é irracional colocando em pratica o que pensamos e queremos conscientemente, por isso tome cuidado com o que pensa e fala, Lei da atração. Vários hormônios colaboraram com essa atração como a dopamina e as endorfinas, entre outros.
O parceiro ideal ou alma gêmea não deve existir, caso contrario não evoluímos. O relacionamento humano normal a dois é muito difícil, pois representa 50% de cada lado, representando uma luta pelo poder dentro da relação que pode ser saudável se equilibrado.
O relacionamento a dois deve ser como um vicio bom, um precisando do outro para evoluir sem dependência e sim interdependência. Para um bom relacionamento sexual independente da idade devemos ter desejo pelo outro, os afrodisíacos, placebos ou não, ajudam, até o suor humano funciona como afrodisíaco, como no mundo animal. Para um relacionamento duradouro e saudável é preciso a manutenção do respeito, confiança, cumplicidade sem submissão, cada qual respeitando a individualidade alheia, dialogo com a família, amor no sentido mais amplo, pois devemos amar as pessoas como são por isso amamos cada filho diferentemente, pois eles são diferentes, e a cada dia surgem novas situações que devemos enfrentar, isso é felicidade, ou seja, enfrentar os problemas e se preparar para outros, com maturidade.
A relação a dois não é a ausência de discussões ou debates, é uma constante renovação, são várias separações dentro de um mesmo casamento, fortalecendo os laços de amizade entre ambos.
Hoje 23/02/2011, eu e minha companheira comemoramos 31 anos de casados.
Parabéns para nós, meu amor...

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta.
Blog: psicologiaemartigos.blogspot.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...