quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ressentimentos

Para começar escrever sobre ressentimentos, não podemos deixar de citar W. Shakespeare que disse: “Guardar ressentimentos é como tomar veneno, esperando que a outra pessoa morra.”

Essa frase cabe também a outros sentimentos como magoa vingança, raiva, ódio, etc. Todos os sentimentos negativos prejudicam muito mais a nós do que aos outros que imaginamos estar atingindo.

Se você se sentiu ofendido, desrespeitado por outra pessoa quem quer que ela seja claro que quanto mais próxima ela for, pior será, é comum ficarmos chateados, aborrecidos e tristes, mas espera-se que esse sentimento passe o mais breve possível, seja compreendido e perdoado se perdoando, mas se continuar a incomodar reflita o porquê disso?

A pior prisão é o passado não elaborado , que julga , condena e tortura se tornando réu ou vitima de si mesmo.

Os complexos ou choque de semelhanças comportamentais podem estar na raiz do ressentimento.

Faça uma auto-analise, e tente identificar no outro o que você não gosta nele e perceba se você não tem algo parecido que também te incomoda e você não consegue enfrentar por questões de traços de personalidade.

O único tempo que devemos viver é o agora, o presente, pois o presente é a ponte entre o passado e o futuro, fortaleça essa ponte interior.

Tem pessoas reativas que estão infelizes ou tem transtornos de personalidade, que gostam de perturbar os outros, não caia nessa armadilha.

Não se envenene esperando que vá atingir a outra pessoa, lembre se da lei da atração, supere , ignore, ou enfrente, assim sairá mais fortalecido dessa batalha interior.

Sentiu-se enganado, explorado ou lesado, busque seus direitos na justiça, denunciando, alertando outras pessoas, mas de forma consciente e amadurecida.

Você deve ser a pessoa mais importante, se aceite, cresça e tenha mais amor próprio.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico.

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...