sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pai

Neste ano o dia dos pais será em 14/08/2011. Apesar de que todos os dias deveriam ser.

Com as mudanças sociais e emocionais entre homens e mulheres, surgem cada vez mais o pai moderno, atual, presente, sensível e firme como educador. Pai que fica em casa enquanto a mulher trabalho fora, que ajuda na educação e participa da vida do filho de maneira mais próxima.
Será que os pais também podem cuidar tão bem dos filhos como as mães?
Como exercer uma paternidade moderna?
È importante que o pai também fique “grávido” com a mulher, participando da gestação antes do nascimento da criança, indo ao médico, comprando o enxoval junto. Colaborar com a futura mãe, ser participativo, propiciar um ambiente de respeito e atitudes que valorizem a relação.
O homem pai atual e moderno mostra seus sentimentos, tristezas, alegrias e afetos, não tendo que ser apenas o provedor, a autoridade, o bravo, que a educação matriarcal impõe ao homem desde pequeno, não podendo chorar, tendo que ser valente, macho, produtivo e herói, muitas vezes morto. Deve impor limites, disciplina e autoridade com amor e carinho e muito diálogo com os filhos.
Está na moda ser mãe de gravata.
E se acontecer uma separação, o que fazer?
Devemos lembrar que a separação é com a mulher a ex-esposa e não com os filhos, pois não existem ex-filhos. Assim o casal deve ter uma atitude civilizada perante a educação dos filhos, sem competições e disputas judiciais por pensões e guarda que prejudicam em muito o desenvolvimento da criança. Convivo constantemente com esses casos em consultório, onde a criança não é o problema, mas está com problema devido à separação mal resolvida, o problema está nos pais, esses sim precisando de tratamento e orientação.
Pai e mãe são para sempre, pois ninguém pediu para nascer, mesmo com o crescimento dos filhos o papel do pai é fundamental, evitando assim complexo psicológico paterno que esbarram no desenvolvimento emocional e profissional dos filhos.
A mulher atual ou ex pode e deve colaborar com esse novo pai, ajudando e orientando, a maior beneficiária será ela mesma, dividindo tarefas, dividindo responsabilidades, desde que o casal seja saudável emocionalmente, todos ganham. As mulheres mais modernas e equilibradas gostam desse tipo de homem que divide com elas a tarefa de educar os filhos.
Ouçam a letra da musica do Fabio Jr, “Pai”, é emocionalmente.
Tudo isso seria muito saudável, se acontecesse, mas devido ao conservadorismo, tradicionalismo, ressentimentos, ódios e preconceitos, ainda muito presente nas relações, poucos homens conseguem exercer a paternidade moderna, muitas vezes até porque algumas mães por medo de perder o controle sobre os filhos impedem uma participação dos pais, ou usam a maternidade no caso de separação para punir os pais, sem perceber que quem mais perde são elas e os próprios filhos alem dos pais responsáveis que gostariam de participar do processo de desenvolvimento educacional de seus filhos.
Não podemos generalizar, pois cada caso é um caso. Existem ótimos pais e mães assim como péssimos pais e mães muitas vezes irresponsáveis e aproveitadores dos próprios filhos, achando que são suas propriedades.
O bom de tudo isso, é que a sociedade está evoluindo, mesmo que lentamente, mas de vagar se vai longe...
Pais equilibrados são importantes para os filhos serem mais saudáveis.


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...