terça-feira, 6 de março de 2012

Medo de barata !!!

Este é um assunto bastante complexo, pois envolve vários fatores, então vejamos:

O nome cientifico é Catsaridafobia , do grego (Katsarida) barata mais (fobia) medo.

Podemos ter medo de barata por preconceito, pois elas vivem em ambientes sujos e nojentos. Outros insetos também tem características semelhantes, mas os medos por eles são menores ou inexistentes.
Na infância poderíamos ter sido influenciados pelas mães, outras pessoas que também tinham medo, ou por termos passado por alguma experiência de medo com relação às baratas, desenvolvendo assim um medo irracional, sem saber por que, ficando no nosso subconsciente.
Elas estão no nosso inconsciente coletivo, pois são pré históricas, existem a mais de 300 milhões de anos no planeta, com mais de 4000 espécies, vivem em media 150 dias podendo reproduzir 320 filhotes, são altamente férteis. È um inseto que transmite varias doenças, podem viver sem cabeça por uma semana e sem comer ou beber durante um mês. São pragas, pois não influem na cadeia ecológica. Não dormem, gostam do escuro, ouvem bem, enxergam bem, tem bom tato, são bastante resistentes as mudanças ambientais. Também nos devoram nos túmulos pós morte.
Outras explicações, muito mais simbólicas, podem estar ligadas a sexualidade feminina. Vamos fazer algumas analogias. As baratas gostam de lugares quentes e úmidos, se escondem em buracos escuros. Um dos apelidos atribuídos a genitália feminina é “baratinha”, será que há alguma semelhança?
Muitas mulheres têm mania de limpeza, não suportam a mínima sujeira e as baratas não gostam de lugares limpos.
Sexualidade esta ligada a fertilidade e reprodução.
Podemos encontrar polaridades na sexualidade feminina e o medo das baratas, num extremo o medo do sexo por achá-lo sujo, nojento e reprimido, com medo da reprodução, da penetração ou de um possível estupro.
Num outro extremo as fantasias sexuais reprimidas inconscientemente, por desejos ditos perversos, insaciáveis. Medos irracionais ligados a emoções passadas, gerando ansiedades com manias e compulsões.
Enfim podemos refletir sobre esses e outros medos, pois tudo tem um motivo. Tente compreender e superar esses medos irracionais, pois eles travam nossas vidas.
Você gostaria de ser uma barata?...

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta e Consultor
http://psicologiaemartigos.blogspot.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...