segunda-feira, 2 de julho de 2012

Insegurança

Insegurança é medo, medo do que possa acontecer, e não o medo biológico, mas o emocional irracional que é a ansiedade alem dos limites, temendo o amanhã e não viver o hoje.
Os inseguros precisam da aprovação do outro, se deixam influenciar por não terem opinião própria, são teimosos e podem se prejudicar por isso.
Todos nós temos medo e às vezes nos sentimos inseguros, mas não podemos ser assim sempre.
Pedir opinião ou aconselhamento é natural e salutar, sabendo ouvir para tirar conclusões equilibradas emocionalmente. Agora deixar que os outros decidam por nós e depois culpa-los ou responsabiliza-los, alem de insegurança é imaturidade, e se irritando por não conseguir o que quer é não ser compreensivo e equilibrado.
O inseguro não acredita no seu potencial ou talento interior, mesmo sendo competente, por ser muito exigente e perfeccionista e sofre muito por isso, cobrando também dos outros essa eficiência pessoal, não respeitando as diferenças humanas, não olhando para os dedos das mãos, que são diferentes e harmônicos.
Como lidamos com as dificuldades é que nos mostrara se somos inseguros ou não, essa é a diferença entre os covardes e os corajosos.
Ser livre com responsabilidade é estar seguro e concentrado, no que está fazendo, o inseguro é disperso, parece que a cabeça está fora do corpo.
O inseguro pode ser dominante, mas tirano, centralizador, possessivo, e cruel consigo e com os outros.
O seguro é democrático, líder seguido pelos liderados.
A insegurança se desenvolve na infância, trazendo as características herdadas e as características de dinâmica da personalidade adquiridas pela família.
Você pode mudar e melhorar isso, não mexendo no alicerce estrutural, mas na dinâmica e flexibilidade, para se tornar um adulto experiente centrado, talentoso e não um reclamão e chorão, culpando o mundo por tudo, sendo um eterno adolescente, dependente dos pais a vida toda.
A escolha é sua não culpe os outros pelos seus fracassos, enfrente suas dificuldades e medos interiores, seja honesto e coerente com você e se aceite para melhorar.
A vida é um constante recomeço.
Seja mais sociável, menos egocêntrico, se fazendo de vitima para que os outros tenham dó de você, essa é uma condição horrível, mostrando suas carências, baixa autoestima e nenhum amor próprio.
O inseguro está constantemente insatisfeito e infeliz, não se valoriza, e se projeta no outro, se preocupando mais com o outro do que consigo. Não se perdoa, não tem compreensão, fala mais do outro do que de si mesmo, cria um escudo de aço que acha ser indestrutível, mas não percebe que a maior força está no seu interior, mas não enxerga, não se concentra no que faz.
Para superar sua insegurança se concentre mais , acredite no seu potencial e se valorize, assumindo suas responsabilidades e suas qualidades.
Você pode se quiser pelo amor ou pela dor, você decide.


Marco A Garcia
Psicólogo clinico
Blog: psicologiaemartigos.blogspot.com




  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...