segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Indecisão

Todos nos deparamos diariamente com tomadas de decisões, algumas acertamos outras não. Tomar decisão não é fácil, mas é preciso.
O mundo nos cobra para sermos decididos, e quem tem essa habilidade, com certeza terá mais sucesso nas áreas profissional e pessoal, enquanto que quem tem dificuldades, ou seja, é indeciso, terá maiores obstáculos para superar e evoluir profissionalmente e emocionalmente.
Tem pessoas que deixam que o tempo passe para resolver o problema, às vezes funciona, mas em alguns casos precisamos tomar decisões importantes para o nosso bem e dependendo do cargo ocupado, para uma empresa ou país.
È melhor, escolher ou ser escolhido. Esperar que os outros decidissem por nós. Será por insegurança, medo da responsabilidade, medo de errar, mas só erra quem faz, o importante é pensar sobre o problema e buscar a melhor solução. Quem é indeciso, fica paralisado, inerte, e quando toma uma decisão , nem sempre concorda, resiste, em aplicar a solução e se sente vitima.
Existem formas para nos ajudar a tomar decisões.
Primeiramente devemos fazer uma lista das opções, escrever num papel; os indecisos são indisciplinados, principalmente se forem muito ansiosos e com TOC. Tem dificuldades em saber que pode ter varias opções ou saídas para o problema.
Em seguida, devemos pensar, racionalmente sobre as opções escritas, e verificar quais sentimentos temos. Devemos observar esses sentimentos, e classifica-los entre os possíveis ou não, sem ter pressa, não agir impulsivamente.
Eleja prioridades com foco, nas decisões mais importantes, a indecisão é uma questão emocional, de confiança em si próprio, acreditar em si, e saber que é capaz. Fixe seu pensamente nas melhores decisões eliminando aquelas com menos chances, sabemos que essa etapa é difícil para os obsessivos, mas tem que insistir e pensar positivamente sendo otimista e mantendo a esperança.
Concentração na solução escolhida é importante, não vacile, não olhe para traz, acredite que sua escolha foi a melhor, acredite na decisão e escolha tomada, seja leal com você mesmo, não se traia. Pense em você, tenha amor próprio, não se preocupe com o que os outros vão pensar, alguns concordarão outro não, mas só você sabe o que é melhor para você, se repeite, para ser respeitado.
Elabore a sua inteligência emocional, pense positivamente, use sua ansiedade ao seu favor e não contra. Você pode até errar, mas tomou a decisão mais acertada para o momento, e terá mais experiência para outras situações da vida.
Crescer e amadurecer não é fácil, faz sofrer, mas fortalece. Enfrente as barreiras e as resistências da impotência.
Suas dificuldades estão no passado, mas o passado já passou liberte-se dele, viva o presente, projetando o futuro, mas com o pé no presente.
Quem vive no passado se sente enterrado vivo, angustiado e deprimido, e quem vive no futuro, está flutuando sem ter chão. O presente é o seu tempo, com liberdade e responsabilidade, disciplina e amor pela viva.
Tomar decisões traz responsabilidades que nem todos querem ter.
Os vencedores que são poucos terão sucesso.
O que você quer ser, um vitorioso ou um perdedor?
Você decide...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo
Blog: psicologiaemartigos.blogspot.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...