quinta-feira, 7 de março de 2013


Ser Saúde


                    Será que é possível mudarmos apesar da idade, para sermos mais saudáveis?
                   Nossas qualidades e virtudes devemos manter, mas os chamados defeitos, dificuldades ou fragilidades podem ser melhorados. As características e traços de personalidade são adquiridos e aprendidos.
                    Alguns traços que podem ser mudados são: teimosia, dificuldades no relacionamento, impaciência, pessimismo, dificuldade de concentração. O foco deve ser a saúde mental e não a doença.
Como podemos ser saudável físico e mentalmente.
1-   Estar em paz consigo mesmo, sem guerras internas.
2-   Pensar no futuro positivamente e ser produtivo.
3-   Conviver em equilíbrio com as ansiedades diárias.
4-   Ver a realidade com empatia.
5-   Trabalhar, amar, ter lazer e resolver os problemas diários, não deixando acumular.
A personalidade é pessoal, com sua estrutura e dinâmica, mas a estrutura não pode ser muito alterada , sua dinâmica sim, com seus traços, temperamentos e caráter, sendo diferente entre homens e mulheres e dependendo da faixa etária. Ter autocontrole é muito difícil, por requerer equilíbrio emocional e intelectual, o equilíbrio é dinâmico e flexível, enquanto que os extremos são mais estáticos e é mais cômodo estar nos extremos, apesar de ser menos saudável, devido à resistência humana a mudanças.
                  Aprendemos sempre e devemos estar abertos às mudanças e transformações com vontade, superando os obstáculos, enfrentando como desafios e não como barreiras, com tolerância, dando tempo ao tempo.
                   É sabido que o otimista é mais saudável mentalmente e fisicamente, mesmo sabendo das dificuldades diárias, devemos enfrentar os conflitos sem desânimos ou desesperanças, acreditando, senão estaremos fadados ao fracasso coletivo.   
                     Não há felicidade que dure para sempre e nem infelicidade que não nunca acaba, diz o ditado popular.
                  Tomar atitudes diante de fatos, enfrentar a realidade com otimismo realista, se adaptando a situações novas enfrentando os medos ancestrais, é uma boa forma de se viver melhor e com saúde.
                 Se a mente estiver bem, o corpo estará também.
                A batalha pelas conquistas materiais e pela satisfação a qualquer preço gera insatisfação, buscando a felicidade exterior, mas ela está dentro de nós e nas coisas mais simples, mas complicamos a simplicidade.
“Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra”. Provérbio chinês.
                  Como dizia Jung “As coisas simples tornam o homem simples e é precioso ser simples.”.



Marco Antonio Garcia
Psicólogo e psicoterapeuta.
Blog: psicologiaemartigos.blogspot.com.br

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...