terça-feira, 9 de abril de 2013


Solidão



O que é solidão?
Será que é se sentir sozinho no meio de um grupo?
Será que é se sentir bem acompanhado mesmo sozinho?
Solidão é estar sem você?
Vivemos numa sociedade consumista e imediatista, e vejo pessoas que precisam estar na moda, em contato constante com as redes sociais, para não se sentirem sós. Observo pessoas que mesmo tendo muitos bens materiais com poder político e financeiro, artistas e famosos, que estão infelizes, deprimidos, com um vazio que não se preenche. Claro que existe uma pré-disposição para a solidão interior, que esta no DNA e no ambiente que vivemos desde a infância, que afasta a pessoa de si mesma, fazendo com que ela se enfrente consigo mesma, como se fosse um inimigo, mas sabemos que o nosso psiquismo busca o equilíbrio através da compensação, como acontece nos sonhos, tentando nos ajudar dando avisos que muitas vezes não percebemos ou não queremos ver, por isso as doenças são o caminho para a salvação ou para a morte. A psicoterapia é muito importante, pois nos faz pensar melhor, nos conhecermos mais e assim nos ajudando a enfrentar as dificuldades com maior lucidez.
A solidão saudável que nos ajuda a refletir sobre a nossa existência conscientemente é positiva, desde que não neguemos a realidade e estejamos em equilíbrio, mas a solidão patológica, que afasta a pessoa do mundo fazendo com que ela se isole, sem pedir ajuda externa, pode leva-la a surtar e cometer até suicídio, ou fazendo a pessoa morrer aos poucos ou através de uma doença, ou ingestão de drogas, se matando lentamente.
Se vocês conhecerem alguém neste estado, ajude e interfira, a pessoa nesse estado não tem condições de decidir por si mesma, mesmo que ela diga que não quer, pois estará deprimida e fora de si e se não houver uma intervenção externa, ela poderá morrer, e daí não adiantará mais chorar pelo Chorão, pois será tarde demais, e poderá vir sentimentos de culpa tardia.
Por mais que tenhamos o livre arbítrio, ele somente deve ser aceito quando estamos conscientes e não em crise.
Muitas musicas retratam  a solidão como um desabafo e alerta, por isso  precisamos externalizar  os sentimentos para elaborar nossas crises internas. O ser humano vive em constante conflito  pela consciência existencial, e quando não consegue elaborar suas obsessões e compulsões, fica agressivo  se agredindo ou agredindo o mundo.
O ser humano está solitário com nunca e precisa ser mais solidário, por sermos seres gregários, precisamos uns dos outras, mas infelizmente estamos nos afastando cada vez mais, como o universo em expansão.

Marco Antonio Garcia
Psicologo e Psicoterapeuta
Blog. Psicologiaemartigos.blogspot.com.br
   

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...