terça-feira, 30 de julho de 2013

O significado dos sonhos.

                    
                       Os sonhos fazem parte da existência humana, e sempre intrigaram o ser humano desde os tempos mais remotos. Os registros mais antigos estão no Egito, na Grécia, na Babilônia, no Império Romano.
 Na Bíblia encontramos mais de setecentas citações sobre os sonhos com respectivas interpretações. A partir de 1900 os sonhos começaram a se popularizar e serem mais estudados e interpretados tanto por Freud quanto por Jung.
                          Muitas descobertas cientificas importantes foram reveladas através dos sonhos.
                      Os Sonhos segundo Jung, descrevem a situação intima do sonhador, situação que o consciente não quer tomar em consideração ou cuja verdade ou realidade aceita a contra gosto.
                       O sonho não nos engana somente nos fala numa linguagem que às vezes não entendemos, essa linguagem são os símbolos oníricos, que nem sempre sabemos interpretar suas mensagens.   
                       Os símbolos fazem parte do nosso mundo psíquico e da nossa personalidade; são naturais, espontâneos e podem ter interpretações pessoais ou coletivas. 
                        Sonhamos todas as noites, e temos vários sonhos por noite, apesar de às vezes não nos lembrarmos.  Quando sonhamos     nossos olhos se mexem, ocorrendo o que chamamos de REM. (Movimento Rápido dos Olhos). Durante os sonhos não há limite de tempo e espaço, pois são manifestações do nosso inconsciente. Se dormirmos oito horas, pelo menos duas horas passaremos sonhando, a intervalos de 80 a 110 minutos.
                        O sonho tem uma função compensatória, com relação ao nosso dia a dia, buscando um equilíbrio entre o psiquismo consciente e inconsciente, por exemplo, se você foi mal numa prova e ficou triste, você pode sonhar que foi bem, é uma forma de equilibrar o psiquismo.  Os sonhos esclarecem o que sentimos em relação a nós mesmo.
                        Nem todo sonho tem a mesma importância, mas todos tem algum significado, por isso é importante que nos lembremos deles, mesmo que não consigamos entendê-los, e de preferência numa seqüência, pois vários sonhos podem conter um entendimento melhor.  
                      Como numa peça teatral, você deve prestar atenção nos detalhes e no que mais tem significado, a diferença é que no sonho você é o autor, diretor, ator, e o público, enfim a equipe toda, pois o sonho é seu, e só você pode se ajudar ou pedir ajuda a um profissional que saiba interpretar sonhos.
 Preste atenção nas cores que aparecem nos sonhos, elas estão ligadas à nossa afetividade.
                     Cuidado com interpretações folclóricas, de sorte e coletivas.
                     O significado dos sonhos no processo de Individuação é que eles nos ajudam a nos conhecer melhor, nos aceitarmos, e nos compreendermos para podermos mudar para melhor e nos tornarmos o que realmente somos estando bem consigo e com os outros. Devemos ser universais em nós mesmos, pois somos parte de uma totalidade, isso é Individuação.
Para entender seu significado, faça associações com o seu dia a dia, seus problemas atuais, seu passado e o que quer para o futuro, pois os sonhos são prospectivos, isto é sonhamos o que queremos realizar e se desejarmos, acontecerá, por isso pense positivo, acredite no que quer ter e ser.

Sonhe, brinque e sorria, e assim será mais feliz.

Marco Antonio Garcia


 Psicoterapeuta Junguiano

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...