sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Doença como caminho...

Muitas vezes nos perguntamos, porque ficamos doentes?
As doenças fazem parte da nossa existência e somente emergem quando estamos mais fragilizados, com as nossas defesas imunológicas enfraquecidas. Temos em nós bilhões de bactérias e vírus, muitos nos protegem outros podem nos destruir, nosso mecanismo de defesa está sempre alerta, mas devido ao estresse diário, má alimentação, genética, ambiente poluído e acidentes, ficamos adoecidos.
A maioria das doenças são psicossomáticas, isto é primeiro surgem na mente e depois vem para o corpo. Quando estamos emocionalmente desequilibrados e não conseguimos resolver os problemas, as doenças somatizam, isto é, vem para o corpo e precisamos combatê-las para nos fortalecer.
As doenças são também caminhos e avisos de nós para nós mesmos, muitas veem para nos avisar e prevenir de situações que não estamos conseguindo enfrentar, principalmente as doenças autoimunes. Veja o exemplo das ostras, quando entra algum grão de areia em seu interior, ao invés dela se irritar, ela envolve esse grão com uma substancia , transformando em perola, assim deveríamos enfrentar nossos problemas, cuidando deles envolvendo-os de uma forma que eles não nos prejudiquem.
Para não adoecer física e mentalmente, fale de seus sentimentos e emoções, pois se reprimi-los poderão causar: gastrite, ulcera, artrites, dores na coluna e até câncer entre outras.
Fale , desabafe, dialogue.
Tome decisões na vida, as indecisões geram duvida que geram ansiedade, depressão e agressão. Quem decide vence, mesmo cedendo às vezes.
Encontre soluções, não lamente, enfrente, enquanto uns choram, outros vendem lenço.
Somos o que pensamos, portanto pense positivo.
Viver de aparências é fugir da realidade, neurotizar-se; não se auto engane achando que estará enganando o outro. Seja sincero, verdadeiro, sendo você mesmo, se aceitando, assim não será algoz de si próprio.
Se aceite para ser aceito com sabedoria, força e beleza.
Se relacione mais, comunique-se fazendo boas amizades e sinceras, tenha fé.
Sorria, tenha bom humor e seja alegre, seu ambiente interior e exterior agradecerá. Sorrir é um ótimo remédio para a boa saúde.
Tome muita água pura, diariamente. Cuidado com o sol em horários críticos.
Se não estiver satisfeito mude , não se acomode, vá à busca da sua felicidade.
O tempo não para, só anda para frente, assim não fique preso ao passado, viva o presente para ter um futuro melhor.
Tome atitudes, não podemos ficar parados fazendo as mesmas coisas rotinamente e esperando que as situações mudem por si só.
A natureza universal está em constante processo de mudança, e nós fazemos parte dessa existência cósmica, assim também estamos em constante processo de mudança em vários aspectos, apesar de sermos resistentes a eles.
A mudança é um processo de evolução e quem não acompanha, morre em vida, apesar das mudanças serem na existência e não na essência.
As doenças são muitas vezes caminhos para a salvação, pedindo mudança e aceitação, nada acontece por acaso.
Viva enquanto estiver vivo...

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta
Email: mag.sp@hotmail.com


  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...