domingo, 19 de janeiro de 2014

Família e Escola.

“Eduquem as crianças, assim não será necessário castigar os homens” Aristóteles.
Essas palavras ditas por Aristóteles há mais de 2.300 anos continuam atuais.

A família ainda é a principal célula da sociedade.
Uma família equilibrada e unida é responsável pela estrutura e dinâmica da personalidade da criança até a adolescência, transmitindo aos filhos, segurança, independência, e autonomia, dialogo, atenção e carinho.
A principal função da família é transmitir a educação primária, junto com a escola, mas a família diz que a escola não educa como se deve e a escola diz que a família não educa tão bem quanto antes, não adianta jogarmos a responsabilidade de um para outro, ambos tem responsabilidades, e se cada um fizer a sua parte, todos ganham. Muitas crianças e adolescentes veem para a escola sem disciplina, limites e senso de autoridade, enfrentando colegas, professores, funcionários e direção, e com as leis frágeis e a impunidade eles se acham donos da escola, sem interesses em aprender, e alguns são violentos, praticam vandalismo, ameaçam e até usam drogas na escola, desmotivando os professores que ainda conseguem estarem em sala de aula, alguns professores faltantes e despreparados com métodos antiquados, também dificultam o bom andamento escolar, alem das dificuldades da gestão escolar. Isso tudo explica a baixa classificação do Brasil nos índices mundiais, sendo vergonhoso, tanto investimento para tão pouco. O Estado tenta buscar saídas, com professores mediadores, mas ainda são medidas insuficientes para aproximar família e escola.
Estamos vivenciando uma geração com transtorno de atenção, pois estão muito dispersos, avoados, a escola esta sem autoridade para enfrentar essas dificuldades, não sei o que será das próximas gerações se nada for feito.
Precisamos unir família e escola pelo bem dos filhos e estudantes tanto na escola publica quanto na particular, que possuem dificuldades sociais semelhantes. Motivar os interessados, e resgatar aqueles que veem para a escola por obrigação, que atualmente são a maioria, infelizmente. A escola e a família precisam ser mais disciplinadoras, pois os adolescentes pedem limites e confrontos de identidade na busca de modelos, e estão com mais modelos negativos do que positivos.
Educar é muito difícil, principalmente nos dias de hoje, com os estímulos que as crianças e os adolescentes recebem diariamente, os pais e a escola não conseguem acompanhar o desenvolvimento cientifico e das mídias, mas existem princípios básicos para uma boa educação geral, tanto na família quanto na escola, que são:

Autoridade, disciplina, limites, amor, carinho, atenção, respeito e dialogo. Dando tempo ao tempo com tolerância e não permissividade.


Liberdade com responsabilidade também é muito importante, pois os filhos não pediram para nascer, uma vez que foram colocados no mundo cabe aos pais lhes transmitir educação, cultura, religião, saúde, encaminhá-los para a vida profissional etc., de outro lado os filhos também precisam compreender que a vida está muito difícil, e devem colaborar com os pais e professores, pelo próprio bem de cada um.
Se você criança ou adolescente, por algum motivo não tiver o apoio dos pais, não tente fazer coisas para chamar a atenção, principalmente se forem coisas que vão prejudicar muito mais a você do que a eles. Pense em você, no seu futuro, nas suas possibilidades, tenha amor próprio, assim não faça nada achando que vai prejudicar outras pessoas, pois o maior prejudicado com certeza será você mesmo.
Os problemas não estão somente na criança ou no adolescente, o problema é familiar, escolar e governamental, não podemos ter educação de faz de conta, ou teorias que não se aplicam na pratica, os melhores educadores deveriam estar em salas de aula bem remunerados e não nos gabinetes. Unidos e bem orientados todos crescem e se desenvolvem; não adianta procurarmos “bodes expiatórios”, todos somos responsáveis, somente assim os problemas poderão ser resolvidos, compreendidos e aceitos.
. Vivemos numa sociedade impune e individualista, não adianta procurarmos culpados e sim responsáveis, caso contrario teremos uma sociedade cada vez mais violenta e sem limites, enfim estamos no mesmo barco.
Devemos educar e receber educação sempre. Como diz o ditado. Fora da educação séria, não há salvação.
Espero que 2014 seja melhor que 2013 e pior que 2015.
Boas festas...

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico e Educador
























  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...