domingo, 30 de março de 2014

Como ser um bom líder.

O verdadeiro líder é aquele que sabe servir.

Um bom líder deve ter habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com vontade visando atingir os objetivos para o bem comum do grupo com comprometimento.
Pessoas agente lidera, coisas agente gerencia.
A necessidade de ter poder do ser humano é muito grande, mas há diferença entre poder e autoridade: no poder você coage o outro através da força ou medo para realizar a sua vontade mesmo que ele não concorde na autoridade você convence a pessoa a fazer com vontade e prazer às coisas através do seu carisma e respeito.
Segundo o autor do livro O monge e o executivo, devemos concretizar nossos objetivos através das tarefas e dos relacionamentos, aplicando a teoria na pratica.
Devemos ser flexíveis nos nossos objetivos, caso contrario não superaremos os obstáculos. Os obstáculos devem ser encarados como desafios e não barreiras. As mudanças e melhorias são constantes, muitas vezes os obstáculos são sugestões e respostas para nossas metas.
Precisamos saber destingir a diferença entre vontades e necessidades. Nem sempre o que queremos é o que precisamos.
Para liderar precisamos de um modelo como: Liderar com autoridade, a serviço do outro até com sacrifício, porem com amor e vontade.
Liderar é um ato de amor ágape, isto é, com caridade, compreensão e solidariedade.
No entanto para ser um verdadeiro líder com amor é preciso ter algumas características como:
Ter paciência com os liderados, tendo autocontrole perante as situações de adversidade.
Ter bondade, um bom líder dá atenção, valoriza elogia em publico e orienta em particular, age com sabedoria.
Ser humilde sendo autentico, dizendo a verdade sem arrogância ou sendo vaidoso e orgulhoso.
Tratar os outros com respeito, como gostaria de ser tratado.
O bom líder deve ser um abnegado, não sendo egoísta, tendo sim amor próprio, satisfazendo as necessidades dos liderados.
Saber perdoar, compreendendo tendo compaixão não guardando ressentimentos ou rancores, quando enganado, pois o perdão alivia mais a quem concede do que quem o recebe, mostrando grandeza de espírito.
Ser honesto, dizendo a verdade, sem enganar e sim ajudando no crescimento pessoal.
Ser cumpridor dos compromissos assumidos, isso é muito importante, pois gera confiança e estabilidade no grupo, sem ser controlador, delegando e supervisionando.
O líder que conseguir aplicar todas essas habilidades vai realizar as vontades e necessidades do grupo e fazendo que realizem suas tarefas com amor ágape, tornado a vida mais prazerosa e feliz. Erramos sim, mas devemos aprender com os erros, a vida é uma escola. Liderar democraticamente é muito difícil, é um exercício de tolerância constante, como um processo de lapidação de uma pedra bruta.
Lembrando que o grande segredo da vida é a Lei da Atração, pois somos o que pensamos e fazemos, por isso pense sempre positivamente.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo e educador
mag.sp@hotmail.com


sábado, 8 de março de 2014

Manifestações


Vamos dar um rolezinho no Shopping, ou fazer uma manifestação na Paulista.
Que bom se fosse simples assim. Com relação aos rolezinhos, fazemos isso há muito tempo, nas praças das cidades do interior ou na capital já se fazia isso, são os passeios onde um pequeno grupo de jovens homens e mulheres, saia nos finais de semana para paquerar, fazer os bailinhos nas casas dos colegas, para se conhecerem, ainda hoje isso é normal e saudável, sair em pequenos grupos para passear e conhecer novas pessoas. Mas os rolezões acabam assustando, pois não são organizados, e com alguns infiltradores que querem provocar tumultos. Os jovens tem o direito de passear, curtir, se relacionar, mas sem baderna.
Com o surgimento das redes sociais, os jovens procuram amizades virtuais e possuem muitos seguidores, sedentos de se conhecerem, usarem roupas de marca, para valorizar a autoestima, mostrar que são o que usam, muitas vezes sem poder, querendo preencher um vazio sem fundo. Imitando grupos de outros países com preferências musicais e corporais.
Muitos pais, como não puderam ter e fazer o que queriam no passado permitem que os filhos os completem, mas sem dar a educação necessária, com disciplina e limites, é o que vemos atualmente com muitos adolescentes, nas ruas e nas escolas e também dentro de casa, se sentindo donos do mundo, isso é muito perigoso, pois a vida real e profissional não é assim, ela cobra competências, comprometimento, por isso temos muitas vagas de emprego para serem preenchidas, mas faltam profissionais com competência e experiência, que também somente serão adquiridas com a primeira oportunidade oferecida.
Poderiam se reunir em espaços próprios como parques e praças grandes, para esses movimentos em grande quantidade, com planejamento, segurança e organização.
Acredito ser saudável as manifestações ditas reivindicatórias, mas fazer manifestações por qualquer coisa em ruas e avenidas ou vias , interrompendo o transito, fazendo baderna é infringir a Constituição, impedindo o direito de ir e vir da maioria; de manifestações justas passaram a vandalismo e anarquia, sem controle e com aproveitadores e outros interesses.
Alguns revoltados que se escondem, se dizendo anarquistas, em busca de fama e dinheiro. Democracia não é isso, pois democracia pressupõe direitos e deveres da maioria e de ir e vir.
Como estamos em ano de eleições, os políticos pisam em ovos, para não perderem votos. Concordo que o nível de politicagem e corrupção em nosso pais esta cada vez maior, mas somente conseguiremos melhorar se formos mais politizadas e conscientizados dos direitos, sem baderna, se extrapolarmos os direitos perderemos a razão.
Vamos protestar e pleitear nossos direitos com manifestações conscientes, sem ser massa de manobra, mas em locais próprios como grandes parques que temos, com proteção policial e não provocações, a imprensa vai estar presente. Quando incendeiam ou depredam bens públicos ou privados, a conta volta para o povo, tenham certeza disso.
Precisamos investigar o que esta por detrás de todos esses movimentos políticos muitas vezes manipulados, em ano de Copa e de eleições, vamos ver em 2015 como estarão todos esses movimentos!

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e educador




  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...