segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Angustia


Angustia é uma sensação psicológica causada por forte ansiedade, com dor emocional como uma pressão no meio do peito pedindo para ser arrancada e ou compreendida. Na Psicologia Analítica de Jung, a angústia é um alerta chamando a atenção da pessoa para um indesejável estado de coisas, e um meio de se evitar tornar consciente o sofrimento, mas precisamos enfrenta-lo para liberar essa energia represada, que causa a angustia.
Podemos nos sentir angustiados devido a um evento, um acontecimento que não tivemos êxito e controle, por uma forte lembrança de um passado próximo ou não e não conseguimos mudar. Sentimo-nos em perigo, sem saber o que fazer, alterando nosso cotidiano, causando somatizações como a respiração que fica curta irritabilidade, inquietação, tristeza entre outros sintomas.
Precisamos aceitar e enfrentar esse perigo, externalizando e diluindo , não adianta ficar remoendo , trazendo sentimentos de vingança ou ódio, isso só prejudicara a própria pessoa afetada.
Quando estamos angustiados provavelmente vivemos um conflito entre o que desejamos e não conseguimos ou perdemos e não aceitamos e no outro extremo tendo que aceitar e compreender o conflito trazendo para a consciência, para a realidade dos fatos, nos conscientizando de que não temos mais o que perdemos e não controlamos mais, como no caso do fim de um relacionamento e a não aceitação dessa perda e posse faz o individuo sofrer e se atormentar, por isso deve-se optar pela aceitação pelo amor e auto perdão sem culpas e castigos, elevando a auto estima tendo amor próprio, se amando em primeira estância, o outro não pode ser mais importante do que eu, gosto do outro e preciso dele para me relacionar melhor, pois somos seres sociais.
Posso ter posse e ciúme de objetos que me pertencem, mas não posso querer ser dono e ter controle sobre outro ser humano, isso é insegurança e medo da solidão, devo ser minha principal companhia.
A angustia é esse conflito entre o desejo e a não realização, trazendo sofrimento, para a realidade e só o tempo e a compreensão e a aceitação poderá minimizar esse sofrimento, e depende de cada um e do seu passado de estrutura da personalidade adquirida na convivência familiar nos primeiros anos de vida.
O autoconhecimento através do processo de individuação é o melhor caminho para o alivio da angustia.
Os medos, os sentimentos de rejeição e abandono com carências, causando um vazio sem fundo, precisam ser preenchidos pelo amor próprio.
Todos temos conflitos e problemas, mas não há problema sem solução, seja tolerante e persistente, pois tudo passa.
A verdade é justa e libertaria a mentira, nos engana e nos condena.
Encontre a paz interior com saúde, harmonia e felicidade.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo
mag.sp@hotmail.com





  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...