terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A Sombra


Todo mundo gosta de sombra e água fresca, mas não é dessa sombra que gostaria de escrever e sim do lado sombrio da nossa personalidade, esse arquétipo que muitas vezes desconhecemos ou não queremos entrar em contato.
Temos um lado da personalidade que é aquele onde nós mostramos para a sociedade, para sermos aceitos, elogiados, aplaudidos, como gostaríamos que o mundo nos visse, que é a persona, é o que somos e conhecemos conscientemente e utilizamos varias mascaras dependendo da situação e momento. Temos, no entanto outro lado da personalidade que esta oculta, mas como uma sombra está presente em todos os momentos independente de luz ou não, pois é o que realmente somos e não queremos mostrar ou não estamos ainda preparados para mostrar, ou não conhecemos, mas ela se manifesta nos sonhos e se a reprimimos, se manifesta de outras formas projetivas, pode ser boa ou má depende qual alimentamos mais, precisamos aprender a dominar esse lado oculto da psique formado pelos processos culturais pessoais e ancestrais. Na sombra podem estar nossos complexos, agressividades ou potencialidades ainda não aceitas e externalizadas. Robert Johnson diz que é mais fácil tirar esqueletos do armário, mas possuir o ouro que está na sombra torna-se aterrador. Precisamos integra-la a personalidade total para evoluirmos no processo de individuação.
Quando a sombra precisa se manifestar e nós a reprimimos, ela se mostra até às vezes através de doenças ou acidentes para nos alertar de perigos que não percebemos, por isso dizemos que a doença é também um caminho para a salvação, se a aceitarmos e cuidarmos, caso contrario nos levará a morte. Devemos buscar o equilíbrio biopsicossocial, pois ele nos manterá saudáveis principalmente na segunda metade da vida quando devemos nos voltar para o nosso interior. Buscar o Tao, o caminho do meio oriental.
Ouça seus chamamentos interiores, eles podem melhorar sua vida; mudança de profissão, relacionamentos, amizades, atitudes.
Muitas vezes não gostamos o que vemos nos outros, reflita e perceba se não esta projetando os seus defeitos e dificuldades não aceitas, por isso faça uma autocrítica construtiva, ninguém é perfeito, todos estamos buscando dentro da possibilidade de cada um, melhorar e evoluir.
Desde pequemos somos acostumados a lidar ou temer a sombra, nas canções de ninar do “bicho papão” da “cuca”, para ficarmos bonzinhos.
Na cultura religiosa temos os pecados que são as sombras para nos manter dominados e tementes a Deus.
Ao invés de rejeitar a sombra do outro ou a nossa devemos agir como o toureiro, que deixa o touro passar próximo sem atingi-lo e aos poucos domina-lo sem mata-lo.
Jung dizia que podemos ser gratos aos nossos inimigos, pois as trevas deles nos permitem fugir das nossas, ou como dizia Napoleão Bonaparte: Deus me livre dos inimigos, pois dos amigos cuido eu.
A forma que adoramos os heróis é sombra pura, pois projetamos e queremos nos identificar neles, mas nos anulamos, pois não somos eles.
Enfim busque o equilíbrio entre o interior e o exterior para ser mais evoluído e menos primitivo e mais homo sapiens, quem sabe um dia seremos civilizados e chegaremos próximo, integrando nossa sombra a consciência.
Feliz 2015, com saúde, sabedoria, força e beleza.
Boa viagem ao desconhecido.
Marco Antonio Garcia
Psicólogo
marco.garcia357@gmail.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...