quarta-feira, 29 de abril de 2015

Teimosia



Você é uma pessoa teimosa?
O que é ser teimoso?

Somos teimosos quando não mudamos de opinião, não aceitamos a opinião alheia, somos radicais, achamos que estamos sempre certos, donos da verdade, queremos convencer o outro a pensar da mesma forma que nós, quando mantemos o mesmo ponto de vista, temos apegos às próprias ideias, gostos, tradições e obstinações.
Se você tem esse tipo de comportamento e atitudes, você é uma pessoa teimosa. No entanto a teimosia pode ter seus pontos bons ou ruins, a perseverança pode ser uma qualidade positiva, muitas vezes confundida com teimosia, desde que o em que perseveramos tenha conteúdos e argumentos plausíveis, o que não devemos é nos manter em um extremo, não sendo flexíveis, como um bambuzal , podemos ter raízes firmes e profundas, mas termos a flexibilidade de aceitar e reconhecer nossos erros e estarmos abertos a mudanças, melhorar e evoluir para transformar.
O outro extremo da teimosia é a obediência e complacência, é não termos opinião própria, aceitarmos o que o outro diz e de forma alienada, seguir sem refletir ou questionar, isso também não é bom, por isso devemos buscar o equilíbrio, o autocontrole, o caminho do meio.
Nos relacionamentos não seja teimoso e sim tolerante, o homem quer ser cuidado e a mulher protegida, somos diferentes respeitemos as individualidades.
Como podemos transformar a teimosia em qualidade?
Primeiramente devemos saber ouvir o outro lado da historia, que está sendo contada, não se precipitar, não atropelar a palavra do outro, ter tolerância sem permissividade, pois o teimoso pode ser uma pessoa insegura e frágil, atacando se for atacado, se defendendo sempre. Devemos estar abertos a novas aprendizagens, não somos donos nem da verdade nem da mentira.
Em segundo lugar confie em você, nas suas potencialidades e nos outros dentro do possível, não seja muito egoísta, tenha amor próprio, faça a sua parte.
Em terceiro lugar esteja aberto para receber novas informações, sem preconceitos ou julgamentos precipitados, considere as opiniões alheias, o mundo esta evoluindo muito rápido em informações tente acompanhar as boas.
Em quarto lugar, cuidado com a vaidade, o teimoso é vaidoso, tenha humildade, reconheça seus limites para evoluir, respeite o próximo como gostaria de ser respeitado. Se acreditar no que está defendendo use argumentos para convencer o outro, sabendo também ouvir, sendo consciente, debata abertamente sem defender tradições sem significado.
Saiba identificar se sua teimosia é uma dificuldade que te enfraquece, ou se é uma qualidade que te fortalece, sem exageros e extremismos, mas busque o equilíbrio, que também é muito difícil, mas saudável.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo clinico
marco.garcia357@gmail.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...