segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Crise



A palavra crise é utilizada em varias áreas como na sociologia, política, economia, medicina e psicologia etc.
Vivemos em constantes crises, menores ou maiores, e nas crises que devemos encontrar as soluções e oportunidades ou sucumbimos. Vejamos: peguem a palavra crise, retire a letra s, fica crie, na crise devemos ser criativos e a letra s, pode significar solução do problema.
Perante um problema precisamos primeiro aceitar e ter consciência dele, segundo encontrar as possíveis formas de resolvê-lo, levantando hipóteses, terceiro aplicar aquela que achamos melhor, e quarto verificar se deu seu certo e houve mudança ou transformação e conscientização.
A crise é um alerta um aviso que algo não esta bem, não adianta querer camuflar ou não encara-la ela esta ai dentro de você, não adianta fugir.
Como diz o ditado na crise alguns choram enquanto outros vendem lenço.
A crise pode ser pessoal, familiar ou social. O importante é seguir os passos para enfrentá-la seja ela interna ou externa, ou ambas.
Seja precavido, na crise econômica planeje antes, não gaste mais do que ganha, faça uma reserva, se organize e tenha disciplina.
Na crise pessoal ou de saúde, fique alerta aos aviso da mente ou do corpo. Não tome decisões no calor das emoções, se controle, tenha equilíbrio emocional, o tempo muitas vezes é a melhor solução, tenha paciência. Não entre em desespero, só piora a situação, procure ajuda se precisar.
Nas crises sempre aprendemos, depende como a vemos, são rupturas devido a alguma situação que não vai bem, pense , planeje seja disciplinado e coerente.
As crises geram estresse e ansiedade, todos temos estresse e ansiedade, o problema é quando se perde o controle sobre eles.
Tome providencias logo no inicio, não deixe a crise te dominar.
Quando estiver muito ansioso, controle a respiração, respire profundo e intensamente oxigenando o cérebro. Escreva sobre os problemas e registre em agendas seus compromissos, diários semanais ou mensais. Converse com pessoas confiáveis desabafando , isso também alivia. Escute musicas que gosta, mudando o foco, ajuda na insônia também. Procure um hobby cuide-se, tenha amor próprio. Coma sementes que contenham magnésio, como : castanhas, amêndoas, semente de abobora, girassol, espinafre, abacate e beterraba.
Acredite, vai passar.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo
marco.garcia357@gmail.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...