segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O que é distimia?

Percebo muitas pessoas preocupadas atualmente, por vários motivos quer sejam pessoais, familiares, econômicos ou profissionais, deixando-as tristes e irritadas, muitas vezes podem estar com distimia, então o que e distimia?
É um estado de depressão crônica leve de humor, constante, por varias horas, dias e anos, onde o individuo é visto pelos outros como negativista, mal humorado e pessimista, com baixo astral; problemas com apetite, sono, concentração, fadiga constante, dificuldade de tomar decisões. Normalmente essas pessoas são exigentes, perfeccionistas, impacientes, com autoestima baixa, muito criticas consigo e com os outros, tem dificuldades de se relacionar, evitam ir a festas, podem ter dificuldades profissionais dependendo da profissão. Muitos a vêem como pessoas “chatas” para se relacionar muitas vezes solitárias, e tidas como queixosos de tudo, como aquele personagem do desenho, a hiena Hard, que dizia, oh vida, oh dias, oh azar.
E quanto mais reclamam pior ficam.
Muitos fatores podem causar a distimia, como:
Problemas familiares entre casais, pais e irmãos.
Fatores hereditários de depressão ou distimia.
Repressão, alcoolismo, doente incapacitante na família, estress extremo, podendo causar fobias ou pânico.
Pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos e é mais comum em mulheres do que em homens.
Temos em media de 3 a 5% de distimicos na população.
Precisa ser diagnosticada e tratada com psicoterapia e medicamentos antidepressivos no inicio, até que a pessoa possa ter o controle sobre a doença. . O importante e reconhecer a doença, aceitar e procurar ajuda para superar ou como saber lidar com o problema, ser mais forte, tendo energias para superar as dificuldades e não se entregar.
Se você caiu em um buraco emocional, o psicólogo vai ajuda-lo a descobrir porque caiu, e ajuda-lo a sair e entender o para que caiu, para não cair novamente.
Muitas vezes não há cura, mas controle da doença. Sendo a busca para a individuação e o equilíbrio energético.
A vida é um equilíbrio entre alegrias e tristezas, devemos pensar e agir, a dor pode ser inevitável, mas o sofrimento é opcional, você decide.
Busque ajuda, e ajude quem estiver com distimia, pois é sofredor este estado, tanto para quem a tem quanto para quem convive.
Acredite, vai passar se você se ajudar.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo
marco.garcia357@gmail.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...