sábado, 7 de novembro de 2015

Marte x Venus

Já ouviram falar que a personalidade masculina é de Marte (deus da guerra) e a personalidade feminina é de Venus (deusa do amor).

O lado direito do corpo é diferente do lado esquerdo, bem como os dedos das mãos, um é diferente do outro, mas se interagem e se respeitam apesar das diferenças.
Os conflitos ocorrem dos indivíduos entre si, dos indivíduos com grupos, de grupos com outros grupos e até entre cidades, estados, nações e culturas.
Os conflitos e as crises nos relacionamentos são normais e necessários para o crescimento, amadurecimento e desenvolvimento das relações intra e interpessoais, desde que sejam saudáveis sem agressões e falta de respeito.
Relacionamentos humanos envolvem: personalidades diferentes, lutas pelo poder, sociabilidade, sexualidade, intimidades, valores, vínculos, controles, sentimentos e papeis sociais, motivados por interesses e necessidades.
Precisamos nos conhecer cada vez mais, e nos conhecemos na relação com o próximo, através de observações, reflexões, conhecimentos interior e exterior, e psicoterapias, individual, casal ou em grupo.


Psicologia do Homem e da Mulher

Se conseguíssemos o equilíbrio ideal entre o intelectual, emocional, espiritual, sexual, profissional, financeiro, social e físico, nos relacionamentos as crises seriam menores e passageiras.
Os homens são mais racionais e dão muita importância para o trabalho, à competência, as conquistas, ao poder, a eficiência e a realização pessoal provando suas habilidades, buscando sucesso.
As mulheres gostam de conversar, criar relacionamentos, compartilhar sentimentos, valorizam o amor, a comunicação e a beleza.
Apesar de buscarmos a androgenia, homens e mulheres são diferentes e precisam aceitar e respeitar essas diferenças para um bom relacionamento social.
Cada um tem sua história pessoal e coletiva, por isso cada caso é um caso e nada acontece por acaso.
Cedendo de ambas as partes é que se evolui no relacionamento, ceder não é se inferiorizar sim se valorizar sabiamente.
As mulheres não devem dar conselhos a um homem sem que ele peça, pois ele se sentirá incompetente, apesar dela só querer ajudar. Quando uma mulher está falando, ela apenas quer desabafar seu estresse, assim o homem não deve lhe dizer o que fazer deve apenas ouvi-la, a menos que ela peça orientação.
Os homens descansam ficando em silencio, se recolhendo em seu mundo, sua caverna pessoal, as mulheres descansam falando sobre seus problemas. Quando o homem chega a casa, estressado, ele precisa de um tempo pelo menos vinte minutos para se adaptar ao seu território, então a mulher deve evitar ir falando sobre o seu dia, espere um pouco até que os dois ou os filhos possam sentar na sala de estar e dialogar mais calmamente.
Os homens são como elásticos, precisam se afastar dos relacionamentos para depois se reaproximar, alternando suas necessidades de intimidade, liberdade e autonomia, não gostando de ser controlado.
As mulheres são como uma onda, se a onda está no alto, elas tem muito amor para dar, mas quando a onda desce ela sente um vazio interior e precisa ser amada e protegida.
Homens querem ser cuidados e valorizados, as mulheres querem ser protegidas, amadas e desejadas, ambos querem se relacionar para a perpetuação da espécie, instinto animal.
Querer mudar o outro e não querer mudar e melhorar a si mesmo
As pessoas são diferentes independentes de suas opções sexuais, vamos nos respeitar nos amando para podermos amar o próximo, com tolerância, dialogo paz e amor, e assim teremos saúde, felicidade e tranqüilidade interior.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo
marco.garcia357@gmail.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...