segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SOL

Depoimento

Para que serve o Sol?
Entre varias funções, ele nos aquece, alegra, torna mais feliz o nosso dia.
Esse era o nome do Maltês que tínhamos em casa, branca e peluda, apesar de fêmea lhe foi dado o nome de SOL, mas como tudo passa; no dia 09/12/10 as 19h00min ela adormeceu e apagou como o Sol à noite, deixando uma escuridão em nossos corações, no meu, e de toda a minha família, principalmente daquela que ela considerava mãe, a Luciana. Ela tinha um problema congênito respiratório, mas com apenas quatro anos, oito meses e alguns dias , ela nos deixou, fizeram o possível no hospital veterinário. Companheira, doce, carinhosa, dependente, comilona. Precisava estar perto de alguém, como todos da raça. Sempre pronta a defender a família, latia como cachorro grande. Quando chegávamos em casa, nos aguardava abanando seu rabinho pedido carinho, virando de barriga para cima. Era como um membro da família estava sempre perto de alguém, de dia e de noite. Devido ao seu problema respiratório, roncava a noite, mas permitíamos que dormisse próximo, para se sentir segura e protetora. Quando fazia algo de errado, e era chamada atenção, pedia carinho, como que pedindo desculpas.
Quem já passou por essa experiência sabe como mexe com os nossos sentimentos. Quem não passou e tem um animalzinho desse próximo, se prepare pela possível perda um dia, principalmente se for precoce.
Agora fica o dilema, tentamos substituir, damos um tempo ou não mais adquirirmos outro animal assim. Isso mostra como somos sensíveis aos amimais domésticos, principalmente os cães que são fieis e leais, num mundo tão complexo e camaleão.
Conseguimos enterrá-la num jardim, onde as flores perpetuarão sua lembrança. Saudade é acreditar no que não se vê, por isso quando fechamos os olhos te vemos correndo pela casa, você continua presente em nossa memória...
Repouse em paz, SOL, em meu nome, da Lene, da Lu, da Lulia, do Marquinhos e daqueles que conviviam com você, como o Sr Jose, o Roberto, o Eduardo, a Karime, e aqueles que nos visitavam e também gostavam de você, que os recebia pulando e tentando agradar. O verdão as calopcitas e os pássaros que vinham se alimentar na área de serviços que ela às vezes os espantava, também sentirão sua falta.
Agradeço sua companhia e amizade verdadeira.
Se existir um céu para animais, com certeza você estará lá, SOL...

Marco A Garcia.
Psicoterapeuta
http://psicologiaemartigos.blogspot.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...