terça-feira, 6 de julho de 2010

Personalidade

Personalidade segundo a psicologia , refere-se ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluindo as habilidades , atitudes,desejos, emoções, crenças, comportamentos, tendo por influencia também os aspectos físicos de cada um . Englobando interação, organização , e individualidade , fazendo com que nos conheçamos através do convívio com os outros, tudo isso , em equilíbrio faz o individuo ser o que é, se aceitando para poder mudar sempre, se aperfeiçoando e se respeitando.
A personalidade é formada pela estrutura ( a base , o alicerce contendo componentes hereditários, pessoais e ambientais e se forma até a adolescência ) e conteúdos, ( relacionados às vivencias familiares, escolares, sociais , religiosas, culturais , que vão dar o detalhe de acabamento pessoal podendo ser de primeira linha ou não ) , dinamizando a personalidade permitindo ao individuo se desenvolver e compreender sua existência, através de opiniões , valores e sentimentos .
Outros termos são usados para compreendermos a personalidade, como o caráter, o temperamento e os traços.
Caráter pode ser entendido como os aspectos morais , reações afetivas, sendo a marca pessoal de cada um .
Temperamento está associado a fatores hereditários e constitucionais, que influenciam na maturidade emocional , fazendo com que o individuo seja mais ou menos agressivo por exemplo , perante as situações conflitivas da vida.
Traços de personalidade, são características mais duradouras do individuo , aqueles que são mais constantes no convívio consigo mesmo e com os outros. Jung desenvolveu tipos psicológicos bastante divulgados hoje em dia como a extroversão ( pessoas que focam mais sua atenção no mundo externo de fatos, coisas e pessoas, e que vivem o agora , primeiro agir depois pensar ) e a introversão ( pessoas que se orientam por fatores subjetivos, o foco da atenção está no seu mundo interno , analisando o momento antes de agir e vivenciar, primeiro pensar depois agir ), normalmente temos os dois tipos , mas um prevalece.
Temos também as funções : pensamento ( pessoas que apreciam a organização a lógica e valores universais ) , sentimento ( valorizam as pessoas e coisas, buscando valores pessoais ) , sensação ( são pessoas práticas detalhistas e realistas, voltadas para o agora, o concreto o que existe. ) e a intuição ( pessoas que buscam o valor intrínseco das coisas e as possibilidades futuras , vendo o todo e não as partes , são criativos e inovadores, porem distraídas ) .
Existem muitas teorias de personalidade, mas sabemos que o que fomos, somos ou seremos, depende de nossos interesses e necessidades.
Erich Fromm, psicólogo, desenvolveu em sua teoria, cinco necessidades humanas básicas que são : necessidades de relacionamento, de transcendência , de segurança, de identidade e de orientação .
Estamos em constante processo de desenvolvimento e ajustamento, e se não nos ajustarmos poderemos ter problemas de conduta , e transtornos de personalidade como : Transtorno de personalidade paranóide, esquizóide, anti-social , querelante, histriônica, anancástica, ansiosa, dependente, entre outros.
Para tanto devemos ter muita sorte ( sorte sendo a interação entre a competência com o aproveitamento de oportunidades no momento adequado ) , para continuarmos nosso caminho em busca da individuação.

“Durante muitos anos
esperamos encontrar alguém
que nos compreenda,
alguém que nos aceite como somos,
capaz de nos oferecer felicidade
apesar das duras provas.
Apenas ontem descobri
que esse mágico alguém
é o rosto que vemos no espelho . “

( Richard Bach )


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

2 comentários:

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...