terça-feira, 6 de julho de 2010

Preconceito

O que é preconceito?
Como diz a palavra é um pré conceito. É uma opinião antecipada, sem uma base séria, com intolerância. Mas porque todos nós temos algum preconceito? Será que é porque narciso acha feio o que não é espelho, como diz o Caetano ?.
Apesar se sermos todos muito parecidos devido ao DNA, independente de raça ou sexo, todos vamos morrer um dia e viraremos pó e o mais importante é o fomos aqui e o que deixamos de lições e exemplos bons.
Pode alegar vários motivos para se ter preconceitos, assim como muitos são os preconceitos por exemplo: Pode ser racial, regional, por religião, por opção sexual, pelos deficientes( visuais, auditivos, físicos ), pelas mulheres, pelos homens, por questões físicas ( gordo ou magro, alto ou baixo , feio ou bonito) condição financeira sendo pobre ou rico, ou cultural.
O ser humano as vezes se acha melhor ou pior que o outro, se sentindo discriminando, ou por inflação de ego ou inveja, ódio, ciúme, inferioridade ou superioridade. Se cada um trata-se da sua própria vida sem se meter na vida alheia, seria mais feliz e com menos preconceitos.
Não critique o outro pelo que ele é, pois um dia você poderá ser parecido, talvez esse também seja o grande medo dos preconceituosos.
Seja você mesmo como é, se aceitando compreendendo e melhorando no seu processo evolutivo. Supere seus preconceitos vendo o outro como você é em essência energética, cada um com suas qualidades ou dificuldades. Antes de criticar, ajude, antes de pisar, estenda a mão, seja um humano civilizado, faça ao outro o que gostaria que fizessem com você.
Seja menos intolerante, sem ser permissivo, pois somos parte do mesmo universo e retornaremos e nos reuniremos ao todo cósmico, onde somos todos iguais. Respeitemos as diferenças carnais, só assim seremos mais felizes...
E não se esqueça que você é o que se fizer ser .
Que em 2006 todos possamos estar melhor que em 2005.
E saiba que por pior que seja a situação vai passar, tudo passa, acredite em você .

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...