terça-feira, 6 de julho de 2010

Perdão

Pedir perdão e ser perdoado por alguém seria o ideal.
Perdão está muito próximo do amor ágape, apesar de que amar é não precisar pedir perdão, e o auto reconhecimento pela ofensa, pois o perdão é de dentro para fora, sem magoas ou ressentimentos, que faz muito mais mal a quem não perdoa ou se perdoa. Como uma moeda com duas faces, de um lado alguém precisa reconhecer que errou ou ofendeu e se arrepender e do outro lado alguém aceitar as desculpas e as ofensas recebidas. Sabemos que não é fácil perdoar ou pedir o perdão, pode levar tempo, mas somente os evoluídos conseguem com humildade tolerância e compaixão, os egoístas e os arrogantes não conseguem.
Perdoar é fazer uma limpeza profunda interior. Segundo James C. Hunter, no livro O monge e o executivo, perdoar é não ter ressentimento quando for enganado ou prejudicado, lidando de forma afirmativa e desapegando-se do ressentimento não gastando energia inutilmente.
Se quiseres seguir em frente e tiver poucos momentos de felicidade vingue-se do outro, mas se quiseres ser feliz por muito mais tempo, perdoa e peça perdão pelos seus atos, arrepende-te.
Cometer erros é humano para persistir neles não reconhecendo os e não se perdoando é quer se punir se culpar, e projetando no outro a culpa, sofrendo e fazendo o outro sofrer.
Quem perdoa se liberta de sua própria prisão, abrindo as portas da transformação e evolução superior.
Guardar magoa e ressentimento faz mal para a saúde mental e física, podemos desenvolver doenças auto imunes e auto destrutivas. Mesmo que não tenha que pedir perdão a outro ser, peça para você mesmo de seus atos quando se cobrar por não conseguir fazer as coisas do que queria, sendo perfeccionista, intransigente com você mesmo, você é humano, reconhecer que errou reflita sobre o erro e evolua, pois nada é totalmente negativo assim com o tao chinês e sua relação com o yin e o yang, sendo um constante recomeço , buscando o equilíbrio da vida que é constante.
Pessoas que não perdoam, têm mais problemas físicos, como dores nas costas, e problemas psíquicos como o estresse, depressão ansiedade e outro, perdoar e se perdoar faz bem para a saúde física e mental dizem as pesquisas, como diz o ditado popular, tira o peso das costas o fardo que pesado da culpa.
O pecado e o perdão é muito forte na cultura ocidental principalmente a judaico cristão, para os orientais a compaixão está mais presente e significa sentir com o outro compreender aceitar e perdoar, mesmo não concordando com o ato que pode ter sido violente, mas você não vai mudar o passado o que precisa e cuidar das feridas psíquicas e só a compaixão e o perdão podem curar, fazendo bem a você mesmo.
Mentalize a pessoa que te feriu e peça para que Deus a ilumine e proteja eliminando sua ira sobre ela e assim aliviara suas magoas e ressentimentos, repita o mantra da Compaixão “OM MANI PEME HUNG”, varias vezes, assim limpara sua alma se libertando e mandando vibrações positivas para aquele que te ofendeu e feriu, só assim construiremos um mundo melhor através do amor ao próximo.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...