terça-feira, 6 de julho de 2010

Inteligencia

O que é inteligência?.
Quando consideramos um individuo inteligente acima da media, talentoso ou gênio ?.
Todos nós somos inteligentes, pois usamos o raciocínio e temos consciência de nossa existência . Nós psicólogos consideramos inteligência , a capacidade de perante problemas seja qual for encontrarmos solução e se adaptarmos a situações novas. Sabemos que existem vários tipos de inteligência como: a lingüística ( compositores, escritores e poetas – James Joyce ) , a lógica ( cientistas, matemáticos e filósofos- A . Einstein ) , a naturalista ( biólogos, ambientalistas , os que cuidam da natureza – Charles Darwin ) , a musical ( músicos, compositores – Mozart ),a intrapessoal ( psicólogos – Freud e Jung ) , a interpessoal ( professores, artistas, políticos ) , a cinética ( atletas, dançarinos , cirurgiões, mecânicos – Pelé ) , etc. Os seres mais talentosos desenvolvem o poder intelectual , para determinadas habilidades , Temos os polímatas que desenvolvem varias áreas do conhecimento , como Leonardo Da Vinci , que era mais que um polímata,, ele provavelmente tinha a capacidade e habilidade para fazer trabalhar com harmonia varias áreas do encéfalo, coisa rara , talvez devido a uma hipermetrofia dos hemisférios cerebrais.
Uns indivíduos exploram com mais habilidade uma área do que outras, daí se desenvolverem mais em determinadas áreas do conhecimento , com inteligências múltiplas . Assim é importante desenvolvermos varias habilidades em equilíbrio, pois quem gasta muita energia numa coisa só, vai faltar para outra , por isso vemos nos gênios figuramos malucas e as vezes desequilibradas, também sabemos que somente os anormais se destacam e se sobressaem, mas pagam um alto preço por isso, cada um deve optar pelo caminho deve seguir , você é dono do seu destino . Se conseguirmos um equilíbrio entre o racional e o emocional, com inteligência já estará bastante bom . Muitas vezes não conseguimos desenvolver nossas capacidades intelectuais como deveríamos , por vários motivos , até de oportunidades e ambientais, por isso talvez de vez em quando surgem personalidades talentosas e não efêmeras criadas pela mídia , pois quem é bom é bom sempre. E não por momentos ou modismos.
Evite ter complexos de inferioridade, somos todos diferentes na existência mas iguais na essência, aproveite sua energia ancestral da melhor forma .

Marco Antonio Garcia

Psicologo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...