Como sabemos a irritabilidade é uma resposta excessiva a um estímulo.
Irritamos-nos quando as situações não se manifestam do jeito que gostaríamos, pois queremos dominar, controlar, fazer com que o outro concorde conosco de qualquer jeito, pois achamos que estamos certos.
Estamos diariamente expostos a vários estímulos, quer sejam emocionais, eletromagnéticos de vários tipos de ondas, causando confusão nas ligações neuronais com possível baixa no neurotransmissor serotonina, responsável pelo humor e sensação de bem estar.
Pessoas sob estresse constante, ansiosas, depressivos, com TOC, problemas emocionas ficam mais agressivas e se descontrolam mais facilmente devido as alterações da serotonina, recomenda se alimentação com base em carboidratos para aumentar os níveis de serotonina, dizem ao pesquisadores .
Os pais devem observar o comportamento dos filhos quando pequenos, pois se apresentarem muita irritabilidade deve observar e levar ao pediatra, pois pode estar se manifestando doenças infecciosas.
A irritabilidade é um traço de personalidade que esta presente em vários transtornos de personalidade.
Quando estamos bem com agente mesmo, quase nada nos incomoda, mas quando estamos aborrecidos com o trabalho, com os estudos, com os amigos, familiares, filhos, transito, companheiro (a), TPM, qualquer ato que nos contrarie é o suficiente para ficarmos frustrados, ate agressivos, e muito irritados.
Irritamo-nos com os mais próximos por estarem mais próximos e por nos conhecerem mais, os semelhantes positivos se atraem, mas os negativos se repelem.
Segundo a Medicina tradicional Chinesa, a ira, é o sentimento do fígado, nosso reservatório de emergia. Sua manifestação está nos olhos e nas unhas. E sua cor é a verde.
A irritabilidade está presente nos consultórios de psicoterapia, devido à dificuldade do ser humano se relacionar com o outro e consigo mesmo, não aceitando as opiniões alheias nem se aceitando, não querendo ser contrariado, fazendo birra como na infância. No entanto a melhor forma de equilibrar e termos sobre equilíbrio nossa irritabilidade é conversando com o outro, dialogando e não querendo impor nossas vontades e querendo que o outro concorde sempre.
Somente evoluímos no desbastar da pedra bruta se autolapidando para se transformar numa pedra preciosa, isso leva tempo, e o tempo é o melhor remédio para algumas doenças.
Estamos em constante processo de mudança e lapidação, uns mais rápidos outros mais lentamente dependendo das características de personalidade de cada um. Não podemos ler o pensamento do outro, assim precisamos dialogar para compreender as relações humanas. Quando estamos mais sensibilizados, fragilizadas, nos sentido inferiorizados e com a auto estima rebaixada não deveria mos provocar situações que com certeza vai nos irritar.
Faça uma auto-análise e conscientize se de que você pode ser melhor do que é.Pense positivo , atraia bons fluidos.
Às vezes não gostamos de alguma atitude alheia, reflita se você também não tem algo semelhante e por não aceitar em você não aceita no outro, o outro é nosso espelho, daí as simpatias, as antipatias e as indiferenças.
As nossas frustrações são proporcionais as nossas pretensões.
Se estivermos carentes, mas somos autoritários, nos afastamos dos outros e cada vez ficamos solitários, sejamos amáveis compreensivos, democráticos, assim seremos mais felizes.
Gostamos de reconhecimento, valorização, elogios, mas todos também esperam isso, somo diferentes em relação aos outros e a nós mesmo, nossa mão tem cinco dedos um diferente do outro e se dão muito bem são interdependentes. Se fossemos como os dedos das mãos nos irritaríamos menos e seriamos mais felizes, não acham...
Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta
Artigos da coluna Psicologia no Jornal Semanário da Zona Norte desde 1999. Quadro na radio Studio 1 Web Radio, aos sábados das 10 as 12 horas. Estamos em constante processo de individuação ... Contato tel. 11 2950 4037
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adoeceu!!! Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...
-
Personalidade segundo a psicologia , refere-se ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluin...
-
É justo aceitar que alguém possa ser responsável pelos erros de terceiros? Observamos que é mais fácil projetar nos outros nossos erros ou...
-
Este é um assunto bastante complexo, pois envolve vários fatores, então vejamos: O nome cientifico é Catsaridafobia , do grego (Katsarida...
BRILHANTE. Gostei imenso das 2 analogias presentes no seu artigo, deveras um bom escritor também eheheh.
ResponderExcluirContinue o bom trabalho pois gostaria de me cultivar um pouco mais como acabei de o fazer ;)
Que gde achado ....adorei!!!!dicas preciosas.....Estava procurando no google como me curar da irritação pois meu namorado fala muito alto e sua voz e bastante estridente, pra mim parece castigo!!!Ja falei varias vezes para ele falar mais baixo , ja falo a a nos, mas não adianta.....eu gosto dele, mas tive que ter uma atitude mais drástica de tampar os ouvidos com algodão toda vez que vou vê-lo....meus ouvidos são mega sensíveis (infelizmente)kkkkkk....pra terminar de ajudar....o bom e que tenho o cabelo comprido enato tampa e ele nunca percebeu!....O problema e que como hj que passei o dia inteiro com ele, e ele não parou de falar nem um minuto, cheguei em casa com uma puta dor de cabeça e mega irritada, foi bom pois acabei chegando ao seu blog....que por sinal gostei muito! ato ao namoro não sei não, mais fácil terminar, do que ele mudar viuw....rsrss....beijaummm querido!!!!!!
ResponderExcluir