terça-feira, 6 de julho de 2010

Irritabilidade

Como sabemos a irritabilidade é uma resposta excessiva a um estímulo.
Irritamos-nos quando as situações não se manifestam do jeito que gostaríamos, pois queremos dominar, controlar, fazer com que o outro concorde conosco de qualquer jeito, pois achamos que estamos certos.
Estamos diariamente expostos a vários estímulos, quer sejam emocionais, eletromagnéticos de vários tipos de ondas, causando confusão nas ligações neuronais com possível baixa no neurotransmissor serotonina, responsável pelo humor e sensação de bem estar.
Pessoas sob estresse constante, ansiosas, depressivos, com TOC, problemas emocionas ficam mais agressivas e se descontrolam mais facilmente devido as alterações da serotonina, recomenda se alimentação com base em carboidratos para aumentar os níveis de serotonina, dizem ao pesquisadores .
Os pais devem observar o comportamento dos filhos quando pequenos, pois se apresentarem muita irritabilidade deve observar e levar ao pediatra, pois pode estar se manifestando doenças infecciosas.
A irritabilidade é um traço de personalidade que esta presente em vários transtornos de personalidade.
Quando estamos bem com agente mesmo, quase nada nos incomoda, mas quando estamos aborrecidos com o trabalho, com os estudos, com os amigos, familiares, filhos, transito, companheiro (a), TPM, qualquer ato que nos contrarie é o suficiente para ficarmos frustrados, ate agressivos, e muito irritados.
Irritamo-nos com os mais próximos por estarem mais próximos e por nos conhecerem mais, os semelhantes positivos se atraem, mas os negativos se repelem.
Segundo a Medicina tradicional Chinesa, a ira, é o sentimento do fígado, nosso reservatório de emergia. Sua manifestação está nos olhos e nas unhas. E sua cor é a verde.
A irritabilidade está presente nos consultórios de psicoterapia, devido à dificuldade do ser humano se relacionar com o outro e consigo mesmo, não aceitando as opiniões alheias nem se aceitando, não querendo ser contrariado, fazendo birra como na infância. No entanto a melhor forma de equilibrar e termos sobre equilíbrio nossa irritabilidade é conversando com o outro, dialogando e não querendo impor nossas vontades e querendo que o outro concorde sempre.
Somente evoluímos no desbastar da pedra bruta se autolapidando para se transformar numa pedra preciosa, isso leva tempo, e o tempo é o melhor remédio para algumas doenças.
Estamos em constante processo de mudança e lapidação, uns mais rápidos outros mais lentamente dependendo das características de personalidade de cada um. Não podemos ler o pensamento do outro, assim precisamos dialogar para compreender as relações humanas. Quando estamos mais sensibilizados, fragilizadas, nos sentido inferiorizados e com a auto estima rebaixada não deveria mos provocar situações que com certeza vai nos irritar.
Faça uma auto-análise e conscientize se de que você pode ser melhor do que é.Pense positivo , atraia bons fluidos.
Às vezes não gostamos de alguma atitude alheia, reflita se você também não tem algo semelhante e por não aceitar em você não aceita no outro, o outro é nosso espelho, daí as simpatias, as antipatias e as indiferenças.
As nossas frustrações são proporcionais as nossas pretensões.
Se estivermos carentes, mas somos autoritários, nos afastamos dos outros e cada vez ficamos solitários, sejamos amáveis compreensivos, democráticos, assim seremos mais felizes.
Gostamos de reconhecimento, valorização, elogios, mas todos também esperam isso, somo diferentes em relação aos outros e a nós mesmo, nossa mão tem cinco dedos um diferente do outro e se dão muito bem são interdependentes. Se fossemos como os dedos das mãos nos irritaríamos menos e seriamos mais felizes, não acham...


Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta

2 comentários:

  1. BRILHANTE. Gostei imenso das 2 analogias presentes no seu artigo, deveras um bom escritor também eheheh.
    Continue o bom trabalho pois gostaria de me cultivar um pouco mais como acabei de o fazer ;)

    ResponderExcluir
  2. Que gde achado ....adorei!!!!dicas preciosas.....Estava procurando no google como me curar da irritação pois meu namorado fala muito alto e sua voz e bastante estridente, pra mim parece castigo!!!Ja falei varias vezes para ele falar mais baixo , ja falo a a nos, mas não adianta.....eu gosto dele, mas tive que ter uma atitude mais drástica de tampar os ouvidos com algodão toda vez que vou vê-lo....meus ouvidos são mega sensíveis (infelizmente)kkkkkk....pra terminar de ajudar....o bom e que tenho o cabelo comprido enato tampa e ele nunca percebeu!....O problema e que como hj que passei o dia inteiro com ele, e ele não parou de falar nem um minuto, cheguei em casa com uma puta dor de cabeça e mega irritada, foi bom pois acabei chegando ao seu blog....que por sinal gostei muito! ato ao namoro não sei não, mais fácil terminar, do que ele mudar viuw....rsrss....beijaummm querido!!!!!!

    ResponderExcluir

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...