terça-feira, 6 de julho de 2010

Dois cerebros !!!

Temos um encéfalo com dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que se cruzam. Assim o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e o lado esquerdo controla o lado direito do corpo.
O lado esquerdo é racional, intelectual e no trabalho diário usamos mais esse lado. O lado direito é mais intuitivo, emotivo.
Enquanto o lado esquerdo se desenvolve enquanto trabalhamos, o lado direito se desenvolve quando estamos sonhando, viajando, meditando ou não fazendo nada, quando estamos ociosos e é nessa situação em que surgem as idéias criativas.
Platão, o filosofo grego, já falava da diferença entre os dois hemisférios cerebrais há mais de dois mil anos.
No Oriente há milênios, já exercitavam os dois lados cerebrais através do Tao, do yin e do yang que se completam. Se raciocinarmos muito, não criamos e vice e versa, por isso deve haver o equilíbrio.
O lado esquerdo é intelectual, abstrato, convergente, detalhista, objetivo, assim os profissionais que tem essas características utilizam mais esse lado.
O lado direito é intuitivo, divergente, imaginativo, subjetivo, flexível, místico, assim os profissionais que tem essas características utilizam mais esse lado. Tendo também os profissionais que conseguem equilibrar os dois lados.
Quando estamos com problemas, é melhor utilizarmos o lado direito do cerebro, se afastando do foco para percebê-lo melhor.
O lado esquerdo é mais extrovertido e comunicativo. O lado direito é mais introvertido e tímido, precisando ser mais bem trabalhado e o desenvolvemos, passeando, viajando, ouvindo musica, desenhando, sorrindo, mudando o visual e através da ociosidade criativa.
O lado esquerdo tende a se acomodar, resisti a mudanças, se alienando às vezes. O lado direito, liberta, transforma, enfrenta os conflitos, por isso ambos devem estar em equilíbrio, pois somos um em dois.
Para perceber como o cerebro nos influencia faça o seguinte exercício:
Gire a perna direita no sentido horário e com a mão direita faça o numero seis no ar e perceba o que acontece...
Nosso organismo é fantástico, cuide do seu corpo e da sua mente, como dizia o filosofo, quando a mente estiver sã o corpo também estará.

Marco A Garcia
Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...