Estamos novamente próximos dos vestibulares, e todos aqueles que estão em busca de um futuro profissional, entram em processo de ansiedade .
Com o advento do capitalismo, as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, ter , consumir , e trabalhar é necessário.
O ser humano precisa se sentir útil, fazendo o que gosta e gostando do que faz, e assim será bem remunerado por isso.
A escolha profissional independe da idade, podemos e devemos mudar quando não estamos bem, buscando a satisfação pessoal e material, que exige qualificação , atualização, reciclagem constante, especialização , competência e principalmente hoje em dia, com a evolução e exigências do mercado, e quem não se preparar, será devorado por esse mercado, causando sérios problemas pessoais e até psicológicos, mexendo com sentimentos, complexos, auto-estima e etc.
A construção do futuro é resultante de uma série de fatores que influem na escolha profissional. Nada acontece por acaso .
Começando pelas características da profissão levando em conta o mercado de trabalho, e sabendo que sempre haverá uma vaga para um bom profissional, assim estaremos entre os melhores. Toda profissão tem pré-requisitos, que requer aptidões, habilidades , para que possamos desenvolver nosso potencial, a partir dos nossos interesses e gostos . Estudar sempre também é um pré-requisito .
Sofremos também influências, do grupo familiar e de amigos, devemos filtrar essas influencias e aproveitar as boas opiniões. Se perguntando “o que eu quero para mim , quais as minhas expectativas profissionais ” . Leve em conta sua historia pessoal, suas experiências, vivencias, o que gosta de fazer nas horas vagas, suas habilidades, isso ajuda na escolha. Não se pressione demais, e nem se deixe pressionar, se precisar se de um tempo, melhor esperar seis meses pesquisando, tirando dúvidas , que cinco anos de frustração e arrependimento.
Se tiver dificuldades, procure ajuda profissional, para se conhecer melhor , assim você unirá o unir o útil ao agradável .
Converse com profissionais da área que você tem interesses, visite locais de trabalho, leia manuais sobre as profissões, se informe sobre o mercado de trabalho, o maior interessado é você , não espere, faça acontecer.
O ser humano é um ser em busca e muitas vezes se questiona sobre o seu ganho, podendo até ganhar mais do que precisa, mas sempre achará que ganha menos do que merece.
Com relação á vocação Bock diz que “a vocação do ser humano é não ter vocação nenhuma ” , pois quem tem vocação são as formigas, as abelhas e as aranhas.
O ser humano é um ser biopsicossocial , não devendo se acomodar, rompendo as resistências ás mudanças, e somente assim evoluiremos para sermos mais úteis e felizes. E para refletir fica uma questão.
“Nós escolhemos ou somos escolhidos ”
Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
Artigos da coluna Psicologia no Jornal Semanário da Zona Norte desde 1999. Quadro na radio Studio 1 Web Radio, aos sábados das 10 as 12 horas. Estamos em constante processo de individuação ... Contato tel. 11 2950 4037
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adoeceu!!! Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...
-
Personalidade segundo a psicologia , refere-se ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluin...
-
É justo aceitar que alguém possa ser responsável pelos erros de terceiros? Observamos que é mais fácil projetar nos outros nossos erros ou...
-
Este é um assunto bastante complexo, pois envolve vários fatores, então vejamos: O nome cientifico é Catsaridafobia , do grego (Katsarida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário