sexta-feira, 4 de junho de 2010

Depressão pós Parto

A chegada de um filho esperado é motivo de alegria para a maioria dos casais, mas algumas mães sofrem de depressão pós-parto, devido às mudanças hormonais, novas responsabilidades e preocupações com o mundo, podendo deixar mães distantes dos bebês, ficando tristes e apáticas, chegando ao abandono e até com tendências suicidas.
Esses casos são conhecidos estudados e cuidados por médicos e psicólogos. Pesquisas recentes têm mostrado que o pai também pode sofrer de depressão pós-parto, apresentando sintomas como: ansiedade, irritabilidade , insegurança, desesperança e medo do futuro, mostrando que não estava preparado para a chegada do filho, muitas vezes fica enciumado pois acredita que perdera a atenção da mulher que estará voltada para o filho, podendo até buscar relacionamentos extra conjugais para compensar essa carência. As mulheres precisam estar atentas a isso.
Para ambos os pais é normal uma certa mistura de alegria e insegurança após o nascimento dos filhos, devido as cobranças e exigências sociais principalmente atualmente, pois querem dar o melhor para os filhos, mais do que receberam e está cada vez mais caro ter e educar filhos, sem se falar nas mudanças que ocorrem, com noites mal dormidas, preocupações, alterações hormonais nas mulheres diminuindo o interesse sexual pelo parceiro. Tudo isso pode acontecer e durar por volta de um ou dois meses, mas se perdurar muito procure ajuda, tanto o homem quanto a mulher, superando os preconceitos.
O problema pode existir, não adianta fugir dele, encare-o e supere-o com ajuda profissional , muito dialogo com compreensão.
A depressão pós-parto apresenta vários sintomas diferentes entre o homem e a mulher. A mulher mãe apresenta apatia, tristeza, com conflitos sobre a importância da maternidade e duvidas quanto a capacidade de cuidar da criança. No homem pai , ocorre a fuga do problema, trabalhando mais se afastando da mulher e do bebê. O casal precisa enfrentar esse problema, para não causar problemas comportamentais na criança durante o seu desenvolvimento.
Existem tratamentos preventivos para a depressão pós-parto do casal , com medicamentos e psicoterapias especificas. O importante é se conscientizar do problema e enfrentá-lo, pois a vida continua e continuará e pense nos aspectos positivos de se ter um filho, uma parte sua com quem você crescerá e se realizará com mais alegria do que tristezas , fazendo parte da evolução humana, dando continuidade a sua existência.
Curta esse momento a dois que será a três ou mais, é muito gostoso .




Marco Antonio Garcia
Psicólogo e Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...