sexta-feira, 4 de junho de 2010

Liberdade

O que é liberdade?
Podemos nos sentir livres?
Filosoficamente, liberdade pode indicar ausência de submissão, independência do ser humano com autonomia e espontaneidade, fazer o gosta , gostando do que faz e com prazer.
Também é diferente a liberdade de pensamento e de ação, pois nem sempre o que pensamos e gostaríamos de fazer, podemos fazer na realidade.
Temos a liberdade de pensamente, de sonhar, mas não de expressar nossas idéias, e quem tentou expressa-los dependendo da cultura em que vive, pagou caro, até com a própria morte, que não deixa de ser o cume da liberdade concreta.
A liberdade também pressupõe responsabilidade, e respeito ao próximo. Segundo Sartre, a liberdade é a condição ontológica do ser humano. A liberdade angustia o ser humano, tornando-nos prisioneiros de nós mesmos, dos nossos medos e livres para escolher sem perceber que somos escolhidos pela natureza, pelo consumismo e compulsões.
Somos tão livres quanto felizes, pois ambas são efêmeras, mas intensas.
“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” (Cecília Meireles).
Temos o livre arbítrio e a vontade de realizar, quando podemos e queremos desde que o outro permita , assim nossa liberdade termina onde começa a do outro.
Podemos nos sentir livres presos e presos mesmo livres.
A liberdade plena é utópica, no entanto tentemos ter pelo menos liberdade de pensamento e ações compatíveis com esses pensamentos.
A liberdade tem um auto-custo que às vezes vale a pena pagar para se sentir um pouco livre de situações que nos angustiam, quer seja num relacionamento, numa atividade profissional.
Conquiste suas liberdades mesmo que tenha que provocar guerras, muitas vezes só se consegue a paz com guerras, ou com atitudes e comportamentos sábios como fez Gandhi na Índia.
Seja livre, sabendo que a liberdade se conquista passo a passo, num caminho longo e eterno...

Marco Antonio Garcia
Psiocoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...