sexta-feira, 4 de junho de 2010

Manias

Todos nós temos algumas manias, e elas sob controle foram e são importantes para a preservação da espécie, pois os mais precavidos e prudentes sobreviviam mais.
Quando são em excesso se transformam em doenças ou TOC (Transtorno obsessivo compulsivo), a pessoa tem pensamentos constantes e para aliviar esses pensamentos que preocupam demais tornando os obsessivos, elas desenvolvem comportamentos repetitivos ou compulsivos, levando o individuo a angustia e ao sofrimento, sendo escravo de si mesmo; com pensamentos que geram medos e para se livrar deles adotam comportamentos compulsivos.
O portador de TOC tem consciência de que seus comportamentos são irreais, mas não conseguem se libertar desse sofrimento mental. Ele tem sérios problemas sociais e profissionais, e sofrem de auto estima rebaixada, o que piora o quadro, causando outros distúrbios como depressão, alcoolismo e fobias, e a angustia de não conseguir se controlar, atormentado a cada minuto, criando um circulo vicioso.
As causas ainda não estão desvendadas, porem tem componentes genéticos e ambientais. As áreas do córtex frontal e gânglios da base são os responsáveis pelo controle do medo, assim como a serotonina (responsável pelo prazer e bem estar) também ajudam no controle. Ainda não tem cura , mas pode ser controlado , com ajuda de medicamentos e psicoterapia .
Pessoas saudáveis podem apresentar traços de TOC , em casos de muito stress. As paixões também são terrenos férteis para obsessões e compulsões, as manias da adolescência, no mundo infantil, nas mulheres grávidas e pós-parto também surgem os sintomas devido aos hormônios.
Um bom livro sobre o assunto é “ Mentes e manias ” .
Alguns pensamentos torturantes e repetitivos são :
Preocupação de não confiar em si mesmo.
Acreditar que possa machucar ou agredir alguém, sem motivos.
Pensamentos obscenos, incestuosos com medo de provocar violência sexual .
Fanatismo religioso, medo de pecar e blasfemar.
Colecionador compulsivo, sem se desfazer das coleções.
Hipocondria, medo de se contaminar com vírus ou bactérias , repetindo atos como lavar as mãos a todo instante.
Pensamentos ruins , meticulosidades .
Procure ajuda o quanto antes, não seja prisioneiro de si mesmo, pode não ser curado, mas terá o controle necessário para viver melhor, você merece .


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...