sexta-feira, 4 de junho de 2010

Andropausa

No artigo anterior escrevi sobre o Climatério feminino, e agora para mostrar o outro lado e para atender pedidos de vários leitores, escreverei sobre o Climatério masculino. Talvez não seja um termo adequado, como também não seja o termo Andropausa ( versão masculina da menopausa na mulher ) , mas o mais importante é falarmos sobre esse período critico que os homens passam, onde ocorre o declínio da testosterona ( hormônio sexual masculino ) por volta dos 50 anos, onde ocorrem mudanças fisiológicas e psicológicas.
A Andropausa não ocorre de forma igual para todos os homens, aqueles mais emotivos, menos autoconfiantes e mais inseguros estão mais predispostos aos seus efeitos.
Os principais sintomas da Andropausa são:
Diminuição do desejo sexual, insônia constante, irritabilidade, aumento do peso corporal, dificuldade de ereção, dificuldade de concentração e memorização, auto estima rebaixada, apatias e depressão, queda de pêlos, diminuição da massa muscular, tendências a anemia e osteoporose , cansaço, mal humor, estresse profisional e familiar, aumento da próstata, que requer cuidados e visita ao médico, para exames , evitando o surgimento de câncer na próstata., a partir dos 45 anos.
Os homens que possuem disfunções sexuais como impotência e ejaculação precoce, por exemplo, antes desta idade devem procurar ajuda médica e psicológica, afim de terem uma vida mais saudável para si e para a parceira .
Com relação ao desempenho sexual, que muito preocupa os homens na Andropausa, os sintomas são variados e vagos, e não traz o fim da fertilidade para o homem e sim a diminuição da produção de espermatozóides . Existem vários tratamentos como a reposição hormonal masculina e outros. Procure um médico e ou um psicólogo de sua confiança para saber se a causa é orgânica ou psicossomática e se ajude.
Nossa vida é um conjunto de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais e até econômico , e o sexual é uma parte disso tudo e não o mais importante , variando de pessoa para pessoa.
Confie em você, você não precisa provar nada para mingúem.
Saibam os casais que o ou a amante sexual, não invade a intimidade dos casais seguros, confiantes e compreensivos, esse personagem somente entra na vida intima dos casais se a porta da infidelidade, machismo ou feminismo, falta de respeito , a não realização de fantasias normais, cumplicidade e amor diminuírem muito. Assim o ou a amante é convidado a invadir a intimidade por conflitos conjugais, tudo isso em condições normais e não patológicas obviamente.
A vida é um ciclo : nascemos, vivemos e morremos, o que devemos fazer é viver a vida da melhor forma possível, e aceitando que o envelhecimento traz amadurecimento, experiências e bagagens , ganhamos algumas coisas e perdemos outras e devemos aceitar e compreender essas perdas , substituindo e compensado com outras atividade adequadas a idade. Ter a vitalidade dos vinte anos com a experiência dos cinqüenta não é possível.
Dialogue com a parceira, respeitando-se mutuamente com cumplicidade e amor , dialogue com os filhos e amigos, vivendo cada momento energeticamente e feliz.
Seja você e não o que querem que você seja, nem queira ser quem você não é, se aceite como é, mas melhorando sempre.


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...