No artigo anterior escrevi sobre o Climatério feminino, e agora para mostrar o outro lado e para atender pedidos de vários leitores, escreverei sobre o Climatério masculino. Talvez não seja um termo adequado, como também não seja o termo Andropausa ( versão masculina da menopausa na mulher ) , mas o mais importante é falarmos sobre esse período critico que os homens passam, onde ocorre o declínio da testosterona ( hormônio sexual masculino ) por volta dos 50 anos, onde ocorrem mudanças fisiológicas e psicológicas.
A Andropausa não ocorre de forma igual para todos os homens, aqueles mais emotivos, menos autoconfiantes e mais inseguros estão mais predispostos aos seus efeitos.
Os principais sintomas da Andropausa são:
Diminuição do desejo sexual, insônia constante, irritabilidade, aumento do peso corporal, dificuldade de ereção, dificuldade de concentração e memorização, auto estima rebaixada, apatias e depressão, queda de pêlos, diminuição da massa muscular, tendências a anemia e osteoporose , cansaço, mal humor, estresse profisional e familiar, aumento da próstata, que requer cuidados e visita ao médico, para exames , evitando o surgimento de câncer na próstata., a partir dos 45 anos.
Os homens que possuem disfunções sexuais como impotência e ejaculação precoce, por exemplo, antes desta idade devem procurar ajuda médica e psicológica, afim de terem uma vida mais saudável para si e para a parceira .
Com relação ao desempenho sexual, que muito preocupa os homens na Andropausa, os sintomas são variados e vagos, e não traz o fim da fertilidade para o homem e sim a diminuição da produção de espermatozóides . Existem vários tratamentos como a reposição hormonal masculina e outros. Procure um médico e ou um psicólogo de sua confiança para saber se a causa é orgânica ou psicossomática e se ajude.
Nossa vida é um conjunto de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais e até econômico , e o sexual é uma parte disso tudo e não o mais importante , variando de pessoa para pessoa.
Confie em você, você não precisa provar nada para mingúem.
Saibam os casais que o ou a amante sexual, não invade a intimidade dos casais seguros, confiantes e compreensivos, esse personagem somente entra na vida intima dos casais se a porta da infidelidade, machismo ou feminismo, falta de respeito , a não realização de fantasias normais, cumplicidade e amor diminuírem muito. Assim o ou a amante é convidado a invadir a intimidade por conflitos conjugais, tudo isso em condições normais e não patológicas obviamente.
A vida é um ciclo : nascemos, vivemos e morremos, o que devemos fazer é viver a vida da melhor forma possível, e aceitando que o envelhecimento traz amadurecimento, experiências e bagagens , ganhamos algumas coisas e perdemos outras e devemos aceitar e compreender essas perdas , substituindo e compensado com outras atividade adequadas a idade. Ter a vitalidade dos vinte anos com a experiência dos cinqüenta não é possível.
Dialogue com a parceira, respeitando-se mutuamente com cumplicidade e amor , dialogue com os filhos e amigos, vivendo cada momento energeticamente e feliz.
Seja você e não o que querem que você seja, nem queira ser quem você não é, se aceite como é, mas melhorando sempre.
Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
Artigos da coluna Psicologia no Jornal Semanário da Zona Norte desde 1999. Quadro na radio Studio 1 Web Radio, aos sábados das 10 as 12 horas. Estamos em constante processo de individuação ... Contato tel. 11 2950 4037
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adoeceu!!! Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...
-
Personalidade segundo a psicologia , refere-se ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluin...
-
É justo aceitar que alguém possa ser responsável pelos erros de terceiros? Observamos que é mais fácil projetar nos outros nossos erros ou...
-
Este é um assunto bastante complexo, pois envolve vários fatores, então vejamos: O nome cientifico é Catsaridafobia , do grego (Katsarida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário