sexta-feira, 4 de junho de 2010

O tempo...

Somos como uma maquina do tempo, vivemos querendo mudar o passado ou o futuro, e esquecemos do presente , o aqui e o agora .É no presente que podemos compreender o passado e tornar o futuro como queremos, dentro do possível. O tempo é relativo, pois o passado pode ser a um segundo atrás ou a 10 anos assim também acontece com o futuro. Estamos constantemente buscando respostas, explicações, justificativas e questionamentos, para o que já passou.
O passado já passou e o futuro não chegou.
No passado estão nossas recordações, memórias e lembranças que podem ter sido boas ou não, como diz os provérbios: “ não adianta reclamar pelo leite derramado, pois águas passadas não movem moinhos “, o passado as vezes nos trazem magoas, angustias, apegos, perdas e ou alegrias e saudades , devendo nos servir como experiências , bagagens, aprendizagens, assim devemos compreender e aceitar o passado tirando lições para o presente e para o futuro.
No futuro estão nossas realizações e sonhos. E as vezes não controlamos nossa ansiedade e sofremos querendo que o futuro ou os problemas se resolvam da nossa forma e o mais rápido possível, e como diz o provérbio “não apresse o rio, pois ele corre sozinho ” superando todos os obstáculos para chegar ao seu destino .
Sofremos e nos julgamos e as vezes nos condenamos ,pois o maior juiz é a nossa própria consciência . Se não enfrentarmos nossas problemas eles continuarão conosco , não adiantando fugir pois eles estão dentro de nós, assim devermos enfrentar nossos problemas mesmo não querendo, mesmo com medos, transformando e mudando as atitudes no presente compreenderemos o passado e teremos um futuro melhor.
Acredite sempre em você, enfrentando seus medos, seus fantasmas simbólicos . A grande questão perturbadora é quando nos perguntamos : E SE... Essa questão nos perturba e neurotiza, quando não aceitamos ou não diluímos nossos conflitos. Tentamos controlar o tempo o tempo todo , as vezes reclamando que o tempo não passa e as vezes reclamando porque passa tão rápido. O tempo é o mesmo nós que devido as nossas ansiedades queremos controla-lo , controlando tudo até nossos medos e emoções, e quando não conseguimos desabamos transbordando em lamentações, reclamações, insatisfações .
A imaginação humana viaja como uma maquina do tempo, querendo alterar narcisamente o processo evolutivo que pertence a toda a humanidade . Assim se vivermos mais o presente, compreendendo o passado, o futuro poderá ser melhor naquilo que planejamos, pois cada um colhe o que planta...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...