sexta-feira, 4 de junho de 2010

O coração

O coração é o primeiro órgão que nasce e o ultimo que morre.Entretanto , pouca importância lhe tem sido dada na estruturação da consciência.
A batida cardíaca é um acontecimento autônomo, com um ritmo harmônico e controlado, e se esse ritmo se alterar para mais ou menos é porque está acontecendo um distúrbio da ordem cardíaca . Quando falamos do coração, sempre associamos a situações emocionais. Emoção é algo que o ser extravasa. ( do latim emovere – mover para forma de si mesmo ). O sentimento e em especial o amor, estão intimamente associados ao coração. Utilizamos algumas expressões que caracterizam bem o simbolismo do coração :
“ coração de criança “, “ter bom coração “ . “ guardar alguém no coração ”ouvir a voz do coração “. Dar de coração “. “coração mole”. O coração é o símbolo do amor e da união . Podemos dizer que o ser humano tem dois centros. A cabeça ou a razão e o coração ou a emoção . Quando essas duas funções se completam temos um ser inteiro.
As perturbações cardíacas costumam atacar aquelas pessoas que não estão preparadas para serem sufocadas por uma emoção do passado que as arranca da rotina . Esses sentimentos precisam vir a tona para serem elaborados e compreendidos. Devemos ouvir nosso coração , seus batimentos , sem nos tornarmos cardiofóbicos, não devemos ter medo do nosso coração, A pressão alta é perigosa para o coração . o hipertônico é uma pessoa agressiva que reprime a própria agressividade através do autocontrole . E essa energia pode descarregar-se através de um enfarto . O colapso cardíaco é a soma de todos os socos que não foram dados . Jung diz que “a razão torna-se não-razão quando separada do coração. Uma vida psíquica vazia de idéias universais adoece por desnutrição “ .
O coração é um símbolo integrado na nossa psique, e é sentido e imaginado com tanta Constancia que por vezes nem mesmo percebemos o seu significado.
O coração simbólico é em nossa cultura, órgão de ligação, sede da emoção amorosa e expressão da totalidade . Quando é esquecido se manifesta sintomaticamente através das doenças. Quando lembrado mostra nosso destino.

Gostaria de terminar essas reflexões com trechos de uma letra muito conhecida que diz :

Meu coração,
Não sei por que
Bate feliz
Quando te vê...

Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então,
Serei feliz, bem feliz.
( carinhoso, de Pixinguinha e João de barros )

ouça a voz do seu coração racionalmente, pois ele te ama ...


marco Antonio Garcia.
Psicoterapeuta junguiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...