sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como educar os filhos !!!!

Há muito tempo perguntam –se os pais, educadores e psicólogos, qual a melhor forma de se educar os filhos. Sabemos que está cada vez mais difícil, devido aos tempos modernos e excesso de estímulos e influencias, mas existem regras gerais que podem ajudar na educação dos filhos , com equilíbrio , simplicidade e bom senso.
Pesquisas são feitas sobre o comportamento humano no mundo todo , e alguns princípios para tentar educar ou auto educar-se , segundo o psicólogo Laurence Steinberg, as quais concordo, são :

1- O velho ditado que diz “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, não serve para a educação dos filhos, pois eles aprendem mais através da observação, atitudes e exemplos do que através de ordens ou conselhos.
2- Carinho, afeto, abraço, beijo, elogios, diga que o ama, são muito importantes para a auto estima para o auto conceito dos filhos, ao invés de agressões verbais ou físicas, proteger sem mimar demais, mas minando o suficiente é saudável.
3- Envolver-se, participando da vida do filho, o fará se sentir seguro e querido, sem vigiar ou proibir demais, mais saber do seu dia a dia, através do dialogo, o que ele faz, aonde e com quem. Ë melhor aprender pelo amor do que pela dor.
4- Trate seu filho, de acordo com a idade, conheça as fases de desenvolvimento da infância e da adolescência, não adianta acharmos que eles já são grandes para fazer algumas coisas e crianças para fazer outras, todos nós mudamos e muito principalmente até os vinte anos de idade. Trate o de acordo com o seu desenvolvimento biopsicossocial.
5- Todos precisamos de limites, disciplina e regras, se vocês pais não derem, a vida vai cobrar caro, no entanto só se da o que se tem, vide regra 01.
6- Devemos educar com autonomia e independência, e não criamos os filhos para nós, e sim para a vida, não seja um co-dependente. Liberdade com responsabilidade pessoal.
7- Coerência nos atos; o filho imita muito os pais, quando queremos melhorar as crianças na maioria das vezes, devemos orientar os pais para que mudem suas atitudes com coerência.
8- Castigos físicos ou verbais, não dão respeito e sim medo ou geram mais agressividade, devemos punir com conscientização do ato, caso contrario estaremos educando para a psicopatia.
9- Dialogo constante com convencimento e argumentos, é muito sadio, pois tanto os pais quanto os filhos crescem, e aprendem sempre. Não adianta impor a sua vontade, respeite o próximo como gostaria de ser respeitado. Tenha tempo para conversar com seus filhos.
10- Respeito mutuo, gera admiração, caso contrario se tornará em vingança um dia, o que é perigoso. Quem bate esquece, quem apanha não esquece com facilidade. Lembre-se disso.
Enfim, como diz o psicólogo Steve Biddulph, é cuidando e “curando” os pais (avós, tios) que se educa melhor os filhos. Se os pais têm problemas e complexos do passado devem procurar ajuda, fazendo terapia familiar, de casal ou individual, os filhos não pediram para nascer, e não adianta das apenas casa, comida e roupa, é preciso dar atenção, carinho, amor, respeito e muito dialogo, e compreensão; a educação é cíclica é ensinando que se aprende dizem os grandes mestres.
Seja você também um mestre. Continue essa caminhada, ela é eterna e constante como as mudanças. Muitas vezes só se da o devido valor aos pais quando ser torna um, e que não seja tarde demais ....
Se não conseguir seguir alguns desses princípios e regras, não tenha filhos.

Marco Antonio Garcia
Psicologo Clinico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...