terça-feira, 6 de julho de 2010

Inveja

O que é inveja ?

Inveja é um sentimento que mistura ódio , ciúmes, desgosto,de uns em relação a felicidade ou posses de outros.O invejoso quer ter ou ser o que o outro tem ou é sem esforço próprio, as vezes através de meios ilícitos, por achar que não tem competência para conseguir , assim deseja que o outro não continue a ter, que não seja feliz, por ele não estar conseguindo ser . Essa é a inveja que chamo de negativa e patológica, um dos pecados capital, podendo se associar a cobiça, vandalismo e a violência, como no filme: Os sete pecados capital .
O invejoso é inseguro, irônico, desconfiado e insensível, se mostrando superior, quando na verdade se sente inferior, racionalizando as situações, preocupado mais com o comportamento do outro do que consigo mesmo, não encarando as verdadeiras causas de sua inveja.
Temos a inveja positiva, por admiração, aquela onde vemos algo e queremos ter, por achar bonito e bom, mas adquirir por competência, por bom gosto, admiração sem desejar mal ao outro. Os adultos diferentemente das crianças, mostram menosprezo e indiferença perante a inveja, enquanto que as crianças choram, agridem, mordem para mostrar que estão com inveja do outro.
As propagandas se baseiam na inveja, isto é divulgam coisas para que os consumidores possam adquirir por identificação. Todos nós sentimos inveja, não é somente um sentimento humano, independe da idade e até os animais sentem inveja, sendo uma reação instintiva e natural .
Muitas pessoas sentem inveja por não acreditarem em suas potencialidades, e sim em suas inferioridades, e na baixa auto estima, se sentindo discriminadas, com preconceitos, podendo inverter valores, se transformando até em marginais, para subtrair do outro aquilo o que ele não acredita que possa comprar com seu esforço, se dizendo as vezes vitima do desenvolvimento social . No entanto conhecemos muitas pessoas humildes, idôneas, trabalhadoras com índole que conquistam seus objetivos com muito suor sem precisar usar de meios ilícitos .
Quem só vê defeitos nos outros, pode estar com inveja.
Admirar as qualidades de outra pessoa, ou pelo que faz ou que é demonstra inveja positiva, desde que se esforce para adquirir essas características.
A inveja patológica atinge tanto ricos quanto pobres, assim pode se transformar em doença psíquica e precisa ser tratada .
Podemos ter vários tipos de inveja positiva como: querer ter as mesmas qualidades dos outros, mesmo modo se ser, de se comportar, de se relacionar.
A inveja patológica é narcisista; por detrás da fofoca ( falar mal de outrem) está escondido a inveja, devido ao sentimento de superioridade ou inferioridade.
Os ídolos, ou pessoas famosas são vitimas de invejosos, através de boatos ou fofocas, com a finalidade de eliminar as diferenças entre o ídolo e o fã.
Os invejosos têm medo de mostrar a sua insuficiência ou incapacidade e esse processo é muitas vezes inconsciente e pode ser auto destrutivo, ou querer a destruição do outro, até com a morte, as vezes .
Existe inveja entre amigos, familiares, no trabalho ou lazer .
Na fabula da formiga e da cigarra ( brasileira ) , temos exemplo da inveja negativa, e como diz o ditado, “ não me inveje , trabalhe ” para conquistar o que conquistei.
Sinta inveja sem ser invejoso, tenha vaidade sem ser vaidoso, tenha orgulho sem ser orgulhoso, sinta amor e não ódio ou paixão.
Tenha inveja de coisas boas e se empenhe para obter por seus próprios meios e não para destruir o que o outro conquistou. Não inveje a “ sorte” do outro, trabalhe e seja competente como ele, e assim será mais feliz.
A felicidade está nas pequenas coisas.
Dinheiro não compra felicidade, só aumenta o que você já tem.
Seja feliz do seu jeito, cada um é o que é e mingúem é igual .

Marco Antonio Garcia
Psicoterapeuta Junguiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sofrimentos                                                                                                          O ser humano co...