terça-feira, 6 de julho de 2010

Psicologia

Participando como palestrante, do Projeto Rumo do Rotary Clube nas Escolas SAA e Mazzarello, constatei o grande interesse dos alunos pelo Curso de Psicologia. Assim resolvi escrever sobre essa ciência humana, para poder auxiliar aqueles que não estando presentes no projeto possam também ser informados .
Etimologicamente o termo psicologia vem do Grego e quer dizer : Psyche - alma / Logos - razão - (estudo da alma) . Alma entendida com o a parte imaterial do ser humano, abarcando os pensamentos, sentimentos, desejos, sonhos, sensações , intuições.
A Psicologia é muito importante, pois estuda os fenômenos psicológicos, para a compreensão da vida dos seres humanos. Estudando comportamentos, através da observação, analise , avaliação dos sentimentos e emoções, necessidades , interesses , atitudes, aptidões e capacidades, físicas, mentais, motoras e intelectuais.
Existem varias tendências teóricas ( escolas ) as principais são: Behaviorismo , Gestalt e a Psicanálise entre outras.
O profissional em psicologia , reúne, interpreta e aplica dados científicos relativos ao comportamento humano e mecanismos mentais. Observa e experimenta para avaliar as capacidades humanas e suas características afetivas, intelectuais, sensoriais e motoras, para orientação em consultório, seleção e treinamento no campo profissional, através de dinâmicas e aplicação de técnicas e testes psicológicos adequados. Estuda fatores genéticos, hereditários e suas influencias. Diagnostica previne e trata de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
O curso dura cinco anos : sendo composto de Licenciatura plena, Bacharelado e Formação Profissional.
Existem ótimas, boas e regulares Universidades , mas acredito que o bom aluno faz a diferença, se ele for bom e competente , o nome da escola ajudará mas não será definitiva, portanto pesquise bastante, e tente ser o melhor naquilo que faz.
Quanto as especializações, são inúmeras devido a grande abrangência da psicologia, cito algumas; Psicologia clinica, Psicologia comparada, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia educacional , Psicologia fisiológica, Psicologia social, Psicologia organizacional, Psicologia do esporte, Psicologia jurídica , Psicologia hospitalar e saúde ,etc. Pode-se trabalhar com pesquisas em laboratórios, junto com outras disciplinas, formando equipes multiprofissionais. Pode-se fazer Pós Graduação em diversas áreas, com especializações em áreas afins .
O campo de trabalho é muito vasto, apesar das dificuldades e concorrência que todas as áreas enfrentam, mas quando se faz o que se gosta gostando do que se faz, o sucesso pessoal e financeiro se concretiza um dia .
Características que ajudam na profissão ; Interesse pelos problemas e conflitos humanos, equilíbrio emocional, flexibilidade, intuição, saber ouvir, sociabilidade, observação, concentração boa memória e gostar de estudar sempre.
Vou relatar um pouco da minha área de atuação que é a área clinica. Sou psicólogo Clinico, psicopedagogo com especialização em Psicologia Analítica ( Baseadas nas Idéias de Carl. G. Jung ) . Trabalha-se em consultório, de preferência com equipe multiprofissional e interdisciplinar, atendendo ( crianças, adolescentes, adultos ou idosos) que buscam estar bem consigo mesmo, querendo melhorar cada vez mais, se aceitando para poder provocar processo de mudanças em busca da individuação ( processo de realização do si-mesmo ).
As pessoas geralmente tem receio de falar que fazem ou fizeram analise, psicoterapia, aconselhamento ou terapia de apoio, pois acredita-se que somente quem está com algum distúrbio mental procure ajuda. Falso engano, pois que está muito mal,emocionalmente, com neuroses ou psicoses crônicas, raramente conseguem procurar ajuda sozinhos. Hoje em dia felizmente o preconceito tem diminuído muito, apesar da psicologia ainda ser elitista pois poucos tem condições de pagar um processo terapêutico individual . Procura ajuda quem tem conflitos , ou problemas como todos nós e querem encontrar a melhor forma de enfrenta-los , muitos procuram para viver melhor , buscando compreensões e qualidade de vida, se conhecendo mais, estravazando seus conflitos e estresses, para um profissional que vai entende-lo e orienta-lo ajudando-o a se ajudar, criando confiança e vínculos empáticos.
Quando o individuo procura ajuda nem sempre o conflito está somente nele, muitas vezes, está na família,ou no meio social em que ele convive, e por ele ser mais sensível acaba captando esses problemas e não conseguindo cataliza-los . Hoje em dia acredita-se que a maioria das pessoas precisem de psicoterapia, para poderem se conhecer melhor, vivendo melhor consigo mesmo, assim viverá melhor com o mundo interior e exterior. Afinal de contas , não nos esqueçamos do provérbio que diz “De medico e louco todo mundo tem um pouco “. O normal é termos um pouco de cada psicopatologia , o que devemos evitar é ter muito de uma coisa só , pois aí estaremos nos extremos , e devemos estar no equilíbrio apesar do equilíbrio ser dinâmico e exigir de nós muita habilidade emocional para suportarmos, o cotidiano.
Acreditemos em nós, pois estamos em constante processo de desenvolvimento educacional e maturação psíquica . e o fim só Deus sabe...


Marco Antonio Garcia
Psicologia Clinico , psicoterapeuta e psicopedagogo.







JURAMENTO



Como Psicólogo eu juro que, ao penetrar no intimo de meus semelhantes, estarei tentando compreendê-los e ajuda-los, esforçando-me em dissipar-lhes os medos, dúvidas e angústias, fazendo com que tenham em si mesmos o controle de suas emoções e problemas, para com isso abrir-lhes o espírito, auxiliando-os na conquista de seus ideais de felicidade e realização .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...