segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Proativo ou reativo ?

Reagimos a determinadas situações da vida, e dependendo dessa reação podemos nos classificar como proativos ou reativos. Vou dar exemplos a respeito e a partir deles vocês poderão se classificar ou melhorar suas atitudes perante a vida, sendo mais otimistas ou pessimistas.

Vejamos em 12 passos as diferenças:

1 - Os proativos participam, influenciam o meio, não se fazem de vitimas, enfrentam situações, os reativos reagem de acordo com padrões sociais, são mais alienados.

2 - Os proativos reconhecem seus erros e aprendem com eles, os reativos se esquivam e não assumem seus erros.

3 - Os proativos enfrentam os problemas cotidianos, os reativos os evitam e se sentem vitimas e perseguidos.

4 - Os proativos acreditam no livre arbítrio e se responsabilizam pelos atos, os reativos sentem-se prejudicados e com azar, sendo culpa do destino.

5 - Os proativos sempre encontram tempo para fazer o que tem de ser feito ou ajudar alguém, os reativos mesmo ociosos, dizem estarem sempre ocupados.

6 - Os proativos cumprem com a palavra empenhada, independente de contratos, enquanto que os reativos prometem, enrolam, mentem, enganam os outros, achando que estão se dando bem, levando vantagem.

7 - Os proativos evoluem, estão sempre aprendendo, são sábios, os reativos acham que já sabem o suficiente, são tolos.

8 - Os proativos ouvem, compreendem e orientam os reativos, atropelam as conversas, falam mais do que devem.

9 - Os proativos fazem mais do que lhes é pedido, no trabalho, na comunidade, os reativos acham que o pouco que fazem é mais do que o suficiente e reclamam que não têm sorte na vida.

10 - Os proativos dão solução aos problemas, os reativos aumentam os problemas sem resolve-los.

11 - Quando os proativos estão ansiosos, lidam com ela como se fosse uma aliada ajudando a enfrentar os medos, os reativos veem a ansiedade como inimiga e ficam com mais medo ainda.

12 - Os proativos também têm dificuldades, mas buscam reflexão e entendimento dos conflitos, os reativos se desesperam, perdem a cabeça e muitas vezes cometem barbaridades acreditando na impunidade.

Quem vive no passado, perde o presente, quem ignora o passado perde o futuro.

Somos o que pensamos e acreditamos, cada um colhe o que planta.

Como diz Roberto Carlos, em sua musica. “Se o bem e o mal existem você pode escolher, mas é preciso saber viver”.

Psicólogo clínico

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...