quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rotina

Quando fazemos as coisas sempre do mesmo modo, mecanicamente, de forma repetitiva, como um habito, um costume.
Será que existe a rotina, ou são as nossas manias, as nossas tristezas e nossas desilusões que causam o que chamamos de rotina.
Na verdade acredito que podemos entender rotina no sentido macro, ou seja, todos os dias levantamos, vamos ao banheiro, nos trocamos, tomamos o café da manhã, saímos para trabalhar, almoçamos, voltamos ao trabalho, vamos estudar ou voltamos para casa e assim sucessivamente.
Será que todos os dias escovou os dentes da mesma forma?
Quanto percebemos rotina em tudo, e não gostamos, é porque não estamos bem com a gente mesmo, pois o minuto que passou nunca será igual ao que virá.
A rotina boa é quando faço as coisas parecidas, mas que me dão prazer e não desanimo.
Tudo é diferente por mais semelhante que possamos acreditar ser.
Devemos buscar fazer coisas diferentes, para não cair na monotonia.
Assim é que devemos ver a vida de forma macro, às pequenas coisas da natureza, ou do dia a dia, senão cairemos num processo obsessivo e compulsivo, devemos sim ampliar nossa visão de mundo, enfrentando os desafios e dificuldades, sendo otimista, vivendo o presente que é efêmero, mas é um presente, o único tempo que temos na realidade.
Quem reclama muito da rotina está preso no passado, pelas frustrações e decepções da vida, está preso na própria prisão que construiu.
Liberte-se das amarras do passado que te tormenta, se perdoe e perdoe os outros, somos cheios de falhas e dificuldades, e ao mesmo tempo somos maravilhosos. Relembre os bons momentos, que teve, amplie os horizontes, assim não sofreras pela rotina.
Temos hábitos, costumes, que é normal, mas reflita sobre o dia de ontem e perceba que não será como o de hoje ou o de amanhã.
Ao acordar sorria e agradeça por estar mais um dia vivo. Diga que o hoje será melhor que o ontem e pior que o amanhã. Diga: quero saúde, amor e paz.
Cuidado para não se deixar levar pela tristeza, a vida é difícil e maravilhosa ao mesmo tempo, por isso mesmo é que devemos torna-la melhor a cada dia, acreditando que todos os momentos são diferentes apesar de parecidos, cabe a você torná-los melhor ou pior, você tem o livre arbítrio, e isso te torna responsável pela sua vida.
Se gostar de sua rotina, que bom, continue com ela, assim não será rotina e sim prazer diário, mas se não gostar pare de reclamar e mude suas atitudes.
Você é responsável pelas suas conquistas e pelas derrotas.
Deus ajuda quem se ajuda não se esqueça.
Cada dia é um recomeço...


Marco Antonio Garcia
Psicólogo
http://psicologiaemartigos.blogspot.com.br

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...