quinta-feira, 12 de junho de 2014

Metanoia

Já ouviram a frase: A vida começa aos quarenta anos.

Por volta dessa idade, passamos por transformações, ou reconstrução psicológica positiva para mudanças significativas e produtivas, segundo a psicologia analítica de Jung.
Na primeira parte da vida, voltada ao exterior nos preocupamos com a parte material, tentando conquistar um bom emprego, boa formação acadêmica, adquirir bens materiais, como carro, casa e constituir família. Na segunda metade da vida após consolidado esse processo, voltamos para nosso interior, buscando qualidade de vida, mais serenidade e equilíbrio psíquico. Claro que esse processo não acontece com todos na mesma idade, mas é o melhor processo compensatório para uma existência mais feliz e harmoniosa.
O amadurecimento psicológico do ser humano dar se a pelas suas experiências e capacitações ao longo da vida assumindo responsabilidades de forma menos egoístas, no processo de individuação que é se tornar o que se é por estar latente no nosso inconsciente.

Jung nos diz que: “Assim como o jovem neurótico teme a vida, o velho recua diante da morte… Por isso, a idade do paciente me parece um indicador (“ indicium”) extremamente importante”.
O mesmo acontece com os países, no caso do Brasil, ainda estamos na adolescência política. Vivemos uma era do medo, devido à violência e a impunidade das leis frágeis que protegem os meliantes, alegando problemas sociais e falta de oportunidades, políticos e autoridades que somente pensam no poder para se servirem, vivendo numa ilha da fantasia, fora da realidade, essas pessoas se sentem imortais, semideuses, e não percebem o processo de individuação pôr serem egoístas camuflados de altruístas.
A sociedade, que somos todos nós, precisa acordar para enfrentar essas situações de medo, antes que o ultimo saia e apague a luz, os que puderem pelo menos.
O ser humano tem dois lados: um maravilhoso, criador, inteligente, e outro, maldoso, violento, invejoso, depende de cada um alimentar o lado que lhe interessa.
Democracia não é liberdade de se fazer o quer, isto é anarquia, democracia é pleitear os direitos sem tirar o direito de ir e vir do outro que normalmente é a maioria.
Vivemos em crise, porque não amadurecemos, estamos em constante processo de adolescência psíquica, achando que podemos fazer o que queremos, de forma individualista e egoísta, isso não é metanoia e sim, desequilíbrio emocional e imaturidade psíquica.
Cada um por si ou pelo grupo familiar ou de amigos, tentando se proteger das mazelas políticas e corruptas. Esperemos que isso tenha um fim próximo positivo, com desenvolvimento mental e espiritual caso contrario iremos todos para o buraco, e será que caberemos todos.
Oremos cada um pelo que acredita, pois somos o que pensamos, e atraímos o que desejamos.
S.O.S.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo
mag.sp@hotmail.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...