quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ser Pai ...



Muito se fala sobre a maternidade, e pouco sobre a paternidade.
Com as mudanças sociais entre homens e mulheres, surgem cada vez mais o pai moderno, atual, presente e sensível, mas firme como educador pai que fica em casa enquanto a mulher trabalho fora, ajudando na educação dos filhos.
Será que os pais também podem cuidar tão bem dos filhos como as mães?
Como exercer uma paternidade moderna?
Muitos dizem que o pai também deve ficar “grávido” com a mulher, participando da gestação antes do nascimento da criança, indo ao médico, comprando o enxoval. Colaborando com a mãe, ser participativo, propiciar um ambiente de respeito e atitudes que valorizem a relação, sendo uma mãe de gravata. O homem pai atual e moderno mostra seus sentimentos, tristezas, alegrias e afetos, não tendo que ser apenas o provedor, a autoridade, o guerreiro ou caçador, que a educação matriarcal impõe ao homem desde pequeno, não podendo chorar, tendo que ser valente, macho, produtivo e herói, muitas vezes morto. Deve impor limites, disciplina e autoridade com amor e carinho e muito diálogo com os filhos. E se acontecer uma separação, o que fazer?
Devemos lembrar que na separação, é com a mulher a ex-esposa e não com os filhos, pois não existem ex-filhos. Assim o casal deve ter uma atitude civilizada perante a educação dos filhos, sem competições e disputas judiciais por pensões e guarda que prejudicam em muito o desenvolvimento da criança, eu convivo constantemente com esses casos em consultório, onde a criança não é o problema, mas está com problema devido à separação mal resolvida, o problema está muitas vezes nos pais, esses sim precisando de orientação. Às vezes da vontade de aplicar a sabedoria do Rei Salomão. Pai e mãe são para sempre, pois mingúem pediu para nascer, mesmo com o crescimento dos filhos o papel de pai é fundamental, evitando assim complexos psicológicos paternos que esbarram no desenvolvimento emocional e profissional dos filhos. A mulher atual ou ex pode e deve colaborar com esse novo pai, ajudando o orientando, com guarda compartilhada, a maior beneficiária será ela mesma, dividindo tarefas, dividindo responsabilidades, desde que o casal seja saudável emocionalmente, assim todos ganham. As mulheres mais modernas e equilibradas gostam desse tipo de homem que divide com elas a tarefa de educar os filhos.
Tudo o que escrevi seria muito bom se acontecesse, mas devido aos conservadorismos, tradicionalismos, ressentimentos, magoas, ódio e preconceitos, poucos homens conseguem exercer a paternidade moderna, muitas vezes até porque algumas mães por medo de perder o controle sobre os filhos, impedem uma participação do pai, ou usam a maternidade no caso de separação para punir o pai, sem perceber que quem mais perde são elas e os próprios filhos alem dos pais responsáveis que gostariam de participar do processo de desenvolvimento educacional de seus filhos. Não podemos generalizar, pois cada caso é um caso. Existem ótimos pais e mães assim como péssimos pais e mães muitas vezes irresponsáveis e egoístas, aproveitadores dos próprios filhos , achando que são suas propriedades .
O bom de tudo isso, é que a sociedade está evoluindo, mesmo que lentamente, mas de vagar se vai longe...
Pai equilibrado é importante para os filhos serem mais saudáveis.
Feliz dia dos pais, a família agradece.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo
mag.sp@hotmail.com

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...