terça-feira, 28 de julho de 2015

Maturidade emocional

Quando atingimos a maturidade emocional?
Essa é uma resposta difícil, pois depende do desenvolvimento do sistema límbico, responsável pela maturidade das emoções. Todos os animais inclusive nós animais humanos, temos o sistema límbico que é a parte do encéfalo primitivo onde estão os instintos e as emoções impulsivas. No entanto somente os hominídeos têm a córtex cerebral desenvolvida onde ocorrem os pensamentos as reflexões a linguagem e a consciência.
Deveríamos refletir mais antes de tomar atitudes que poderemos nos arrepender. Quanto mais precoce na idade maior dificuldade de controle.
Vejamos a criança que quando quer uma coisa insiste faz birra até conseguir, daí dependerá da educação recebida dos pais e da família principalmente, pois somos o que fomos ao passado até o inicio da adolescência com relação ao desenvolvimento emocional e racional, mas podemos mudar evoluir sempre ou não, é provado que um criminoso de 15 anos é mais fácil de ser recuperado se for disciplinado com conceitos éticos e morais.
O adolescente vive um conflito maior que a criança, pois não é mais infantil e ainda não é adulto, assim não controla as emoções se sentindo impune, principalmente se as leis o protegem, felizmente isso acontece com a minoria, daí a diminuição da idade na responsabilidade penal, pois alguns jovens independentes da condição social tem mais dificuldade de controle emocional, precisando esses que extrapolam serem afastados da sociedade, com penas maiores, mas serem acompanhados com educação e disciplina e não misturados com adultos, nem terem seu passado apagado, a índole e o temperamento mudam muito pouco ao longo da vida.
Por isso a idade para a responsabilidade civil e criminal é aos vinte e um anos ou dezoito anos, há muito tempo, mas com a evolução social, muitos adolescentes de ate doze anos já se envolvem em crimes, pela imaturidade e certeza da impunidade, e por não terem limites e disciplina ou modelos de autoridade positiva. Em alguns países, como o Reino unido a idade para punição é a partir dos dez anos, porem são colocados em instituições separadas em casos de crimes hediondos para uma reeducação. Essa também é outra forma de enquadrar os menores infratores desde que os pais e familiares também sejam acompanhados.
Com o passar dos anos nos tornamos mais intelectuais do que emocionais devido às experiências e consequências adquiridas, é a evolução humana, os neurônios ficam mais seletivos e equilibrados, porem nem todos conseguem isso, os canalhas também envelhecem, aqueles que continuam agressivos e imaturos emocionalmente precisam ser retirados da sociedade e reeducados, mas com dignidade e não jogados em selas com dez onde cabem quatro, assim não se recuperará ninguém. Alem da ociosidade, defendo que quando na prisão os condenados devem trabalhar para se ocupar e pagar seus próprios custos, pois saem mais caro para o Estado do que trabalhadores em empresas.
As pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro continuam, sabemos pouco ainda sobre as conexões e as funções cerebrais, devido à complexidade das varias funções.
Quanto mais novo em idade cronológica mais intensa é a reação das emoções e isso pode se tornar perigoso, por isso devemos ter leis mais rígidas com educação familiar e escolar, mais disciplina e limites. Não temos pena de morte oficial no país, mas os homicidas impõe a pena de morte por motivos banais sem medo das punições, e sem julgamento e quanto mais novos pior. Enfim as famílias que perdem seus entes queridos pela violência social, ficam em prisão perpetua, com sofrimentos pela perda dos entes queridos, mortos inocentemente.
Nosso país tem leis de países desenvolvidos socialmente, porem nossa educação é de países abaixo do desenvolvimento gerando desequilíbrio.
Direto para todos e punição com reeducação justa aos infratores independente de idade.
Tenho dito e que assim seja...


Marco Antonio Garcia
marco.garcia357@gmail.com
Psicólogo


  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...