Reagimos a determinadas situações da vida, e dependendo dessa reação podemos nos classificar como proativos ou reativos. Vou dar exemplos a respeito e a partir deles vocês poderão se classificar ou melhorar suas atitudes perante a vida, sendo mais otimistas ou pessimistas.
Vejamos em 12 passos as diferenças:
1 - Os proativos participam, influenciam o meio, não se fazem de vitimas, enfrentam situações, os reativos reagem de acordo com padrões sociais, são mais alienados.
2 - Os proativos reconhecem seus erros e aprendem com eles, os reativos se esquivam e não assumem seus erros.
3 - Os proativos enfrentam os problemas cotidianos, os reativos os evitam e se sentem vitimas e perseguidos.
4 - Os proativos acreditam no livre arbítrio e se responsabilizam pelos atos, os reativos sentem-se prejudicados e com azar, sendo culpa do destino.
5 - Os proativos sempre encontram tempo para fazer o que tem de ser feito ou ajudar alguém, os reativos mesmo ociosos, dizem estarem sempre ocupados.
6 - Os proativos cumprem com a palavra empenhada, independente de contratos, enquanto que os reativos prometem, enrolam, mentem, enganam os outros, achando que estão se dando bem, levando vantagem.
7 - Os proativos evoluem, estão sempre aprendendo, são sábios, os reativos acham que já sabem o suficiente, são tolos.
8 - Os proativos ouvem, compreendem e orientam os reativos, atropelam as conversas, falam mais do que devem.
9 - Os proativos fazem mais do que lhes é pedido, no trabalho, na comunidade, os reativos acham que o pouco que fazem é mais do que o suficiente e reclamam que não têm sorte na vida.
10 - Os proativos dão solução aos problemas, os reativos aumentam os problemas sem resolve-los.
11 - Quando os proativos estão ansiosos, lidam com ela como se fosse uma aliada ajudando a enfrentar os medos, os reativos veem a ansiedade como inimiga e ficam com mais medo ainda.
12 - Os proativos também têm dificuldades, mas buscam reflexão e entendimento dos conflitos, os reativos se desesperam, perdem a cabeça e muitas vezes cometem barbaridades acreditando na impunidade.
Quem vive no passado, perde o presente, quem ignora o passado perde o futuro.
Somos o que pensamos e acreditamos, cada um colhe o que planta.
Como diz Roberto Carlos, em sua musica. “Se o bem e o mal existem você pode escolher, mas é preciso saber viver”.
Psicólogo clínico
Artigos da coluna Psicologia no Jornal Semanário da Zona Norte desde 1999. Quadro na radio Studio 1 Web Radio, aos sábados das 10 as 12 horas. Estamos em constante processo de individuação ... Contato tel. 11 2950 4037
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
Adoeceu!!! Adoecer significa ficar doente no processo biopsicossocial, o contrario de estar saudável. No entanto atual...
-
Personalidade segundo a psicologia , refere-se ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluin...
-
É justo aceitar que alguém possa ser responsável pelos erros de terceiros? Observamos que é mais fácil projetar nos outros nossos erros ou...
-
Este é um assunto bastante complexo, pois envolve vários fatores, então vejamos: O nome cientifico é Catsaridafobia , do grego (Katsarida...