quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Consultoria Psicossocial

Os serviços de Consultoria remontam as origens das relações humanas. Nas tribos primitivas, o pages os xamãs, faziam esse trabalho de orientação e aconselhamento.
No Egito antigo, os Sacerdotes eram incumbidos de aconselhar o Faraó.
Na Grécia antiga os filósofos e o Oráculo dos Delfos, faziam esse trabalho. Enfim sempre existiram aqueles que eram procurados para orientar, adivinhar dando sugestões para inúmeras situações.
Com o advento da industrialização, e maior comercialização, os Consultores ampliam suas atividades em diversas áreas de atuação como: RH, marketing, finanças, administração, cliente oculto, contábil, computação, jurídica, comercial e até emocional.
O consultor tem funções como: orientador, negociador e articulador em reuniões, ajudando a criar e organizar, apresentando soluções possíveis, sempre deixando aplicação das idéias ao cliente. Com sua experiência e conhecimento repassa aos outros com intuito de ajudar a ampliar a visão do mundo dos negócios diminuído a ansiedade e o estresse tão presente atualmente.
Auxilia na tomada de decisão buscando resultados no presente e futuro, muitas vezes baseado no passado.
Quando é chamado, levanta as queixas, definindo a melhor forma de ação, num ambiente muitas vezes de incertezas, indecisões, competição, concorrência, auxiliando a empresa cliente.
A Consultoria pode ser exercida por vários profissionais, desde que tenham conhecimento e experiência na área de atuação, pois é um serviço de apoio aos gestores e empresários, principalmente lidando com as resistências a mudanças.
As qualidades de um bom consultor são: independência profissional, saber motivar e liderar pericia verbal e escrita, capacidade analítica e sintética, autenticidade, ética e CHA = conhecimento, habilidade e atitude.
È também preciso saber fazer, como fazer e querer fazer, o que for necessário para o bom andamento do trabalho contratado.
Acreditar no que faz com confiança, vinculo, afinidade, fidelidade e clima favorável junto ao cliente que o contratou, para chegar ao diagnostico correto, respeitando os valores e políticas internas da empresa, somente sugerindo mudanças em comum acordo, oferecendo um trabalho artesanal e personalizado, pois cada caso é um caso.
Tendo por objetivo orientar o cliente a gerenciar seus negócios tomando decisões, com pré requisitos como: boa comunicação, organização, disciplina, autoridade, pro - atividade, coerência nas idéias e atualização constante.

Marco Antonio Garcia
Consultor de empresas e Psicólogo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Soberba

São tantos os “pecados” que cometemos no dia a dia que seria difícil enumera-los. Para o cristianismo, sete são os mais importantes e capitais, que são: Soberba ou vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e a Luxuria.
A soberba também conhecida como vaidade, é o mais terrível dos pecados, pois a pessoa se considera superior aos outros, tendo uma imagem distorcida da realidade, delirando, tendo necessidade de aparecer, chamar a atenção para si, tendo sede de poder, somente ressaltando suas qualidades e não percebendo suas dificuldades e limitações. Podemos ter vaidade, tendo amor próprio, se cuidando, isso é bom, mas em excesso ou ausência em que a pessoa se abandona não cuidando do seu aspecto físico e psicológico é o que faz o pecado.
A soberba é considerada o pior dos pecados, pois segundo o mito judaico cristão, atinge o pecado original de Adão e Eva, que provocados pela serpente, que são as nossas tentações, os levaram a desobedecer a Deus. Outro que também se utilizou da soberba foi Lúcifer, o anjo dos anjos, o preferido de Deus, que não contente com essa condição quis se equiparar a ele, sendo arrogante, com sede pelo poder, sendo levado ao inferno e a partir disso, vive infernizando os seres humanos, simbolicamente e mitologicamente.
A soberba quando em excesso leva o ser humano a querer sempre mais e tudo sem limites, se sentindo mais do que é, sendo vaidoso, orgulhoso, prepotente quase que se sentido um Deus, podemos dar vários exemplos daqueles que se sentiram assim; vejamos os faraós, os grandes imperadores, os reis, Napoleão, Hitler, os governantes tiranos de varias épocas e atuais, os grandes magnatas, e todos tiveram fim e retornarão ao pó que somos entrando em decadência.
A soberba torna o ser humano, egoísta, narcisista e se achando poderoso, com o ego inflado. Por isso a soberba mais que a vaidade destrói o próprio homem. Todos têm defeitos e qualidades, precisamos buscar um equilíbrio, saindo dos extremos, e sabemos que temos interesses e necessidades.
Por mais que você seja importante ou tenha posses, tenha humildade sincera, está sim lhe trará felicidade.
Enfim seja comedido e com bom senso, não queira ser julgado pela sua própria consciência, pois esse é o pior julgador.
Você é o maior responsável pelos seus atos, você tem o livre arbítrio.
O medo é o maior inimigo da vontade...
Marco Antonio Garcia
Psicólogo/psicoterapeuta

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...