domingo, 21 de junho de 2015

Disciplina

Disciplina é a capacidade de mantermos objetivos e metas sem se desviar nem perder a motivação, para atingir o resultado esperado.
Cada vez mais está difícil de disciplinar as pessoas e se autodisciplinar, principalmente com relação à educação entre crianças e adultos, sem disciplina, planejamento e organização, não vamos conseguir educar os filhos. A escola que não tem princípios básicos de autoridade, limites e disciplina não vão transmitir conhecimentos para o desenvolvimento do ser em formação.
Vivemos no mundo moderno das fantasias e estímulos virtuais, sendo consumistas e ansiosos, preocupados com o tempo, não elegendo prioridades querendo fazer varias coisas ao mesmo tempo, e não fazendo quase nada direito.
Pessoas que não tiveram disciplina, limites e controle de autoridade bem como faltou carinho, atenção, dialogo, respeito, terão muitas dificuldades em passar esses princípios, quer sejam pais, professores, chefes, gerentes, treinadores entre outros, faltando liderança democrática, que requer muita tolerância sem permissividade, sabendo ouvir com paciência, poucos conseguem isso atualmente, querem falar ao mesmo tempo, parecendo um dialogo de surdos, querem falar, mas não querem ouvir.
Disciplinar não é punir, castigar, e sim conscientizar, fazer refletir entender o que fez e evoluir.
Devemos agir como educadores e não simplesmente professores passadores de matéria. Somos muito diferentes uns dos outros, vivemos momentos diferentes com a gente mesmo.
As crianças e adolescentes estão cada vez mais espertos e envolvidos com as mídias eletrônicas que podem ajudar, mas podem também prejudicar.
A educação geral começa no berço, com vínculos, afetos sem proteção demais, deixando fazer o quer sem limites, deve-se corrigir os erros com reflexão saber por que errou e corrigir, caso contrario continuara a errar novamente.
Percebo que a maioria das pessoas estão perdidas, sem saber o que fazer com relação aos sentimentos, relacionamentos, emprego e dinheiro, vivemos uma sociedade em crise, até politicamente, isso tudo perturba a compreensão dos problemas e conflitos.
Precisamos desenvolver a disciplina, tendo planejamento e organização, com advertências sem punições sem resultado, se assim fosse das penitenciarias sairiam pessoas melhores, e poucas saem.
Na relação pais e filhos, não adianta dar brinquedos e objetos, filhos querem carinho, atenção, amor verdadeiro, mas não se dá o que não tem por isso todos precisamos de atenção, somos uma sociedade carente sem amor próprio, cada um por si, querendo levar vantagens, e os exemplos devem vir de cima, e temos muitos poucos bons exemplos, assim as gerações que estão vindo, já veem como os mesmos problemas.
Vamos melhorar a educação básica, para que possamos salvar nossa sociedade, com disciplina, planejamento, organização, amor, atenção, carinho e dialogo.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo clinico
marco.garcia357@gmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sofrimentos                                                                                                          O ser humano co...