segunda-feira, 25 de abril de 2016

Foco

O que é foco?
Substantivo masculino, que significa nitidez de imagem, com objetivo definido, centro e ponto de convergência.
Ter foco é ter objetivo com planejamento, organização e persistência para atingir o alvo.
Ter a atenção concentrada, sem deixar de perceber o todo.
Foco sugere mudanças, ampliando a visão de mundo, sabendo o que se quer. Ter foco não é fazer sempre a mesma coisa, mas fazer  de forma diferente,
Será que sabemos realmente o queremos?
Sabemos escolher, temos opções?
Como  estão nossas habilidades e rotinas!
Existe rotina?
Temos mais perguntas que respostas e tudo isso pode desviar o foco  com facilidade, pois não depende somente de nós, muitos fatores interferem, principalmente nas ultimas décadas com o excesso de  informações e tecnologias, não conseguimos absorver tudo, sem falar da burocracia, engarrafamentos, tempo perdido, ou tempo reaproveitado e reciclado. Por tudo isso, não podemos desistir, devemos listar prioridades e continuar o que começamos até  acreditar que precisamos alterar a rota, para desviar de obstáculos  inúteis, não ser teimoso, porem persistente. É muito fácil perder o foco, não temos o controle sobre tudo, ou quase nada. Portanto apesar dos entreveros diários, devemos seguir em frente, sem se deixar abater pelos obstáculos ou desafios.
Investir no que queremos e precisamos, sem desviar o foco, mas sem ser alienado ou bitolado, distrações podem ocorrer, mas devemos refletir sobre o que está nos desviando e corrigir o rumo.
Se precisar corrigir a rota, desviando dos icebergs da vida, com prudência e responsabilidade, com comprometimento, como um espiral vital para nossa sobrevivência, corrija.
O foco pode ser flexível, porem resistente como um bambuzal, com tolerância e sabedoria, se chega ao objetivo traçado.  

Marco Antonio Garcia
Psicólogo 
marco.garcia357@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...