segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Resiliência


Na física, resiliência é a capacidade dos corpos retornarem a forma anterior, depois de submetidos a grandes esforços, como um elástico quando esticado voltar ao tamanho natural, se readaptando.
Na psicologia é a capacidade de lidar com os problemas, superando as dificuldades, pressões e estresses, sem perder o equilíbrio emocional , como na musica ¨ levanta, sacode a poeira e da à volta por cima ¨ e seguir em frente.
Superação, adaptação a novas situações ou enfrentar novos desafios após derrotas, como por exemplo, nos esportes, quando um atleta perdendo competições, não desiste e treina mais, vencendo nas próximas competições, como vimos varias vezes nas olimpíadas e mundiais. Ter autocontrole e frieza emocional não se deixando abater por emoções ou cobranças internas ou externas, ter foco e objetivo. Superar complexos de inferioridade, acreditando no próprio potencial, tendo inteligência emocional.
Para se conseguir ter resiliencia é preciso administrar as emoções, com serenidade, controle dos impulsos, sendo otimista, acreditando em si mesmo com amor próprio, porem se preparando muito física e psicologicamente para suportar as pressões do dia a dia.
Identificar as causas do conflito, respeitando o ambiente e o tempo, tendo também empatia, sentindo o que o outro sente, mas sem se envolver emocionalmente, com autoconfiança e concentração.
A natureza é um bom exemplo de resiliencia, se readaptando ao eco sistema.
Ao tomarmos uma decisão com atitude e correção, enfrentando os medos e consequências, superamos e crescemos tanto no pessoal, familiar ou profissional.
Não devemos confundir resiliencia com resistência, pois se somos resistentes não queremos mudanças, na resiliencia ao contrario, enfrentamos e queremos mudar e evoluir.
No profissional principalmente devemos enfrentar as pressões com sabedoria, nem sempre o problema está no outro, muitas vezes nosso ego não nos deixa ver que o problema está em nós e culpamos os outros, e se não refletirmos ou buscarmos o autoconhecimento, não superamos e ficamos resistentes às mudanças podendo nos prejudicar no mundo profissional.
O processo de desenvolvimento é eterno, independente da idade, pois quem vive bem consigo , vivera bem com o outro, o tempo passa, o importante é passar bem.
 A videira, quanto mais sofre as mudanças do clima melhor  safra de vinhos produz, com resiliência, sigamos esse exemplo.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo Clinico
marco.garcia357@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...